“WORLD
CONGRESS ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION - WCETE' 2004”
Guarujá/Santos –S.P. - Brazil
WORKSHOP:
MODELAGEM
EDUCACIONAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO NA PERSPECTIVA COMPLEXA
Profa.
Dra. Clara Amelia de Oliveira
http://www.inf.ufsc.br/~clara
clara@inf.ufsc.br
Tel:
(48) 2330734
Resumo: Quais os requisitos para modelar o ensino na
perspectiva da complexidade? Como se relacionam, dentro desta perspectiva,
conteúdos, professor, alunos, avaliação e instrumentação?
A
partir da definição de complexidade dada pela cátedra da UNESCO sobre estudos
do pensamento complexo, serão enfocados quatro módulos fundamentais na
modelagem educacional: conhecimento, comunicação professor / aluno, avaliação
do ensino e instrumentação do ambiente educacional.
O
objetivo central é encontrar possibilidades de harmonizar estes quatro aspectos
de forma conjunta sob a perspectiva complexa.
Módulo1:
Modelagem do Conhecimento. Aqui é apresentada uma abordagem desenvolvida ao
longo de muitos anos, a metodologia de Orientação à Temática. Ela é resultante
da reflexão sobre prática com ensino básico dos cursos de graduação de
engenharia e computação. A metodologia proposta se apoia na ferramenta teórica
de modelagem do conhecimento, oriunda da informática, conhecida como Orientação
a Objetos, de autoria de Kristen Nygaard, que foi professor emérito da
Universidade de Oslo, falecido em 2002. Esta proposta, em termos conteúdo
disciplinar, trabalha, os conceitos da visão complexa desde o nível iniciante.
A proposta se une perfeitamente à recomendação geral da UNESCO, favorecendo visivelmente a interligação dos
aspectos da técnica, da ética e da sociedade.
Módulo
2: Modelagem da Comunicação Professor-Aluno. Aqui se discutem objetivamente
aspectos da diversidade e subjetividade humanas em sala de aula, especialmente
sob o ponto de vista da Programação Neuro Linguística- PNL.
Módulo
3: Avaliação do Ensino/ Aprendizagem. A avaliação deixa de ter caráter pontual
para ser um tipo de avaliação de processo.
Módulo
4: Instrumentação do Ambiente Educacional. É discutida a questão da composição
adequada de ferramentas como recurso de apoio pedagógico.
A
combinação harmônica destes quatro aspectos vem a favorecer o desenvolvimento
de uma visão global dos conhecimentos. Considera - se que a proposta
educacional é ampla e a metodologia de Orientação à Temática é genérica podendo
ser aplicada em outras áreas de conhecimento e em outras disciplinas, fora dos
cursos onde foi aplicada (cursos de Bacharelado em Ciências da Computação, Sistemas
de Informação e Engenharias). A metodologia de Orientação à Temática é
favorecida se estiver alinhada a uma orientação curricular Orientada a
Projetos, já adotada em algumas escolas de Engenharia.