PROJETO
DE CONCLUSÃO DE CURSO
INFORMAÇÕES
GERAIS
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As disciplinas de Projeto I
e II, embora tenham horário e sala alocados nas matrículas,
não
tem aulas propriamente ditas. Devem ser assumidos
cronogramas de contatos entre os alunos e o respectivo
orientador/coorientador do INE e banca.
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Na escolha do tema do projeto
deve ser considerada a necessidade de que,
ao final do trabalho, sejam entregues os fontes
do produto ( software ) gerado, na íntegra,
passando a ser de domínio público.
O objetivo prático desta providência é o de manter
um arquivo de projetos, na Coordenadoria do Curso, para facilitar o desenvolvimento
de novas versões a partir dos trabalhos originais.
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Informe-se e certifique-se de
que os prazos constantes do
Calendário
de Projetos sejam cumpridos. Os alunos devem manter contatos freqüentes
com o orientador/coorientador do INE para conciliar
e programar as atividades viabilizando o cumprimento dos prazos. O trabalho
deve ser feito pelos alunos e é de seu interesse que
os prazos do Calendário sejam cumpridos . O orientador e a banca
apenas ajudam e avaliam os alunos .
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A encadernação
( capa dura ) dos relatórios finais costuma demandar vários
dias, mais ainda em épocas de pico. Antecipe-se
e evite atropelos na conclusão de seu trabalho.
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Juntamente com a elaboração
do relatório e o desenvolvimento da parte prática do projeto,
deve ser elaborado um artigo sobre o próprio projeto,
o qual deve constar como anexo do relatório final,
encadernado com capa dura.
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Alunos com conceito "I" devem
atentar para as datas limite de sua alteração para
a nota definitiva. Atrasos podem significar o cancelamento
da matrícula em Projeto II ou atraso da colação de
grau.
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É obrigatória
a freqüência mínima de 75% das defesas
para alunos de Projeto I e II. É
desejável que alunos em processo de Pré-matrícula
também assistam às defesas para se familiarizarem com o nível
dos trabalhos e formas de apresentação/defesa.
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A orientação
dos projetos deve ser feita por um professor
do INE ou, caso exista uma orientação externa, pelo menos
a coorientação ( responsabilidade junto ao Curso ).
A formação da banca não tem maiores restrições
: deve ser definida por acordo entre o(s) aluno(s) e o
seu orientador/coorientador e deve sempre considerar a perspectiva de contribuição
que as pessoas a serem convidadas possam dar ao projeto. Não
há necessidade de que os convidados
sejam da UFSC . As bancas normalmente são
formadas pelo orientador/coorientador mais 2 membros, podendo
ter ainda mais 1 membro extra, num total máximo de 4 elementos.
IMPORTANTE
:
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Na eventualidade de ocorrer
alguma alteração nas informações sobre o projeto
( orientação, título, equipe, composição
da banca etc ) , cadastradas e publicadas via rede ou no mural, é
necessária a concordância de todos os envolvidos e o Coordenador
de Projetos deve ser comunicado. Utilize a
Ficha
específica para este fim.
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Como forma de divulgação
do perfil e conteúdo dos Projetos, seus autores poderão montar
páginas, inclusive com o texto integral ( conversores WORD / HTML
) no caso de Projeto I I , e criar link's a partir
deste site. Estas informações terão alcance interno
à UFSC e externo também.
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