5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
Esse capítulo
encerra o presente trabalho e tem como finalidade apresentar as conclusões
obtidas, baseadas nas respostas segundo visão e a opinião dos respondentes. Tem
como referência os objetivos e resultados do estudo, além de algumas
recomendações necessárias para futuros estudos sobre o tema.
Esse estudo
foi realizado com o objetivo de discutir a adequação do ensino em nível de
graduação proporcionado pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade
Federal de Santa Maria, às necessidades do mercado de trabalho.
As conclusões
da pesquisa estão embasadas na análise das respostas obtidas considerando-se:
·
Os quatro grupos de respondentes (Egressos, Formandos do
Curso de Ciências Contábeis, Professores do Departamento de Contabilidade da
UFSM e Dirigentes Empresarias de Santa Maria-RS.);
·
Avaliação das disciplinas constantes do questionário, quanto
à necessidade do mercado e qualidade do ensino;
·
fatores que influenciaram a escolha do Curso, no caso dos
egressos e formandos do mesmo;
·
Avaliação dos aspectos didático-pedagógicos e da
infra-estrutura do Curso.
5.1 CONCLUSÕES
Ao analisar as
necessidades do mercado de Santa Maria-RS, em termos de formação
acadêmico-profissional para o exercício da profissão do contador, as visões dos
respondentes foram:
a)
na visão e opinião dos Dirigentes Empresariais de Santa
Maria-RS., pode-se classificar como os usuários do produto do Curso, e cuja
atividade preponderante destes é o comércio. Em suas visões pode-se dizer que a
grade curricular do Curso é adequada às necessidade do mercado, embora sugerindo um maior aprofundamento nas
disciplinas de legislação que dizem respeito à tributação e ao planejamento
financeiros;
b)
na visão dos Egressos,
que atuam em sua maior parte em organizações do setor de prestação de
serviços, encontrou-se quase a mesma idéia, mas existe uma preocupação com as
disciplinas de Auditoria Contábil e Perícia Contábil. Isso leva a crer que
existe a preocupação com a credibilidade e a confiabilidade das informações
para as organizações;
c)
na visão dos Formandos, repete-se o mesmo feito, porém é
dada maior ênfase para as disciplinas: Finanças Empresariais e Contabilidade
Financeira, o restante iguala-se às opiniões e visões dos segmentos anteriores;
d)
para os Professores do Departamento de Contabilidade, a
visão é voltada inicialmente para os aspectos técnicos e doutrinários que
consideram a pedra angular da formação do Contador. Segue-se uma percepção
crítica das disciplinas que dizem mais respeito à confiabilidade dos registros
e à tomada de decisão dentro das organizações. São destacadas as disciplinas de
Auditoria Contábil e Contabilidade Gerencial.
Portanto, em
uma análise global das necessidades das disciplinas ao mercado de trabalho,
pode-se dizer que as percepções dos respondentes estão bastante próximas, com
apenas uma pequena divergência por parte dos professores.
Como pontos
fracos, houve unanimidade dos respondentes com relação às disciplinas
consideradas desnecessárias (inadequadas), pertencentes a área mais de formação
humanística, constante da grade curricular.
No que diz
respeito às disciplinas de formação técnica, os dirigentes empresariais
reclamam da Contabilidade Pública e da Contabilidade Imobiliária. Cabe, porém,
observar que as disciplinas citadas, embora aparentemente desinteressam a esta
classe, devem obrigatoriamente, integrar o currículo mínimo.
Analisando-se
a adequação dos ensinamentos teóricos e doutrinários das disciplinas do Curso
de Ciências Contábeis às necessidades do mercado, na visão dos respondentes conclui-se
que os dirigentes empresariais e egressos do Curso, estão prejudicados para
opinar, devido ao fato de não possuírem subsídios para tal. Os formandos e
professores possuem opiniões e visões idênticas quanto às disciplinas mais
qualificadas e divergem quanto às disciplinas consideradas menos qualificadas,
havendo diferença nas visões e opiniões.
Na análise dos
fatores que influenciaram positivamente na escolha do Curso de Ciências
Contábeis da UFSM, na visão dos respondentes (Egressos e Formandos) foram:
gratuidade e localização; entre os fatores que não influenciaram, encontrou-se
o ambiente/amigos, ambos indicados quase por unanimidade e divergência de opinião quanto à
experiência profissional dos professores e à influência de outras pessoas.
Cabe salientar
que, na lista dos fatores elencados no questionário em número de dez,
encontra-se um fator que merece destaque e que, na opinião dos respondentes,
dentro da escala utilizada de pontuação, não obteve percentual superior a 50%:
é o item qualidade do corpo docente. Deve ser evidenciado que, hoje, o
desempenho e a qualificação do professor é essencial para a transmissão do
saber e o corpo docente deve ser o elemento de vanguarda para a formação do
contador.
Na avaliação
didático-pedagógica realizada pelos egressos, formandos do Curso e Professores do Departamento de
Contabilidade, os egressos e formandos, concordam em suas visões e opiniões,
enquanto os professores discordam. Deve-se levar em consideração que a análise
feita pelos respondentes (egressos e formandos), em suas opiniões com relação
aos 12 itens elencados do questionário, não se detiveram em três itens
importantíssimos, e que dão toda a sustentação à formação do Contador, que são:
Biblioteca, Didática dos Professores e entrosamento das disciplinas. Dos três
itens em destaque deve ser dada uma grande ênfase para a fonte do saber
(biblioteca); se esta atende às necessidade do ensino, pode vir a ser a maior
mola propulsora da aprendizagem e pela qual se adquire o conhecimento.
Entende-se que
este item deveria ser o primeiro a ser considerado, mas surpreendemente não
foi. Isso dá a entender que os egressos e formandos estão mais preocupados em
assimilar apenas o conteúdo apresentado em sala de aula, sem maiores
preocupações com a auto-aprendizagem e aprofundamento dos conteúdos abordados
pelos professores. Estabelece-se como corolário da afirmativa anterior que o
hábito de freqüentar a Biblioteca contribuiria decisivamente para que o aluno
soubesse avaliar a real importância de uma boa didática e o orientaria sobre o
necessário entrosamento entre as disciplinas.
Na análise
da infra-estrutura do Curso de Ciências
Contábeis, realizada pelos Egressos, Formandos do Curso e Professores do
Departamento de Contabilidade, constata-se que existe uma relação acentuada em
suas respostas no que diz respeito à maioria dos itens elencados. Porém, existe
uma preocupação muito significativa no que se refere aos recursos audiovisuais
que, se supõe insuficientes, o que prejudica a transmissão do conhecimento. Também
devem ser examinados com muita cautela, por parte dos órgãos competentes, os
baixos conceitos atribuídos pelos respondentes para a Biblioteca, que deveria
ser a base fundamental da verdadeira aprendizagem.
Para concluir,
recorda-se que a pesquisa abrangeu quatro segmentos:
·
Os dirigentes empresariais: usuários da informação contábil
e do produto do curso, os egressos.
·
Os egressos: profissionais que trabalham e interpretam as
informações contábeis requeridas ou utilizadas pelos dirigentes empresariais.
·
Os formandos: alunos em final de curso, e que, em alguns
casos, já conhecem o mercado de trabalho.
·
Os professores: a quem cabe a transmissão do conhecimento, e
uma grande parcela na adequação dos egressos às exigências do mercado,
representados, nesta pesquisa, pelos dirigentes empresariais.
O propósito do
estudo foi conhecer a realidade existente entre o ensino da contabilidade do
Curso de Ciências Contábeis e as necessidades do mercado de trabalho de Santa
Maria-RS.
Espera-se que
os resultados desse trabalho possam despertar a atenção de todos os envolvidos
no processo de formação do Contador, e que as recomendações sugeridas sejam
amplamente discutidas e implementadas.
A cidade de
Santa Maria-RS., que serviu de base para a pesquisa, é uma região carente de
indùstrias de transformação, e caracterizada por empresas de pequeno e médio
porte comerciais.
Deve ficar
evidenciado que embora prevaleça o ramo comercial, não pode e não deve ser
esquecido que a formação do egresso deve ser dirigida de maneira que ele também
tenha a visão e a competência do Contador voltada para uma empresa de grande
porte.
Também merecem
atenção as respostas em relação às disciplinas necessárias às necessidades do
mercado. Na visão e opinião do usuário da contabilidade que está ligado ao ramo
comercial, não pode ficar esquecido que a ênfase do ensino não deve ser dado
somente à empresa privada, pois como a pesquisa demonstrou, um segmento menor,
mas de tamanho relevante dos egressos está atuando em empresas e entidades
governamentais.
Face aos novos
desafios que se apresentam devido às mudanças previstas no milênio que inicia,
e pela opinião dos respondentes sobre as disciplinas necessárias às
necessidades do mercado de Santa Maria-RS., fica evidente que o Curso de
Ciências Contábeis da UFSM poderá utilizar os dados da presente pesquisa como
subsídios para a futura análise curricular. Isso oportunizará a viabilidade de
modificações que deverão exigir a participação do corpo docente e discente,
coordenação e, Colegiado do Curso e, principalmente, o envolvimento da própria
Instituição, bem como, a representação da Classe Contábil e da sociedade.
O presente
trabalho vem alertar e contribuir com
os órgãos competentes, para que revejam os objetivos do Curso, como
também os objetivos e ementas das disciplinas que foram consideradas como
desnecessárias para o curso, na qual muitas dessas são consideradas
obrigatórias para o currículo mínimo. As possíveis causas dessa ocorrência
poderão ser atribuídas ao conteúdo que não estão dentro das necessidades do
mercado, ou que o seu conteúdo programático esteja longe da realidade ou não se
adapte à formação do Contador.
Sugere-se ao
Coordenador do Curso e a Chefia do Departamento de Contabilidade:
·
Promover maiores investimentos na área de formação pedagógica
para os seus docentes;
·
promover a integração e a discussão permanente no Curso das
questões com relação ao ensino entre o corpo docente da Contabilidade e da
Educação;
·
promover discussões periódicas com o corpo discente, afim de
avaliar se os objetivos do Curso e das disciplinas estão sendo transmitidos a
contento;
·
Promover gestões junto à Instituição e órgãos financiadores,
visando no aumento do acervo bibliográfico de títulos na área da contabilidade;
·
Dotar o Curso de Ciências Contábeis da UFSM e o Departamento
de Contabilidade, de equipamentos audio-visuais de última geração que
possibilite ao corpo docente e discente, acesso a tecnologias modernas
disponíveis no mercado, visando à melhoria da qualidade da pesquisa e do
ensino.
Para os
professores sugere-se:
·
Realizar trabalhos de pesquisa no campo contábil;
·
Participar mais ativamente em Congressos, Seminários e
Cursos, na busca de novos conhecimentos em suas respectivas áreas, na área de
pedagogia, bem como, na área de conhecimentos gerais com vista a formação
humana e não só técnica, visando estimular à produção científica;
·
Estimular o corpo discente a participar no desenvolvimentos
de trabalhos de cunho científico.
Sugere-se aos
alunos do Curso de Ciências Contábeis da UFSM, que:
·
Exijam a boa qualidade do ensino e professores mais
comprometidos com a transmissão do saber;
·
Que a sala de aula seja o fórum permanente para refletir e
questionar aquilo que está sendo transmitido;
·
Participem ativamente em eventos da classe, tanto na
qualidade de ouvinte ou como apresentador de trabalhos.
À classe
contábil, principalmente ao Conselho Regional de Contabilidade do RS., que:
·
O exame de suficiência deverá ser o marco, o termômetro,
fazendo com que seja iniciado uma cobrança mais acentuada entre o corpo discente,
docente, Instituição e o mercado de trabalho;
Aos dirigentes
empresarias de Santa Maria-RS., sugere-se que:
·
Participem mais ativamente
e que opinem a respeito do "produto" que irão usufruir, haja
visto terem uma parcela no custeamento do ensino e na formação do Contador.
Ao Ministério
da Educação e do Desporto (MED), sugere-se:
·
Obrigar as Instituições que busquem a qualificação do seu
quadro docente, para a melhoria do ensino;
·
Aplicar maiores verbas para capacitação de professores, por
meio de bolsas de estudo.
5.2. RECOMENDAÇÕES
Em linha
gerais são as recomendações que podem
ser feitas e apontadas pelas informações obtidas neste trabalho. São subsídios
que tiveram origem na realidade dos respondentes de Santa Maria-RS., que hoje
espelham essa realidade, com certeza e com o transcorrer dos dias e com os
avanços que surgem, outras sugestões e recomendações poderão serem evidenciadas
com a continuidade do tema ora apresentado.
Ao finalizar
este estudo, leva-se em consideração que os currículos dos Curso de Ciências
Contábeis devem acompanhar os mais recentes estudos e pesquisa que vêm sendo
desenvolvidos no campo do conhecimento técnico e científico, como sendo uma
forte base cultural e humanística. Esse procedimento visa a colocar no mercado
de trabalho profissionais com capacidade de adaptar-se às mudanças constantes
que ocorrem, propiciando exercitar o raciocínio lógico e analítico, para que o
futuro contador possa exercer suas funções com segurança no mercado de
trabalho.
Para isso,
recomenda-se que:
·
este tipo de trabalho deva ser realizado em outras
Instituições públicas ou privadas que possuam Curso de Ciências Contábeis, para
ver se existe homogeneidade de opiniões e visões;
·
Explorar a problemática do trabalho do Contador em pequenas
empresa (Contador Autônomo) e grande empresas;
·
Realizar a cada dois anos trabalhos deste tipo pelo Curso de
Ciências Contábeis, afim de concentrar esforços na formação de alunos com
qualificação às reais e efetivas necessidades de mercado.