“World Congress on Engineering and Technology Education- WCETE 2004”

Guarujá/Santos Brasil

 

INTEGRAÇÃO DO ENSINO - PESQUISA - EXTENSÃO: ANÁLISE PEDAGÓGICA DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL DA POLI - USP

 

Clara Amelia de Oliveira(UFSC), Osvaldo Shigueru Nakao(USP)

          

Resumo ¾ O presente trabalho descreve e analisa uma experiência pedagógica no contexto do ensino de graduação de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. A questão central nesta experiência foi buscar uma reflexão sobre quais as possíveis formas de aumentar a motivação destes alunos para a Engenharia Civil. A proposta envolve alunos nas atividades de pesquisa e extensão, começando com um aproveitamento maior dos próprios recursos da universidade. A seguir é analisada a experiência sob o ponto de vista da teoria da complexidade na educação, de acordo com a definição da UNESCO. Conclui – se que a experiência pedagógica realizada cumpre a diretriz da complexidade trabalhando a partir do mundo real para a especialização. Na medida em que o conhecimento passa a ser visto a partir do geral para o particular, a experiência educacional da Engenharia Civil da USP ajudou a dar relevância aos conhecimentos ainda na fase inicial do curso universitário.

 

Palavras-Chave ¾ Educação no Curso Básico de Engenharia, Complexidade, Integração Pedagógica.