UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS E GESTÃO INSTITUCIONAL

TURMA ESPECIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORMAÇÃO DE CONTADORES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DA REALIDADE DE

SANTA MARIA-RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CLEBER AUGUSTO BIAZUS

 

 

 

 

 

 

 

FLORIANÓPOLIS

2000

 

 

 

Cleber Augusto Biazus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORMAÇÃO DE CONTADORES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DA REALIDADE DE

SANTA MARIA-RS

 

 

 

 

 

 

Dissertação  apresentada  ao Curso  de

Pós-Graduação  em  Administração   da

Universidade Federal de Santa Catarina

como   requisito  parcial para   obtenção

 do Título  de Mestre em  Administração.

 

 

 

 

 

Orientador: Prof. Antonio Cezar Bornia, Dr.

 

 

 

 

 

 

Florianópolis, novembro de 2000.

 

 

 

FORMAÇÃO DE CONTADORES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DA REALIDADE DE

SANTA MARIA-RS

 

 

 

Cleber Augusto Biazus

 

 

 

          Esta dissertação foi julgada adequada para obtenção do título de Mestre em Administração (área de concentração em Políticas e Gestão Institucional) e aprovada, na sua forma final, pelo Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

 

 

_____________________________

Prof. Nelson Colossi, Dr.

Coordenador do Curso

 

 

 

Apresentada à Comissão Examinadora integrada pelos professores:

 

 

___________________________________

Prof. Antonio Cezar Bornia, Dr.

Orientador

 

 

___________________________________

Profª. Angelise Valladares Monteiro, Drª.

Membro

 

 

____________________________________

Profª. Silvia Modesto Nassar, Drª.

Membro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   " Os caminhos que o homem

                                                                    percorre têm uma

                                                                        característica

                                                                              comum: a superação."

 

 

 

 

  " The path that men

       follow have a common               characteristic:

            to reach tothe skies."

 

 

                     (Osvaldo Moreira Donat)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À minha esposa Iolanda e aos nossos filhos

   Caroline e Giulliano, pelas horas furtadas a  sua companhia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AGRADECIMENTOS

 

 

 

 

 

Este é o final de uma grande etapa em minha vida: não a teria vencido se não fosse o carinho, a parceria, a amizade, a compreensão, a sensibilidade e a contribuição de muitas pessoas. Às pessoas que me compreenderam, que confiaram em mim, que colaboraram com o meu trabalho, que me incentivaram em momentos de desânimo e desilusão e, que em muitos instantes, partilharam da minha alegria e da minha felicidade, a minha mais profunda e eterna gratidão.

De uma forma muito especial quero deixar registrado o meu muito obrigado:

 

·        à Deus , por ter me concedido o direito de viver;

·        "In Memoriam"  aos meus pais: Cleonte e Malvina, que partiram tão cedo, mas que durante a sua vida lutaram para que eu tivesse melhores condições de crescer, minha eterna gratidão;

·        ao Professor Doutor Antonio Cezar Bornia,  orientador deste trabalho, pela paciência, pela confiança, pelo apoio, compreensão e a grande parcela de novas orientações as quais contribuíram para aumentar os meus conhecimentos;

·        ao Professor Doutor Nelson Colossi, Coordenador do CPGA/UFSC, sempre disposto a ajudar e aconselhar a todos os alunos, pela amizade que conquistamos durante o mestrado, pela sensibilidade e pelo auxílio, minha gratidão, meu respeito e admiração pelo seu profissionalismo e incentivo ao longo do curso;

·        à Profª. Doutora Silvia Modesto Nassar, pela amizade, atenção e disposição em auxiliar na orientação da análise estatística dos dados;

·        à Profª. Doutora Angelise Valladares Monteiro, pela grande amizade e incentivo, bem como pela contribuição inicial para definir o caminho a seguir no desenvolvimento desta pesquisa, meu reconhecimento, estima e consideração;

·        ao Professor Antonio Reske Filho, colega e companheiro, com quem tive a honra de conviver desde do início desta grande caminhada, agradeço os momentos inesquecíveis que vivemos e pelas constantes trocas de idéias que tivemos, as quais engrandeceram a realização deste trabalho;

·        ao colega de mestrado Prof. Guerino Antonio Tonin, pelo apoio e incentivo ao longo da caminhada do mestrado;

·        ao Prof. João Manoel E. Rossés, pelas orientações e atenção, meu reconhecimento e gratidão;

·        aos colegas professores Ivan Henrique Vey, Ronaldo Morales e Sérgio Madruga, pelo reconhecimento, amizade e irmandade da convivência, pelos momentos de alegria e descontração nesta ilha da magia e pelo constante e incondicional apoio e auxílio nas etapas finais do trabalho;

·        ao colega e estimado Prof. Carlos Antonio De Rocchi, pelo incentivo, pela amizade, pelas opiniões e sugestões que muito contribuíram para o enriquecimento deste trabalho, meu reconhecimento e minha gratidão;

·        ao Prof. Donaldo Becker, pelo apoio dado à chefia do Departamento de Contabilidade quando de nossa ausência, muito obrigado;

·        aos funcionários do CPGA/UFSC, Graziela, Marciane, Silvia, Fernanda, Shandi, Luciana e Ivo pelo carinho, pela disposição e atenção que nos dispensaram durante o nosso estágio de orientação;

·        aos colegas egressos  do Curso de Ciências Contábeis e formandos de Dezembro/2000, professores  do Departamento de Contabilidade e Dirigentes de empresas de Santa Maria, pela colaboração e paciência em responder os questionários e enviá-los no prazo solicitado, porque sem a colaboração destes, nosso trabalho se tornaria inviável;

·        aos alunos estagiários Carlo Giovani Bortoluzzi e Juliano Augusto Mello pela colaboração no trabalho, meu muito obrigado;

·        aos demais amigos que fiz durante o mestrado, pelo aprendizado de vida;

·        aos colegas do Departamento de Contabilidade do CCSH/UFSM pela compreensão e apoio durante os períodos de afastamento de minhas atividades da chefia e da docência;

·        ao Prof. Dr. Milton Wittmann, pela amizade, apoio e incentivo demonstrados durante o mestrado, meu reconhecimento;

·        à Profª. Alba Miriam Ribeiro, pelos conselhos, amizade e o carinho dispensado durante nossa permanência em Florianópolis;

·        à Profª. Elva Bastianello Porto, pela sua paciência na revisão do trabalho;

·        agradeço ainda a meus familiares, obrigados a conviver com as tensões, incertezas, angústias, momentos de frustrações e de desânimo, sucedendo-se ao longo destes 18 meses de estudo e, por certo, afetando-os de algum modo. À Iolanda, Giulliano e Caroline divido e dedico a minha alegria por chegar ao fim desta longa caminhada.

·        a todos estes e a todos aqueles que, por falha nossa, não foram mencionados, o meu muito obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

 

 

 

 

 

 

AGRADECIMENTOS

 

 

LISTA DE FIGURAS

 

 

LISTA DE TABELAS

 

 

LISTA DE ABREVIATURAS

 

 

RESUMO

 

 

ABSTRACT

 

 

 

1

 

INTRODUÇÃO

 

1.1

Tema e problema de pesquisa

 

1.2

Objetivos

 

1.3

Justificativa

 

 

 

2

 

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

 

2.1

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

 

    2.1.1

A Contabilidade na pré-história e no Mundo Antigo

 

    2.1.2

A Contabilidade na Idade Média

 

    2.1.3

A Contabilidade no Período Moderno

 

2.2   

O ENSINO DA CONTABILIDADE NO BRASIL

 

    2.2.1

A Contabilidade no século XVI a XX

 

    2.2.2

A Contabilidade no século XX

 

2.3

O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

2.4

A CONTABILIDADE

 

2.5

O MERCADO DE TRABALHO DO CONTADOR

 

    2.5.1

O ensino contábil na formação profissional

 

 

 

3

 

METODOLOGIA

 

3.1

CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

 

3.2

PERGUNTAS DE PESQUISA

 

3.3

DEFINIÇÃO DE TERMOS

 

3.4

POPULAÇÃO DO ESTUDO

 

3.5

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

 

    3.5.1

Tipos de dados

 

    3.5.2

Instrumento de coleta de dados

 

    3.5.3

Procedimentos para a coleta

 

    3.5.4

Técnicas de análise e interpretação de dados

 

    3.5.5

Análise fatorial de correspondência

 

3.6  

LIMITAÇÕES DA PESQUISA

 

 

 

4

 

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

 

4.1

CARACTERÍSTICAS DAS POPULAÇÕES ENVOLVIDAS

 

    4.1.1

O município de Santa Maria

 

    4.1.2

A Universidade Federal de Santa Maria

 

    4.1.3

Histórico do Curso de Ciências Contábeis/ UFSM

 

4.2

NECESSIDADES DO MERCADO

 

    4.2.1

Visão dos Egressos

 

    4.2.2

Visão dos Dirigentes Empresariais

 

    4.2.3

Visão dos Formandos

 

    4.2.4

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade

 

    4.2.5

Análise Comparativa

 

4.3

ADEQUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM

 

    4.3.1

Visão dos Egressos

 

    4.3.2

Visão dos Formandos

 

    4.3.3

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade

 

    4.3.4

Análise Comparativa

 

4.4

FATORES QUE INFLUENCIARAM A ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM

 

    4.4.1

Visão dos Egressos

 

    4.4.2

Visão dos Formandos

 

    4.4.3

Análise Comparativa

 

4.5

AVALIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM

 

    4.5.1

Visão dos Egressos

 

    4.5.2

Visão dos Formandos

 

    4.5.3

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade

 

    4.5.4

Análise Comparativa

 

4.6

AVALIAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM

 

    4.6.1

Visão dos Egressos

 

    4.6.2

Visão dos Formandos

 

    4.6.3

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade

 

    4.6.4

Análise Comparativa

 

 

 

5

 

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

 

5.1

CONCLUSÕES

 

5.2

RECOMENDAÇÕES

 

 

 

6

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

 

7

 

ANEXOS

 

 

Anexo 1 - Questionário remetido aos egressos do Curso de Ciências Contábeis

 

 

Anexo 2 - Questionário remetido aos dirigentes empresariais de Santa Maria-RS

 

 

Anexo 3 - Questionário entregue aos formandos do Curso Dez/2000

 

 

Anexo 4 - Questionário entregue aos professores do Departamento de Contabilidade

 

 

Anexo 5 - Objetivos programáticos das disciplinas

 

 

Anexo 6 - Carta de apresentação aos respondentes

 

 

Anexo 7 - Carta de apresentação pelo Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

 

 

Anexo 8 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos para os Egressos

 

 

Anexo 9 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos para Formandos Dez/2000

 

 

Anexo 10 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos para os Dirigentes Empresariais de Santa Maria-RS

 

 

Anexo 11 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos para os professores do Departamento de Contabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LISTA DE FIGURAS

 

 

Figura   1

Número de questionários enviados aos Respondentes

Figura   2

Percentual de respostas dos egressos do Curso de Ciências Contábeis

Figura   3

Percentual de respostas dos dirigentes empresariais de Santa Maria-RS

Figura   4

Percentual de respostas dos professores do Depto. De Contabilidade

Figura   5

Percentual de respostas dos formandos formandos do Curso de Ciências Contábeis Dez/2000

Figura   6

Redução da escala Likert para às necessidade do mercado

Figura   7

Redução da escala Likert para a qualidade e  adequação do mercado

Figura   8

Natureza da organização dos egressos do Curso de ciências Contábeis. Santa Maria-RS. Maio/2000

Figura   9

Número de empregados da organização em que os egressos atuam. Santa Maria-RS. Maio/2000

Figura  10

Natureza da organização dos dirigentes empresariais. Santa Maria-RS. Maio/2000

Figura  11

Número de empregados da organização em que os dirigentes empresarias atuam. Santa Maria-RS. Maio/2000

Figura  12

A forma que é confeccionada a contabilidade na organização dos dirigentes empresariais. Santa Maria-RS. Maio/2000

Figura  13

Opinião dos dirigentes empresariais sobre adequação do Curso de Ciências Contábeis da UFSM. Santa Maria-RS. Maio/2000

Figura  14

Plano Fatorial. Visão dos Egressos. Das disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional

Figura  15

Plano Fatorial. Visão dos Dirigentes Empresariais. Das disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissiona

Figura  16

Plano Fatorial. Visão formandos de dezembro/2000.  Das disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional

Figura  17

Plano Fatorial. Visão dos professores do Departamento de Contabilidade. Das disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional

Figura  18

Visão dos Respondentes. Análise comparativa (SPAD-N) das disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional

Figura  19

Plano Fatorial. Visão dos egressos. Das disciplinas necessárias qualidade e adequação às necessidade do mercado

Figura  20

Plano Fatorial. Visão dos formandos dezembro/2000. Das disciplinas necessárias qualidade e adequação às necessidade do mercado

Figura  21

Plano Fatorial.  Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade. Das disciplinas necessárias à qualidade e adequação às necessidade do mercado

Figura  22

Análise comparativa (SPAD-N), da qualidade e adequação das disiplinas necessárias à formação acadêmico-profissional na visão dos formandos dez/2000 e professores do Departamento de Contabilidade

Figura  23

Análise comparativa (SPAD-N) das disciplinas necessárias e desnecessária à formação acadêmico-profissional na visão dos respondentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LISTA DE TABELAS

 

 

Tabela   1

Visão dos Egressos. Conceito atribuído às necessidade das disciplinas envolvidas com à formação acadêmico-profissional

Tabela   2

Visão dos Dirigentes Empresariais. Conceito atribuído às necessidade das disciplinas envolvidas com à formação acadêmico-profissional

Tabela   3

Visão dos Formandos. Conceito atribuído às necessidade das disciplinas envolvidas com à formação acadêmico-profissional.

Tabela   4

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade. Conceito atribuído às necessidade das disciplinas envolvidas com à formação acadêmico-profissional.

Tabela   5

Visão dos Respondentes. Média dos conceitos atribuídos às disciplinas envolvidas com a formação acadêmico-profissional.

Tabela   6

Visão dos Egressos. Conceito atribuído à qualidade e adequação das disciplinas, às necessidades do mercado

Tabela   7

Visão dos Formandos. Conceito atribuído à qualidade e adequação das disciplinas, às necessidades do mercado

Tabela   8

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade. Conceito atribuído à qualidade e adequação das disciplinas, às necessidades do mercado

Tabela   9

Visão dos Respondentes. Média atribuída sobre a qualidade e adequação das disciplinas, às necessidade do mercado.

Tabela 10

Visão dos Egressos. Grau de influência de diversos fatores na escolha do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 11

Visão dos Formandos. Grau de influência de diversos fatores na escolha do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 12

Visão dos Respondentes. Média dos conceitos atribuídos aos fatores que influenciaram na escolha do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 13

Visão dos Egressos. Avaliação didático-pedagógica do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 14

Visão dos Formandos. Avaliação didático-pedagógica do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 15

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade. Avaliação didático-pedagógica do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 16

Visão dos Respondentes. Média dos conceitos atribuídas  da avaliação didático-pedagógica.

Tabela 17

Visão dos Egressos. Avaliação da infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 18

Visão dos Formandos. Avaliação da infra-estrutura Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 19

Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade. Avaliação da infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis.

Tabela 20

Visão dos Respondentes. Média dos conceitos atribuída a avaliação da infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LISTA DE ABREVIATURAS

 

 

 

AP

 

Administração de Produção

ADM

 

Administração Mercadológica

AC

 

Análise de Custos

ASC

 

Análise de Sistemas Contábeis

AUD

 

Auditoria Contábil

CEX

 

Comércio Exterior

COR

 

Comportamento Organizacional

CLE

 

Constituição e Legalização de Empresas

CA

 

Contabilidade Avançada

CC

 

Contabilidade de Custos

CF

 

Contabilidade Financeira

CG

 

Contabilidade Geral

CGE

 

Contabilidade Gerencial

CIM

 

Contabilidade Imobiliária

CIN

 

Contabilidade Informatizada 

CPU

 

Contabilidade Pública

CR

 

Contabilidade Rural

CS

 

Contabilidade Social

CT

 

Contabilidade Tributária

COM

 

Contabilometria

DC

 

Direito Comercial

DT

 

Direito do Trabalho

ECO

 

Economia

ESP

 

Espanhol

SEU

 

Estágio Supervisionado

EST

 

Estatística Aplicada

EAB

 

Estrutura e Análise de Balanços

ELP

 

Ética e Legislação Profissional Contábil

FE

 

Finanças Empresariais

GE

 

Geografia Econômica        

ING

 

Inglês Instrumental

IF

 

Instituições Financeiras

ICA

 

Introdução à Ciência da Administração

LTE

 

Legislação Tributária Estadual

LTF

 

Legislação Tributária Federal

MAT

 

Matemática Aplicada

MF

 

Matemática Financeira

MP

 

Metodologia da Pesquisa

NDP

 

Noções de Direito Público e Privado

OM

 

Organização e Métodos

PC

 

Perícia Contábil

PO

 

Planejamento/Orçamento

PN

 

Política de Negócios

POR

 

Português Instrumental

PD

 

Processamento de Dados

PDE

 

Processo Decisório

PSI

 

Psicologia Aplicada

SOC

 

Sociologia

TC

 

Teoria da Contabilidade

TAP

 

Tópicos de Análise de Projetos

TCI

 

Tópicos de Contabilidade  Internacional

TGC

 

Trabalho de Graduação

PROPLAN

 

 Pró-Reitoria de Planejamento

COPERVES

 

Comissão Permanente do Vestibular/UFSM

CACISM

 

Câmara do Comércio e Industria de Santa Maria

ASCON/SM

 

Associação dos Construtores de Santa Maria

SINDUSCON

 

Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO

 

 

Este trabalho objetivou o desenvolvimento de uma pesquisa sobre:  Formação de contadores e mercado de trabalho: uma realidade de Santa Maria.RS. Como objetivos específicos procurou-se analisar necessidades do mercado de trabalho de Santa Maria-RS, em termos de formação acadêmico-profissional para o exercício da profissão de contador; conhecer a qualidade e adequação do Curso de Ciências Contábeis às necessidades do mercado; conhecer os fatores que influenciaram a escolha do Curso; conhecer a avaliação didático-pedagógica e a infra-estrutura do Curso. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se uma pesquisa descritiva do tipo exploratória, tomando-se por base quatro populações envolvidas (Egressos e Formandos do Curso de Ciências Contábeis/UFSM, Professores do Departamento de Contabilidade/UFSM e Dirigentes Empresariais, da cidade de Santa Maria-RS). Para tanto, o estudo ocorreu em três fases. Na primeira fase foram envolvidas as quatro populações, restritas à cidade de Santa Maria, sendo realizada a coleta de dados por meio de questionários enviados pelo correio aos respondentes. A segunda fase foi a montagem do banco de dados coletados através das respostas dos questionários. Na terceira e última fase, foi feita a análise dos dados coletados, através de tabulação simples, utilizando-se relação percentual e análise multivariada. Como resultado da coleta de dados, identificou-se que existe um elevado grau de homogeneidade nas respostas frente às dimensões analisadas. A análise global demonstrou significativas divergências e até mesmo incongruências na opinião dos professores em relação à opinião dos demais respondentes. De modo geral, foi possível perceber que a opinião dos respondentes concentra-se nas disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional e diverge significativamente em relação à opinião dos formandos e professores no que se refere à qualidade e adequação das disciplinas às exigências do mercado de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

ABSTRACT

 

 

This work objective was developing a research about Formation of accountants and work market: a reality of Santa Maria/RS. As specific objectives there are: to analyse Santa Maria/RS's work market necessities in terms of academic-professional formation, for the exercise of the profession of accountant; to know Accounting Sciences' Course quality and adequacy to market necessities; to know the factors that had influenced the course's choice; to know the course's didactic-pedagogical appraisal and infrastructure. To reach the considered objectives, a descriptive research became, of exploratory type, being based on four involved populations (egresses and Accounting Sciences Course/UFSM concluding, Accounting Department/UFSM Professors and enterprise Managers, of the city of Santa Maria/RS). For such, the study occurred in three phases. In the first phase the four populations had been involved, restricted to the Santa Maria/RS City, being carried through the data collection by questionnaires sent by the post office to the respondents. The second phase was the database collected through questionnaires responses assembly. In the third and last phase, was made the collected data analysis, through simple tabulation, using percentile relation and multivaried analysis. As data collection results, it was identified that there is a high degree of homogeneity in the responses based on the analysed dimensions. The global analysis demonstrated significant divergences and incongruously in professors opinion related with another respondents opinion. In general, it was possible to perceive that the respondents opinion is concentrated for the necessary academic-professional formation disciplines and are significantly different in relation to the concluding and professors opinion about discipline quality and adequacy to the requirements of work market.