RELATO E REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA - A METODOLOGIA DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS

(Publicação no Evento: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia- Cobenge-98, São Paulo, Brasil,1998, Anais Eletrônicos,Cd-Rom pg.2231 a 2242) .

¹Clara Amelia de Oliveira, ²Marcos Fernando Conte, ³Bernardo Gonçalves Riso & Edla Maria Faust Ramos

¹Universidade Federal de Santa Catarina - Profa. MSc.Eng.de Produção
clara@inf.ufsc.br

² Universidade Federal de Santa Catarina - Acadêmico - Curso de Ciências da Computação
conte@inf.ufsc.br

³ Universidade Federal de Santa Catarina - Prof.Dr. Eng. Elétrica
riso@inf.ufsc.br

Universidade Federal de Santa Catarina - Profa. Dr. Eng. de Produção
edla@inf.ufsc.br

Departamento de Informática e de Estatística -INE
Centro Tecnológico - CTC
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Cx.Postal 476
CEP: 88040-900
Florianópolis - SC
Fone: (048)3319739 / Fax: (048)3319770

Resumo


O presente trabalho relata uma Experiência no Ensino de Engenharia no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina. Os frutos colhidos nasceram de uma experiência inicialmente desejada (anos 70), depois intensamente vivenciada (anos 70 e 80) e, sempre, questionada (anos 70, 80 e 90). Esse questionamento engendrou dinamicamente o retorno ao início de novas buscas. Assim sendo, a consolidação da experiência foi se relativizando como elemento de processo, trazendo sempre implícita a sua dinâmica.

Faz-se aqui uma reflexão breve sobre o entendimento da dinâmica do Ensino de Engenharia. Dá-se destaque a diretivas gerais envolvendo os aspectos interdisciplinares das Diretrizes Curriculares que vão cada vez mais se fazendo presentes nas Escolas de Engenharia. Inclui-se naturalmente, a questão da Avaliação como Instrumento de Otimização do Processo de Ensino de Engenharia, sendo o conceito da otimização também entendido no contexto da dinâmica do processo.

São destacados ainda os pressupostos básicos da Metodologia Educacional desenvolvida e aplicada durante mais de duas décadas de prática docente na formação de engenheiros, junto as disciplinas de "Iniciação à Computação" e "Cálculo Numérico em Computadores".

A Metodologia Educacional que é proposta apoia-se no Paradigma de representação do conhecimento Orientado a Objetos, e é discutida através de um Exemplo.

Conclusões serão colocadas para o debate e reflexão, onde, a experiência vivida, cria novas e salutares inquietudes, buscando um novo patamar de consolidação. O atenção é focada, tanto na implementação em contextos ampliados, como na integração de aspectos, tal como o estado de aprendizagem, as linguagens na comunicação, e a instrumentalização do ambiente de ensino/aprendizagem em si.

Finalmente, merece destaque a grande revitalização no Ensino de Engenharia que vem ocorrendo no nível regional, nacional e internacional, onde já estão se efetivando mudanças, cujos saltos de qualidade se tornam imensamente significativos para todos os membros desta grande comunidade.