UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CENTRO TECNOLÓGICO
- CTC
PÓS-GRADUAÇÃO EM
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO- PGCC
DEPARTAMENTO DE
INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA – INE
Disciplina:
INE 671400 - “PRÁTICA
PEDAGÓGICA EM MODELOS EDUCACIONAIS INTEGRATIVOS”
1°trimestre 2004
Ementa:
1-Teoria Educacional
da Complexidade.
2-Modelagem do
Conhecimento. Modelagem Orientada a Objetos aplicada à educação. 3-Currículo
Integrativo.
4-Aspectos da
Comunicação Professor-Aluno. Subjetividade e diversidade humanas em sala de aula.
5-Avaliação do Ensino/
Aprendizagem. O caráter pontual e de processo na avaliação.
6-Instrumentação do
Ambiente Educacional. Composição de ferramentas como recurso de apoio
pedagógico.
Bibliografia:
[MORIN 2000] MORIN,
E. “Os sete saberes necessários à Educação do futuro”. São Paulo: Ed. Cortez,
2000.
[MOINE e HERD 1988]
MOINE, D., HERD, J. “Modernas Técnicas da Persuasão”.
São Paulo: Summus Ed., 1988.
[ALDER 1994] ALDER, H. “PNL e você”. Rio de Janeiro : Ed. Record, 1994.
[OLIVEIRA 2001]
OLIVEIRA, Clara A. “Uma proposta Educacional na Construção do Elo Todo X Partes
Enunciado por Blaise Pascal”, Tese de Doutorado, EPS- UFSC, 2001.
[OLIVEIRA 2005 et alli] OLIVEIRA, C. A. Chapter 39: “Thematic Approach
Formulation – a Theoretical Contribution to International Engineering and
Informatics Curriculum”. Innovations 2005: World Innovations in Engineering and
Research, Ed. Begell House
[UNESCO 2001] Cátedra Itinerante
Edgar Morin para o Pensamento
Complexo [on-line], disponível
em
http://www.conplejidad.org
, 2001.
[BOOCH 1991] BOOCH, G. “Object Oriented Design with Applications”,
[NYGAARD 1998] NYGAARD, K. Object Oriented Modeling, System development and Programming, Lectures at Dina’s Summer School, Dept. of Informatics, University of Oslo, and Norweigan Computer Center, Norwege, 1998.
Instrumentos de avaliação:
Seminários e Trabalhos
Escritos.