51 ° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC –1999 Porto Alegre – Brasil.

 

 

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO VISUAL- ESTIMULANDO A VISÃO  SISTÊMICA PARA ALÉM DO SIMPLES EVENTO

Clara Amelia de Oliveira

Departamento de Informática e de Estatística, Universidade Federal de Santa Catarina

Isaias Camilo Boratti

Departamento de Informática e de Estatística, Universidade Federal de Santa Catarina

Soraia Julieta Medeiros

Curso de Bacharelado em Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina

 

INTRODUÇÃO-O presente trabalho propõe uma Metodologia de Ensino de Programação Visual para o contexto de iniciantes em disciplinas de Computação. Considerando, na mesma direção da afirmação de  J.Rumbaugh, que a programação é uma parte pequena e mecânica do ciclo de desenvolvimento da metodologia orientada a objetos, a proposta pedagógica segue, com parcimônia, os referenciais básicos da abordagem orientada a objetos. Desta forma  se diferencia o produto de software orientado daquele simplesmente baseado em objetos que pode ferir pressupostos importantes na harmonia geral do sistema. METODOLOGIA- A metodologia pressupõe a conexão da proposta visual  dentro de uma temática sob a qual está sendo desenvolvida a modelagem de software. Tal temática tem ciclo de vida igual ao da disciplina, em si. Para isso, é obedecida uma  sequência  básica de três passos. Define-se previamente  ‘ o que fazer’(passo1), a seguir , as implementações do passo anterior, ou seja, o ‘como fazer’(passo2), e em terceiro lugar, ‘o que mostrar’(passo3). A Programação Visual surge aí, e somente aí, com toda sua força, considerando a questão delicada, importante e especializada  da interface com o usuário do sistema. Desta forma, ela fica seguramente conectada com o todo, de forma harmônica e obedecendo à hierarquia natural de valores. A metodologia proposta une-se, em sincronia com a proposta pedagógica de Kolbs, ao ser desenvolvida através de exemplos, de acordo com  quatro pressupostos básicos, cuja sequência propomos ser a  conceitualização abstrata, experimentação ativa, observação reflexiva e experiência concreta. Esta é bastante adequada  para o ensino introdutório de programação em Computadores. RESULTADOS-A experiência ocorrida com calouros dos cursos de Ciências da Computação mostrou que, a união das etapas da modelagem visual com o prévio e bom desenvolvimento do sistema a ser programado, trás uma maturidade para o pensar visual, fugindo do imediatismo, as vezes enganoso, do supérfluo, para construir-se o ambiente, harmonicamente, de acordo com  todos os pressupostos da orientação a objetos e suas operações abstratas.O resultado imediato foi um desenvolvimento da capacidade de descrever o sistema e a possibilidade de, na etapa da programação da interface, ser capaz de se aperceber, então, de detalhes, tais como a necessidade da psicologia da programação para fazer sentido para o usuário final do sistema e outros aspectos  desta ordem de especificação. CONCLUSÃO-A clara divisão e hierarquização dos aspectos estáticos-atributos, e dinâmicos-funcionalidade do sistema, também no ensino de Programação Visual, favorece a consciência global do estudo, mesmo diante do desafio do visual, predominante no mundo de hoje, às vezes superando outras questões importantes. Assim, o Visual tem seu momento de valorização e seu brilho, porém conectado com uma visão integrada do sistema que estará sendo desenvolvido, também, segundo uma metodologia pedagógica proposta, de orientação à temática de estudo.