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Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC-1999
Porto Alegre – Brasil.
ENSINO DE
ENGENHARIA- A PERSPECTIVA DA ORIENTAÇÃO À TEMÁTICA
NAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Departamento de Informática e de Estatística, Universidade
Federal de Santa Catarina
Curso de Bacharelado em Ciências da Computação da
Universidade Federal de Santa Catarina
INTRODUÇÃO- Este
trabalho propõe uma contribuição aos Currículos de Cursos de Engenharia através
da Modelagem Orientada a Objeto como referencial para disciplinas Introdutórias
de Programação de Computadores integradas com as de Métodos Numéricos. Este
enfoque sintoniza-se com novas
tendências que vem surgindo das discussões curriculares e de reengenharia do
ensino. A idéia é contribuir de forma natural ao desenvolvimento da visão
global orientada à temática. Isto se torna
mais efetivo ainda, se for apoiado por uma metodologia de ensino que contenha
esta forma de visão.
METODOLOGIA- A
presente proposta educacional se baseia na prototipação de classes de domínio
dentro de uma temática de discussão
definida de acordo com interesses curriculares. A abordagem facilita a absorção
dos conteúdos, porém sem perder a perspectiva global do problema. Esta técnica,
usualmente denominada, em computação, de prototipação, leva a compreensão
gradativa de domínios propostos da solução. A metodologia leva,
complementarmente, à experiência coletiva, quando o sistema evolui em
complexidade, abrindo a perspectiva de equipe, aos programadores. E, após algumas semanas de estudo, percebe-se
também as possibilidades positivas da reusabilidade das classes, importante
fator propiciado pela organização modular das tarefas. RESULTADOS- Esta
metodologia vem sendo aplicada há dois anos, com os calouros do curso de
Computação da Universidade Federal de Santa Catarina e tem-se observado melhora
nítida da expressão escrita do pensamento teórico e da configuração do domínio
de estudo proposto. O paradigma da Orientação a Objetos, baseando-se no
desenvolvimento das classes como ambiente de programação, gera uma melhor
organização mental, tanto na definição
da linhagem de tipos (herança) como da relação de organização interna entre
as partes. CONCLUSÃO- A perspectiva Orientada
a Objetos favorece a busca de alternativas criativas para lidar com a complexidade do mundo moderno. A carga horária
exigida para uma disciplina de introdução a computação, para iniciantes, é
maior do que antes porém, os resultados são sensivelmente superiores ao da
programação especializada. A metodologia Orientada a Objeto, relativiza a
importância da programação, onde os
códigos não são mais mistério inacessível porém aumenta o refletir sobre o
sistema gerando uma maior consciência e facilidade de expressão da natureza do
problema. Uma temática adequadamente escolhida com alto nível de abstração, na
hierarquia de idéias, propicia fantásticas
possibilidades. As alternativas de
evolução do conhecimento sobre o problema abordado são praticamente infinitas
e podem até mesmo extrapolar os conteúdos programados no ciclo de vida da
disciplina na direção de grupos ou mesmo do todo o conjunto de disciplinas
curricular. A montagem de um currículo
de Engenharia orientado a projetos pode beneficiar-se desta proposta, que
colabora na formação, justamente, de um engenheiro de perfil criativo e
consciente.