51 ° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC-1999 Porto Alegre – Brasil.

 

 

ENSINO DE  ENGENHARIA- A PERSPECTIVA DA ORIENTAÇÃO À TEMÁTICA

NAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Clara Amelia de Oliveira

Departamento de Informática e de Estatística, Universidade Federal de Santa Catarina

Cristiane Keller

Curso de Bacharelado em Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

INTRODUÇÃO- Este trabalho propõe uma contribuição aos Currículos de Cursos de Engenharia através da Modelagem Orientada a Objeto como referencial para disciplinas Introdutórias de Programação de Computadores integradas com as de Métodos Numéricos. Este enfoque sintoniza-se  com novas tendências que vem surgindo das discussões curriculares e de reengenharia do ensino. A idéia é contribuir de forma natural ao desenvolvimento da visão global orientada à temática. Isto se torna  mais efetivo ainda, se for apoiado por uma metodologia de ensino que contenha esta forma de visão.

METODOLOGIA- A presente proposta educacional se baseia na prototipação de classes de domínio dentro de uma  temática de discussão definida de acordo com interesses curriculares. A abordagem facilita a absorção dos conteúdos, porém sem perder a perspectiva global do problema. Esta técnica, usualmente denominada, em computação, de prototipação, leva a compreensão gradativa de domínios propostos da solução. A metodologia leva, complementarmente, à experiência coletiva, quando o sistema evolui em complexidade, abrindo a perspectiva de equipe, aos  programadores. E, após algumas semanas de estudo, percebe-se também as possibilidades positivas da reusabilidade das classes, importante fator propiciado pela organização modular das tarefas. RESULTADOS- Esta metodologia vem sendo aplicada há dois anos, com os calouros do curso de Computação da Universidade Federal de Santa Catarina e tem-se observado melhora nítida da expressão escrita do pensamento teórico e da configuração do domínio de estudo proposto. O paradigma da Orientação a Objetos, baseando-se no desenvolvimento das classes como ambiente de programação, gera uma melhor organização mental,  tanto na definição da linhagem de tipos (herança) como da relação de organização interna entre as  partes. CONCLUSÃO- A perspectiva Orientada a Objetos favorece a busca de alternativas criativas  para lidar com a complexidade do mundo moderno. A carga horária exigida para uma disciplina de introdução a computação, para iniciantes, é maior do que antes porém, os resultados são sensivelmente superiores ao da programação especializada. A metodologia Orientada a Objeto, relativiza a importância da  programação, onde os códigos não são mais mistério inacessível porém aumenta o refletir sobre o sistema gerando uma maior consciência e facilidade de expressão da natureza do problema. Uma temática adequadamente escolhida com alto nível de abstração, na hierarquia de idéias, propicia fantásticas  possibilidades. As alternativas de  evolução do conhecimento sobre o problema abordado são praticamente infinitas e podem até mesmo extrapolar os conteúdos programados no ciclo de vida da disciplina na direção de grupos ou mesmo do todo o conjunto de disciplinas curricular. A  montagem de um currículo de Engenharia orientado a projetos pode beneficiar-se desta proposta, que colabora na formação, justamente, de um engenheiro de perfil criativo e consciente.