MINICURSO 04

 

NOME DO PROFESSOR:  Dra. CLARA AMELIA DE OLIVEIRA

 

TEMA: CONSTRUINDO UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTEGRATIVO NOS CURSOS DE ENGENHARIA

EMENTA DO CURSO

1- Definição do Ambiente Educacional Integrativo através de três aspectos essenciais (modelagem do conhecimento, comunicação professor / aluno, e instrumentação)

2 - Modelagem do Conhecimento

   2.1 Orientação à Temática

3 - Modelagem da Comunicação Professor / Aluno

   3.1- Teste de Kolb sobre os Estilos de Aprendizagem e uma análise prática de sua aplicação no ensino;

   3.2 - Teste dos Canais Processuais de Bandler e Grinder e uma análise prática de sua aplicação no ensino;

   3.3 - Modelo Metalinguístico de Milton Erickson e uma análise prática de sua aplicação no ensino;

4 - Modelagem da Instrumentação no Ambiente Educacional

5 - Análise final sobre as relações entre cada aspecto componente do Ambiente Educacional Integrativo.

RESUMO DO ASSUNTO:

Descrição e discussão de três aspectos essenciais de um Modelo Educacional Integrativo : Comunicação Professor / Aluno; Modelagem do Conhecimento; Instrumentação do Ambiente Educacional.

 

OBJETIVO:

1.       Sensibilizar professores, em geral, para os diferentes aspectos de um modelo pedagógico integrativo

2.       Apoiar professores iniciantes nas questões pedagógicas, além das fronteiras do conteúdo técnico das disciplinas

3.       Abrir caminho para discussões curriculares em busca de um currículo integrativo

METODOLOGIA : Oficina pedagógica com exposição, discussão e elaboração de trabalhos ilustrativos das propostas educacionais a serem apresentadas.

 

CARGA HORÁRIA:  Seis (6)  Horas sendo dividido  2 períodos.

NÚMERO DE VAGAS:       40 pessoas

PÚBLICO ALVO : Professores de carreiras técnicas tais como Engenharia e especialmente professores iniciantes

RECURSOS NECESSÁRIOS:

            1- retroprojetor

            2 - microcomputador com data show

           3- folhas brancas tamanho cartaz (uma por aluno)

           4- lápis de cor ou canetas coloridas em número suficiente para serem compartilhadas pelos alunos (este material de escrever pode ser devolvido após).

                                                                                                                                                                                         

         CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR (2003):

CLARA AMÉLIA DE OLIVEIRA

Formação:

2001 - Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Tese: Uma Proposta Educacional na Construção do Elo Todo x Partes Enunciado por Blaise Pascal, versando sobre a fundamentação teórica, síntese da experiência com a Metodologia Orientada à Temática.

1978 - Mestrado em Engenharia de Produção, 1978, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil.

1973 - Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil.

1997 - Ptactitioner e Marster Practitioner de Programação Neuro Linguística certificado pela American Board of Neuro Linguistic Programming - ABPNL.

Situação Atual:

2002 - Professora Aposentada do Departamento de Informática e Estatística - INE, Centro Tecnológico - CTC, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Atividades Docentes:

1975 a 2002 - Professora de Cálculo Numérico em Computadores e de Linguagens de Programação para os cursos de Engenharia e de Ciências da Computação.

Atividades Administrativas:

Representante no Conselho de Ensino e Pesquisa, Conselho Universitário e Conselho Departamental do Centro Tecnológico da UFSC, durante quase duas décadas de gestões.

Principais Publicações na área de Ensino de Engenharia até 2003 (16 artigos completos) :

06 Artigos: International Conference on Engineering Education ; ICEE-98 Rio de Janeiro- Brasil; ICEE-99 Ostrava/Praga-República Checa;  ICEE-01 Oslo - Noruega; ICEE- 03 Valencia- Espanha.

02 Artigos: Educational Resources Information Center - ERIC Data Base - Banco de Dados Mundial do US Department of Education, Syracuse University- USA. Códigos de pedido: ED448994 e ED454030.

02 Artigos: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. COBENGE 1998 São Paulo e COBENGE 2001-Pôrto Alegre.

02 Artigos: International Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 1999- 2003, São Paulo.

01 Artigo: Ibero American Summit on Engineering Education- IASEE 2003 – A Regional Conference of the iNEER Network. São José dos Campos, 2003.

01 Artigo: VII International Conference on Engineering and Technology Education – INTERTECH 2002, Santos, 2002.

01 Artigo: III Encontro Iberoamericano de Dirigentes de Instituições de Ensino de Engenharia - ASIBEI, Rio de Janeiro, 2001.

01 Artigo: Second Conference on the Evolution of World Order- WOC-99, Ryerson Polytechnic University, Toronto, 1999.