“Global Congress on
Engineering and Technology Education GCETE 2005 ”
Bertioga-SP-
Brasil
ANÁLISE
PEDAGÓGICA DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO VISUAL SOB O PARADIGMA DA ORIENTAÇÃO A
OBJETOS NO CONTEXTO DE INICIANTES
Clara Amelia
de Oliveira[1]
Resumo ¾ Neste
trabalho é analisado o ensino de programação em computadores para iniciantes
nos cursos de graduação, associando a programação visual ao ensino de modelagem
Orientada a Objetos. A abordagem pedagógica proposta diz respeito à visão
complexa dos conhecimentos através do eixo temático. A questão central colocada
se refere à forma prática de se estabelecer uma hierarquia de valores que
auxilie na compreensão e desenvolvimento de modelos sobre temas mais amplos
observando-se as novas tendências tanto de modelagem de sistemas como de
interfaces. Para tal, é sugerido seguir rigorosamente a hierarquia de valores
presente no paradigma da Orientação a Objetos reforçando a importância da etapa
de planejamento do sistema de informação. A caracterização do contexto de ensino/aprendizagem leva a melhor
compreensão dos objetivos desejados na composição de um perfil profissional
moderno porém consciente diante das demandas complexas do mundo globalizado.
Palavras-Chave
¾ Abordagem Pedagógica Orientada à
Temática, Ambientes Visuais, Ensino Introdutório de Programação em
Computadores, Modelagem Orientada a
Objetos.
[1] Clara Amelia de Oliveira, Profa. Aposentada do INE-CTC-UFSC, Cx.P.476
CEP880400-900 Florianopolis - SC - Brasil, clara@inf.ufsc.br