“GLOBAL CONGRESS ON ENGINEERING AND
TECHNOLOGY EDUCATION – GCETE’2005”
BERTIOGA- S.P.- BRAZIL
WORKSHOP:
INTERDISCIPLINARIDADE
NA PRÁTICA EDUCACIONAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
Profa.
Dra. Clara Amelia de Oliveira
http://www.inf.ufsc.br/~clara
e-mail:
clara@inf.ufsc.br
Tel:
(48) 2330734
Resumo: Quais os
requisitos para modelar o ensino na perspectiva interdisciplinar. Aspectos do
modelo educacional: conteúdos, relação professor-alunos, avaliação e
instrumentação.
A associação entre interdisciplinaridade
e complexidade é apresentada subsidiada pelos conceitos provenientes da cátedra
da UNESCO sobre estudos do pensamento complexo.
O objetivo central é
encontrar possibilidades de harmonizar estes quatro aspectos de forma conjunta
sob a perspectiva interdisciplinar ou complexa no ensino técnico.
Módulo1: Modelagem do
Conhecimento na perspectiva complexa. A globalização trás novas demandas para a
educação exigindo um conhecimento mais integrado entre os aspectos específicos
( técnicos) e os contextuais (sociedade, planeta). A resposta será dada através
da formulação da Metodologia de Orientação à Temática.
Módulo 2: Modelagem da
Comunicação Professor-Aluno na perspectiva complexa. Aqui se discutem
objetivamente aspectos da diversidade e subjetividade humanas em sala de aula,
especialmente sob o ponto de vista da Programação Neuro Linguística- PNL.
Módulo 3: Avaliação do
Ensino/ Aprendizagem na perspectiva complexa. Como transformar a avaliação
tradicional alterando seu caráter pontual para um tipo de avaliação orientada a
processo.
Módulo 4: Instrumentação
do Ambiente Educacional na perspectiva complexa. É discutida a questão da
composição adequada de ferramentas como recurso de apoio pedagógico.
Conclui- se que a combinação
harmônica destes quatro aspectos pedagógicos vem a favorecer o desenvolvimento
de uma visão global dos conhecimentos. A metodologia de Orientação à Temática é
genérica podendo ser utilizada em outras áreas de conhecimento e em outras
disciplinas, fora dos cursos onde foi aplicada (cursos de Bacharelado em
Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Engenharias). A potencialidade
da metodologia cresce ainda mais se estiver alinhada a uma orientação
curricular Orientada a Projetos, já adotada em algumas escolas de Engenharia.