Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL

Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais –Brasil

 

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA  2005

 

MINICURSO:

“CONSTRUINDO UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTEGRATIVO NOS CURSOS DE ENGENHARIA”

Duração: 8 horas

 

Profa. Clara Amelia de Oliveira

http://www.inf.ufsc.br/~clara

clara@inf.ufsc.br

Tel: (48) 2330734

 

 

Resumo: Neste texto é descrita uma proposta educacional que tem como objetivo o desenvolvimento integral do aluno, em termos de suas potencialidades e de sua identidade como ser em formação. O construir, que está presente no título desta apostila assume a conotação de engenhar, palavra que está no núcleo da palavra engenharia, o que privilegia os seus membros, inclusive por sua afinidade com o trabalho, com o ´mãos à obra´. Assim, é bastante prazeiroso estar discutindo com esta comunidade engenhosa - a comunidade dos educadores em Engenharia.

Quais os requisitos para modelar o ensino na forma integrativa? Como se relacionam, dentro desta modelagem, professor, alunos, conteúdos, método, instrumentação?

O texto enfoca três aspectos fundamentais para um ambiente educacional ser considerado integrativo. É apresentado o tripé básico do ambiente educacional integrativo, constituído pela modelagem do conhecimento, pela comunicação professor / aluno, e pela instrumentação do ambiente. A proposta educacional, discutida aqui, tem como propósito, buscar harmonizar estes três aspectos, em seu conjunto.

No aspecto da modelagem do conhecimento, é apresentada uma abordagem inovadora em termos de formulação no tratamento dos conteúdos didáticos - a metodologia de Orientação à Temática. A inovação está em que esta metodologia proposta se apoia na ferramenta teórica de modelagem do conhecimento, oriunda da informática, conhecida como Orientação a Objetos, de autoria de Kristen Nygaard, professor emérito da Universidade de Oslo, com o qual a autora manteve contato até seu falecimento no ano de 2002. Esta proposta, em termos concretos, de conteúdo disciplinar, trabalha, os conceitos, mesmo no nível iniciante, a partir da visão complexa, favorecendo visivelmente a interligação dos aspectos da técnica, da ética e da sociedade. Em seguida são detalhados os aspectos da modelagem da comunicação professor-aluno, especialmente sob o ponto de vista da Programação Neuro Linguística. E, por fim, no quesito instrumentação do ambiente educacional é abordada a questão da combinação adequada de ferramentas de apoio pedagógico. Algumas conclusões e recomendações apontam, de forma natural, para uma abordagem que respeite uma hierarquia de valores dentro deste ambiente educacional, para que ele possa ser considerado integrativo. A combinação harmônica destes três aspectos vem a favorecer o desenvolvimento de uma visão global dos conhecimentos. Considera - se que a proposta educacional é ampla e a metodologia de Orientação à Temática é genérica podendo ser aplicada em outras áreas de conhecimento e em outras disciplinas. A metodologia de Orientação à Temática é favorecida se estiver alinhada a uma orientação curricular integrativa (como é o caso do enfoque curricular Orientado a Projetos, que já vem sendo adotado em várias escolas de Engenharia). Este enfoque extrapola contextos de disciplinas isoladas buscando uma inter relação hierárquica de conteúdos sempre do genérico para o especializado  e particular.