VI Congreso IberoAmericano de Educación en Computación - CIESC-98, Quito-Ecuador, 1998, Anais pg.125 a 134.

 

ENSINO DE COMPUTAÇÃO NO CONTEXTO DE INICIANTES - UM SALTO DE QUALIDADE ATRAVÉS DO PARADIGMA REPRESENTACIONAL DO CONHECIMENTO ORIENTADO A OBJETOS

Clara Amelia de Oliveira e Isaias Camilo Boratti

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Centro Tecnológico / Departamento de Informática e de Estatística -CTC/ INE

 

Resumo: Neste trabalho, é descrita a experiência,  vivida no ensino de graduação, com disciplinas de linguagens computacionais, pelo departamento de Informática e de Estatística -INE, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Esta abrange o período das duas últimas décadas, evoluindo do paradigma não estruturado, para o estruturado, e recentemente, deste para o atual paradigma de Programação Orientada a Objetos - POO. No início da década de 90 já era lecionada disciplina específica de Programação Orientada a Objetos - POO, no segundo semestre do curso de Bacharelado em Ciências da Computação. A novidade agora é o emprego do paradigma da Orientação a Objetos, já no primeiro semestre do curso. Neste contexto de iniciantes, o desafio é o ensino de programação em computadores simultaneamente com os conceitos da modelagem orientada a objetos na representação do conhecimento. Por fim são propostas duas metodologias  de ensino, que foram desenvolvidas e  aplicadas nesta situação. 

 

Abstract: It is presented a pedagogical experience on computer science disciplines by the group of university UFSC, Brazil, over the years seventy to nowadays. It is described the migration between no-structured to structured paradigm of representation and more recently, the teaching/ learning experience on object oriented paradigm on computer science for under-graduation students. The challenge here is to teach/learn together modeling concepts and computer programming for beginners. Finally, it is discussed about two proposed teaching /learning methodologies, on this context.