“Global Congress on Engineering and Technology Education GCETE 2005 ”

Bertioga-SP- Brasil

 

ANÁLISE PEDAGÓGICA DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO VISUAL SOB O PARADIGMA DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS NO CONTEXTO DE INICIANTES

 

Clara Amelia de Oliveira[1]

 

Resumo ¾  Neste trabalho é analisado o ensino de programação em computadores para iniciantes nos cursos de graduação, associando a programação visual ao ensino de modelagem Orientada a Objetos. A abordagem pedagógica proposta diz respeito à visão complexa dos conhecimentos através do eixo temático. A questão central colocada se refere à forma prática de se estabelecer uma hierarquia de valores que auxilie na compreensão e desenvolvimento de modelos sobre temas mais amplos observando-se as novas tendências tanto de modelagem de sistemas como de interfaces. Para tal, é sugerido seguir rigorosamente a hierarquia de valores presente no paradigma da Orientação a Objetos reforçando a importância da etapa de planejamento do sistema de informação. A caracterização do contexto de  ensino/aprendizagem leva a melhor compreensão dos objetivos desejados na composição de um perfil profissional moderno porém consciente diante das demandas complexas do mundo globalizado.

 

Palavras-Chave ¾ Abordagem Pedagógica Orientada à Temática, Ambientes Visuais, Ensino Introdutório de Programação em Computadores,  Modelagem Orientada a Objetos.

 



[1] Clara Amelia de Oliveira, Profa. Aposentada do INE-CTC-UFSC, Cx.P.476 CEP880400-900 Florianopolis - SC - Brasil, clara@inf.ufsc.br