Instituto Nacional de Telecomunicações –
INATEL
Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais –Brasil
MINICURSO:
“CONSTRUINDO
UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTEGRATIVO NOS CURSOS DE ENGENHARIA”
Duração: 8
horas
Profa. Clara Amelia
de Oliveira
http://www.inf.ufsc.br/~clara
clara@inf.ufsc.br
Tel: (48)
2330734
Resumo: Neste texto é descrita uma proposta educacional que tem como objetivo o
desenvolvimento integral do aluno, em termos de suas potencialidades e de sua
identidade como ser em formação. O construir, que está presente no título desta
apostila assume a conotação de engenhar, palavra que está no núcleo da palavra
engenharia, o que privilegia os seus membros, inclusive por sua afinidade com o
trabalho, com o ´mãos à obra´.
Assim, é bastante prazeiroso estar discutindo com
esta comunidade engenhosa - a comunidade dos educadores em Engenharia.
Quais os
requisitos para modelar o ensino na forma integrativa? Como se relacionam,
dentro desta modelagem, professor, alunos, conteúdos, método, instrumentação?
O texto enfoca
três aspectos fundamentais para um ambiente educacional ser considerado
integrativo. É apresentado o tripé básico do ambiente educacional integrativo,
constituído pela modelagem do conhecimento, pela comunicação professor / aluno,
e pela instrumentação do ambiente. A proposta educacional, discutida aqui, tem
como propósito, buscar harmonizar estes três aspectos, em seu conjunto.
No aspecto da
modelagem do conhecimento, é apresentada uma abordagem inovadora em termos de
formulação no tratamento dos conteúdos didáticos - a metodologia de Orientação
à Temática. A inovação está em que esta metodologia proposta se apoia na ferramenta teórica de modelagem do conhecimento,
oriunda da informática, conhecida como Orientação a Objetos, de autoria de Kristen Nygaard, professor
emérito da Universidade de Oslo, com o qual a autora manteve contato até seu
falecimento no ano de 2002. Esta proposta, em termos concretos, de conteúdo
disciplinar, trabalha, os conceitos, mesmo no nível iniciante, a partir da
visão complexa, favorecendo visivelmente a interligação dos aspectos da
técnica, da ética e da sociedade. Em seguida são detalhados os aspectos da
modelagem da comunicação professor-aluno, especialmente sob o ponto de vista da
Programação Neuro Linguística.
E, por fim, no quesito instrumentação do ambiente educacional é abordada a
questão da combinação adequada de ferramentas de apoio pedagógico. Algumas
conclusões e recomendações apontam, de forma natural, para uma abordagem que
respeite uma hierarquia de valores dentro deste ambiente educacional, para que
ele possa ser considerado integrativo. A combinação harmônica destes três
aspectos vem a favorecer o desenvolvimento de uma visão global dos
conhecimentos. Considera - se que a proposta educacional é ampla e a
metodologia de Orientação à Temática é genérica podendo ser aplicada em outras
áreas de conhecimento e em outras disciplinas. A metodologia de Orientação à
Temática é favorecida se estiver alinhada a uma orientação curricular
integrativa (como é o caso do enfoque curricular Orientado a Projetos, que já
vem sendo adotado em várias escolas de Engenharia). Este enfoque extrapola
contextos de disciplinas isoladas buscando uma inter relação
hierárquica de conteúdos sempre do genérico para o especializado e particular.