MINICURSO 04
NOME DO PROFESSOR: Dra. CLARA AMELIA DE OLIVEIRA
TEMA: CONSTRUINDO UM AMBIENTE
EDUCACIONAL INTEGRATIVO NOS CURSOS DE ENGENHARIA
EMENTA DO CURSO
1-
Definição do Ambiente Educacional Integrativo através de três aspectos
essenciais (modelagem do conhecimento, comunicação professor / aluno, e
instrumentação)
2 - Modelagem do Conhecimento
2.1 Orientação à Temática
3 - Modelagem da Comunicação Professor / Aluno
3.1- Teste de Kolb sobre os Estilos de
Aprendizagem e uma análise prática de sua aplicação no ensino;
3.2 - Teste dos Canais Processuais de
Bandler e Grinder e uma análise prática de sua aplicação no ensino;
3.3 - Modelo Metalinguístico de Milton
Erickson e uma análise prática de sua aplicação no ensino;
4 - Modelagem da Instrumentação no Ambiente Educacional
5 - Análise final sobre as relações entre cada aspecto componente do Ambiente
Educacional Integrativo.
RESUMO DO ASSUNTO:
Descrição e
discussão de três aspectos essenciais de um Modelo Educacional Integrativo : Comunicação Professor / Aluno; Modelagem do
Conhecimento; Instrumentação do Ambiente Educacional.
OBJETIVO:
1.
Sensibilizar professores, em geral, para os diferentes
aspectos de um modelo pedagógico integrativo
2.
Apoiar professores iniciantes nas questões
pedagógicas, além das fronteiras do conteúdo técnico das disciplinas
3.
Abrir caminho para discussões curriculares em busca de
um currículo integrativo
1- retroprojetor
2 -
microcomputador com data show
3- folhas brancas
tamanho cartaz (uma por aluno)
4- lápis de cor ou canetas coloridas
em número suficiente para serem compartilhadas pelos alunos (este material de
escrever pode ser devolvido após).
CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR (2003):
CLARA AMÉLIA DE OLIVEIRA
Formação:
2001 - Doutorado em Engenharia de
Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Tese: Uma
Proposta Educacional na Construção do Elo Todo x Partes
Enunciado por Blaise Pascal, versando sobre a fundamentação teórica, síntese da
experiência com a Metodologia Orientada à Temática.
1978 - Mestrado em
Engenharia de Produção, 1978, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC,
Brasil.
1973 - Graduação em
Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil.
1997 - Ptactitioner e Marster Practitioner de
Programação Neuro Linguística certificado pela American Board of Neuro
Linguistic Programming - ABPNL.
Situação Atual:
2002 - Professora
Aposentada do Departamento de Informática e Estatística - INE, Centro
Tecnológico - CTC, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Atividades Docentes:
1975 a 2002 - Professora de
Cálculo Numérico em Computadores e de Linguagens de Programação para os cursos
de Engenharia e de Ciências da Computação.
Atividades Administrativas:
Representante no Conselho de Ensino e Pesquisa,
Conselho Universitário e Conselho Departamental do Centro Tecnológico da UFSC,
durante quase duas décadas de gestões.
Principais Publicações na área de Ensino de Engenharia até 2003 (16
artigos completos) :
06 Artigos: International Conference on Engineering Education ; ICEE-98 Rio de Janeiro- Brasil; ICEE-99
Ostrava/Praga-República Checa; ICEE-01
Oslo - Noruega; ICEE- 03 Valencia- Espanha.
02 Artigos: Educational Resources Information Center
- ERIC Data Base - Banco de Dados Mundial do US
Department of Education, Syracuse University- USA. Códigos de pedido: ED448994
e ED454030.
02 Artigos: Congresso Brasileiro de Ensino de
Engenharia. COBENGE 1998 São Paulo e COBENGE 2001-Pôrto Alegre.
02 Artigos: International
Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 1999- 2003,
01
Artigo: Ibero American Summit on Engineering Education- IASEE 2003 – A Regional
Conference of the iNEER Network. São José dos Campos, 2003.
01
Artigo: VII International Conference on Engineering and Technology Education –
INTERTECH 2002,
01 Artigo: III Encontro Iberoamericano de Dirigentes
de Instituições de Ensino de Engenharia - ASIBEI, Rio de Janeiro, 2001.
01 Artigo: Second Conference
on the Evolution of World Order- WOC-99,