UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

CENTRO TECNOLÓGICO - CTC

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO- PGCC

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA – INE

 

Disciplina: 

INE 671400 - “PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MODELOS EDUCACIONAIS INTEGRATIVOS”

1°trimestre 2004

 

Ementa:

1-Teoria Educacional da Complexidade.

2-Modelagem do Conhecimento. Modelagem Orientada a Objetos aplicada à educação. 3-Currículo Integrativo.

4-Aspectos da Comunicação Professor-Aluno. Subjetividade e diversidade humanas em sala de aula. 

5-Avaliação do Ensino/ Aprendizagem. O caráter pontual e de processo na avaliação.

6-Instrumentação do Ambiente Educacional. Composição de ferramentas como recurso de apoio pedagógico.

 

Bibliografia:

[MORIN 2000] MORIN, E. “Os sete saberes necessários à Educação do futuro”. São Paulo: Ed. Cortez, 2000.

[MOINE e HERD 1988] MOINE, D., HERD, J. “Modernas Técnicas da Persuasão”. São Paulo:  Summus Ed., 1988.

[ALDER 1994] ALDER, H. “PNL e você”. Rio de Janeiro : Ed. Record, 1994.

[OLIVEIRA 2001] OLIVEIRA, Clara A. “Uma proposta Educacional na Construção do Elo Todo X Partes Enunciado por Blaise Pascal”, Tese de Doutorado, EPS- UFSC, 2001.  

[OLIVEIRA 2005 et alli] OLIVEIRA, C. A. Chapter 39: “Thematic Approach Formulation – a Theoretical Contribution to International Engineering and Informatics Curriculum”. Innovations 2005: World Innovations in Engineering and Research, Ed. Begell House Publishing, USA, 2005. 

[UNESCO 2001]  Cátedra  Itinerante Edgar Morin para o Pensamento Complexo [on-line], disponível em  http://www.conplejidad.org , 2001.

[BOOCH  1991] BOOCH, G. “Object Oriented Design with Applications”, USA, B. Cummings Ed., 1991.

[NYGAARD 1998] NYGAARD, K. Object Oriented Modeling, System development and Programming, Lectures at Dina’s Summer School, Dept. of Informatics, University of Oslo, and Norweigan Computer Center, Norwege, 1998.

 

Instrumentos de avaliação:

Seminários e Trabalhos Escritos.