“WORLD CONGRESS ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION - WCETE' 2004”

Guarujá/Santos –S.P. - Brazil

 

WORKSHOP:

 

MODELAGEM EDUCACIONAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO NA PERSPECTIVA COMPLEXA

 

Profa. Dra. Clara Amelia de Oliveira

http://www.inf.ufsc.br/~clara

clara@inf.ufsc.br

Tel: (48) 2330734

 

 

Resumo: Quais os requisitos para modelar o ensino na perspectiva da complexidade? Como se relacionam, dentro desta perspectiva, conteúdos, professor, alunos, avaliação e instrumentação?

A partir da definição de complexidade dada pela cátedra da UNESCO sobre estudos do pensamento complexo, serão enfocados quatro módulos fundamentais na modelagem educacional: conhecimento, comunicação professor / aluno, avaliação do ensino e instrumentação do ambiente educacional.

O objetivo central é encontrar possibilidades de harmonizar estes quatro aspectos de forma conjunta sob a perspectiva complexa.

Módulo1: Modelagem do Conhecimento. Aqui é apresentada uma abordagem desenvolvida ao longo de muitos anos, a metodologia de Orientação à Temática. Ela é resultante da reflexão sobre prática com ensino básico dos cursos de graduação de engenharia e computação. A metodologia proposta se apoia na ferramenta teórica de modelagem do conhecimento, oriunda da informática, conhecida como Orientação a Objetos, de autoria de Kristen Nygaard, que foi professor emérito da Universidade de Oslo, falecido em 2002. Esta proposta, em termos conteúdo disciplinar, trabalha, os conceitos da visão complexa desde o nível iniciante. A proposta se une perfeitamente à recomendação geral da UNESCO,  favorecendo visivelmente a interligação dos aspectos da técnica, da ética e da sociedade.

Módulo 2: Modelagem da Comunicação Professor-Aluno. Aqui se discutem objetivamente aspectos da diversidade e subjetividade humanas em sala de aula, especialmente sob o ponto de vista da Programação Neuro Linguística- PNL.

Módulo 3: Avaliação do Ensino/ Aprendizagem. A avaliação deixa de ter caráter pontual para ser um tipo de avaliação de processo.

Módulo 4: Instrumentação do Ambiente Educacional. É discutida a questão da composição adequada de ferramentas como recurso de apoio pedagógico.

A combinação harmônica destes quatro aspectos vem a favorecer o desenvolvimento de uma visão global dos conhecimentos. Considera - se que a proposta educacional é ampla e a metodologia de Orientação à Temática é genérica podendo ser aplicada em outras áreas de conhecimento e em outras disciplinas, fora dos cursos onde foi aplicada (cursos de Bacharelado em Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Engenharias). A metodologia de Orientação à Temática é favorecida se estiver alinhada a uma orientação curricular Orientada a Projetos, já adotada em algumas escolas de Engenharia.