3 METODOLOGIA
Com relação à metodologia, Ruiz (1997) salienta que, qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige pesquisa bibliográfica prévia, quer à maneira de atividade exploratória, quer para o estabelecimento do status quaestionis, quer para justificar os objetivos e contribuições da própria pesquisa.
No referencial teórico, busca-se justificar os aspectos que envolvem o ensino da formação do Contador. Neste sentido, foram estabelecidas as perguntas de pesquisa, caracterização e delimitação do estudo, definição dos termos, técnica de coleta de dados e técnica análise e interpretação de dados, bem como, a delimitação da pesquisa.
3.1 CARACTERIZAÇÃO
DA PESQUISA
A partir da formalização do problema proposto
anteriormente na introdução, é necessário descrever o tipo de pesquisa que será
realizada. Portanto deve-se iniciar conceituando o que é pesquisa. Andrade
(1993) define a pesquisa como o conjunto de procedimentos sistemáticos,
baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para
problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.
Desde de que o indivíduo iniciou a
interrogar-se sobre os diversos fatos externos que ocorriam no mundo, surgiu a
necessidade de se criar um modelo para que o pesquisador utilize-se como guia
para abordar uma pesquisa científica.
Dessa forma surgiu a metodologia que, segundo
Oliveira (1997, p. 57): trata do
conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada
realidade, produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou
comportamentos.
Uma pesquisa científica exige um método a ser
seguido e se faz acompanhar de uma técnica, que é o suporte físico. São os
instrumentos que auxiliam para que se possa chegar a um determinado resultado.
A presente pesquisa é do tipo descritiva,
onde o pesquisador procura conhecer e interpretar a realidade, sem nela
interferir para modificá-la. Assim a
pesquisa descritiva está interessada em descobrir e observar fenômenos,
procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los.
Segundo Gil (1994), neste tipo de estudo
procede-se à solicitação de informação a um grupo significativo de pessoas
acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise quantitativa,
obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.
A pesquisa exploratória, segundo Cervo e
Bervian (1996) tem por finalidade familiarizar-se com o fenômeno ou obter nova
percepção do mesmo e descobrir novas idéias.
Segundo Richardson (1999): as pesquisas
exploratórias têm por objetivo conhecer as características de um fenômeno para
procurar, posteriormente, explicações das causas e conseqüências do dito
fenômeno.
Tais pesquisas possuem como tipicidade a
comparação dos dados obtidos. O presente trabalho procura discutir a adequação
entre o ensino da Contabilidade pelo Curso de Ciências Contábeis da
Universidade Federal de Santa Maria e o mercado de trabalho do Contador. Este
último é caracterizado pelos egressos e dirigentes de empresas.
O estudo de caso permite um maior
aprofundamento de um fenômeno, porém, sua limitação consiste na sua
abrangência, isto é, não pode ser generalizado. Para Bruyne et al
(1982), os estudos de casos oferecem maior número de informações com o intuito
de aprender a totalidade de uma situação específica. Assim, também permite a
adoção de um número variado de técnicas, como documentos, questionários
entrevistas e observações.
3.2 PERGUNTAS DE PESQUISA
O presente estudo propõe-se a responder as seguintes questões:
a) Quais
os principais pontos fortes e fracos e as qualidades do Curso de Ciências
Contábeis?
b) Até
que ponto os ensinamentos teóricos, doutrinários transmitidos no Curso prepara
o aluno com uma formação acadêmico-profissional com qualidade e adequado as
necessidades do mercado?
c) Que
contribuições podem ser oferecidas ao Curso de Ciências Contábeis para a
melhoria da formação acadêmico profissional do corpo discente?
d)
Quais
os aspectos da avaliação didático-pedagógica do Curso de Ciências Contábeis?
e)
Quais
as qualidades da infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis?
3.3 DEFINIÇÃO DE
TERMOS
Definir termos é atribuir-lhes um significado
no contexto em que são empregados. Na pesquisa foram usados os seguintes
termos:
a) Adequação - "conformidade ou correspondência exata entre os termos de uma relação. Correspondência exata; conformidade, identidade, ajustamento" Ferreira (1998, p. 36).
b) Contadores - "profissionais que exercem funções contábeis; designação dos profissionais que possuem nível superior de Ensino Contábil, quer pelas Universidades, que pela sua equiparação que a Lei outorgou quando da criação do Curso Superior em Contabilidade". Sá (1997, p. 169).
c) Curso De Graduação - "conjunto de matérias que fazem parte de um estudo realizado durante um determinado período”. “Ou conjunto organizado de assuntos sobre os quais é oferecida instrução dentro de um dado período de tempo para fins de diplomação em grau universitário”.
d) Currículo - "é um conjunto articulado de disciplinas, adequado a conquista de determinada qualificação universitária". (Dec. n.º 52.326/69, ART. 58 E 59).
"Compreende um rol de disciplinas a serem desenvolvidas num período determinado, carga horária, distribuição, relacionamento, precedência, hierarquia, dentro de cursos oferecidos aos alunos". Oliveira (1978, p. 82).
"Todas as atividades e experiências exercidas e vividas pelo aluno sob a direção da escola e no sentido dos objetivos por ela visados". Sucupira, apud Schuch (1972).
e) Currículo Mínimo - "é o núcleo de matérias fixado pelo Conselho Federal de Educação, na forma do art. 26 da Lei n.º 5.540, de 28-11-68, considerando o mínimo indispensável para uma adequada formação profissional. Será a matéria-prima a ser trabalhada pelo estabelecimento na organização currículo do curso, podendo ser complementado com outras matérias para atender a exigências de sua programação específica, a peculiaridades regionais e diferenças individuais dos alunos" (Parecer n.º 85/70, de 02-02-70).
f) Currículo Pleno - "é o desdobramento das matérias do currículo mínimo em disciplinas anuais ou semestrais , ou ainda em períodos letivos (Parecer n.º 85/70). Ou o conjunto das áreas didáticas de cada professor, admitindo o desdobramento das matérias do currículo mínimo, bem como os acréscimos que a escola julgar necessários" (Parecer n.º 788/73 de 04-06-73, Art. 2º).
g) Deficiências - " falta - falha - carência - imperfeição - defeito" Ferreira (1997, p. 426).
h) Dirigentes - "profissionais que se apresentam como agentes de mudança e que assumem uma função estratégica na organização. Portanto, requer-se a ocupação de cargos de direção, seja no nível superior, intermediário ou inferior na organização".
"Aquele que administra ou gere um patrimônio" Sá (1995, p. 213).
i) Efetividade - "qualidade de efetivo - atividade real - resultado verdadeiro - realidade existência" Ferreira (1997, p. 500).
j) Egressos - "alunos que cumpriram as obrigações curriculares e institucionais, obtendo o título de graduação através do desfecho de colação de grau".
k) Ensino da Contabilidade - "é um processo de aprendizagem definido por uma Instituição de Ensino, com o intuito de fornecer uma formação humana profissional".
l) Expectativas - "conjunto de respostas ou de comportamentos antecipados e desejados em relação a certo papel; esperança fundada em suposto direitos, probabilidade ou promessas" Ferreira (1997, p. 599).
m) Formação - "ato ou efeito de formar ou constituir alguma coisa dentro dos aspectos contábeis" Sá (1997, p. 421).
"é a preparação que o indivíduo obtém através de curso superior e, quando o caso, a pós-graduação, e tem como objetivo habilitá-lo ao exercício profissional" Lampert (1999, p. 98)
n) Melhorias - " melhora - melhoramento". Ferreira (1997, p. 908).
o) Mercado de Trabalho - "é um conjunto de consumidores reais e potenciais de uma oferta de mercado” Kotler (1994, p. 188)
p) Opinião - "modo de ver - de pensar - de deliberar - juízo - reputação - idéia - doutrina" Ferreira (1997, p. 1001).
q) Perfil - "características físicas, sociais e profissionais de um indivíduo que se interessam analisar e avaliar, para seu aproveitamento dentro de uma empresa". É o padrão de matéria-prima humana com que se vai trabalhar; é o padrão a ser montado; é o padrão de comportamento a ser obtido após o treinamento, o padrão de comportamento a ser mais bem recompensado.
r) Perspectivas - "arte de representar os objetos sobre um plano tais como se apresentaria à vista - ponto de vista - expectativa - esperança". Ferreira (1997, p.1075).
s) Professores - "profissionais vinculados a uma Instituição de Ensino e a um Departamento específico, com o objetivo de proferir um determinado ensino definido basicamente por um currículo".
"aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica; mestre. Homem perito ou adestrado". Ferreira (1997, p. 1142).
t) Qualidade - "significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento". Demo, (1994). "aspecto sensível, e que não pode ser medido, das coisas." "numa escala de valores, qualidade que permite avaliar e, consequentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer coisa" Ortiz, (1994)
u) Visão - Ato ou efeito de ver. Ponto de vista; aspecto. Ferreira (1997, p. 1465).
3.4 POPULAÇÃO DO
ESTUDO
Entende-se por população, segundo Barbetta, (1998, p.19) o conjunto de elementos que formam o universo do estudo e que são possíveis de serem observados.
Na presente pesquisa, serão envolvidas quatro
(4) populações:
A primeira, dos egressos do Curso de Ciências
Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, que estão cadastrados ao
CRC/RS - Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul,
delegacia regional de Santa Maria-RS, num total de 359 contadores.
A segunda, dos professores do Departamento de
Contabilidade que lecionam no Curso de Ciências Contábeis da Universidade
Federal de Santa Maria, fornecida pelo Departamento de Contabilidade da UFSM,
num total de 16 professores;
A terceira, dos alunos formandos do ano 2000,
que será obtido junto a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis, com uma
previsão aproximadamente de 66 formandos;
A quarta, dos dirigentes de empresas de Santa
Maria. RS, fornecida pela CACISM (Câmara do Comércio e Indústria de Santa
Maria), tendo como referências empresas cadastradas com mais de 10
funcionários, de acordo com a classificação adotada pela entidade citada que
consta nesta faixa de associados com
185 empresas.
Devido o universo da presente pesquisa estar
limitado à cidade de Santa Maria-RS., o estudo englobou amostra não
probabilistica dos elementos das quatro populações envolvidas de acordo com a
listagem fornecida pelos órgâos as quais pertencem.
3.5 COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Neste item, descrevem-se os tipos de dados utilizados na presente pesquisa e as técnicas usadas para a sua coleta e análise.
3.5.1 Tipos de dados
Primários: dados coletados pela primeira vez pelo pesquisador e obtidos através de pesquisa de campo. Com relação aos dados primários Barbetta (1998), salienta que estes dados necessitam ser levantados diretamente da população envolvida. (p.20)
Secundários: São dados já disponíveis, provenientes de relatórios, estatutos, atas, legislação e outros documentos de circulação interna. Barbetta (1998) afirma que para se obterem estes dados, não é necessário ir aos elementos da população, porque eles já existem em alguma publicação ou arquivo.(p. 20)
Ambos os tipos de dados são importantes e dão sustentação à presente pesquisa.
3.5.2
Instrumento de coleta de dados
Deve-se utilizar para apuração dos dados coletados, análise e interpretação final o auxílio dos softwares: Excel, Statistica e Spad-N.
Os dados obtidos através da coleta segundo
Cervo e Bervian (1996, p. 134),
envolvem diversos passos, como a determinação da população a ser
estudada , a elaboração do instrumento de coleta, a programação da coleta e
também os dados e a própria coleta. No entender de Gil (1994, p. 124), o
questionário constitui hoje uma das mais importantes técnicas disponíveis para
obtenção de dados nas pesquisas sociais.
Tendo definido os objetivos da pesquisa e a população alvo a ser estudada a etapa seguinte é a construção do questionário.
Richardson (1999) define questionário como sendo:
“a técnica
de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões
apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de
opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas
etc".
Segundo Barbetta (1998), o questionário deve ser completo, no sentido de abranger as características necessárias para atingir aos objetivos da pesquisa; ao mesmo tempo, não deve conter perguntas que fujam destes objetivos, pois, quanto mais longo o questionário, menor tende a ser a qualidade e a confiabilidade das respostas. O questionário depois de redigido, mas antes de aplicado definitivamente, deverá passar por uma prova preliminar, o pré-teste. Na presente pesquisa, o pré-teste foi realizado mediante a aplicação de alguns questionários (10 a 20) a elementos que pertencem à população pesquisada. A finalidade deste foi evidenciar possíveis falhas na redação do questionário, tais como: complexidade das questões, imprecisão na redação, desnecessidade das questões, constrangimentos ao informante, exaustão, bem como para estimar o tempo de aplicação do questionário.
De maneira geral, os dados primários foram constituídos de perguntas abertas e fechadas obtidas através de quatro questionários, apresentados nos anexos 1,2,3 e 4. Os questionários foram confeccionados com características diferenciadas para os respondentes, visando a obter-se as respostas para as perguntas de pesquisa.
O questionário enviado aos egressos (anexo-1), foi dividido em três partes: a primeira diz respeito aos dados sobre a natureza da organização em que os egressos trabalham, e o número de empregados; a segunda parte solicitou-se aos egressos que externassem a sua opinião sobre a qualidade e adequação de uma lista de 52 disciplinas de acordo com a sua necessidade profissional; a terceira parte, dispõe sobre a avaliação do Curso de Ciências Contábeis/UFSM, na qual se pede que os egressos identifiquem os fatores que influenciaram na escolha do Curso, os fatores didático-pedagógicos e as fontes que influenciaram na infra-estrutura do Curso.
Os questionários enviados aos dirigentes empresarias (anexo-2), foi dividido em três partes: a primeira solicitando-se identificar a natureza da organização e o número de empregados e de que forma a contabilidade é confeccionada; a segunda parte solicitando-se que assinalassem de uma lista de 52 disciplinas na sua visão e opinião, quais as disciplinas necessárias para o competente desempenho profissional do contador; a terceira parte pedindo-se que os dirigentes empresarias externassem sua opinião sobre a impressão que possuem do Curso de Ciências Contábeis em relação a adequação com o mercado de trabalho.
O questionário distribuído aos formandos (anexo-3), foi dividido em duas partes: Na primeira pede-se que os formandos, na sua visão e opinião, assinalem numa lista de 52 disciplinas o grau de necessidade e a qualidade que estas são transmitidas; Na segunda, buscou-se saber a opinião que possuem sobre a avaliação do Curso com relação aos fatores que influenciaram na escolha da profissão de Contador, os fatores que influenciaram na escolha do Curso, os fatores didáticos-pedagógicos e os fatores mais importantes sobre a infra-estrutura do Curso.
O questionário distribuído aos professores (anexo-4), foi dividido em duas partes: a primeira para que externassem sua visão e opinião a respeito das disciplinas necessárias à necessidade do mercado e sua adequação; a segunda, sobre a avaliação do Curso de Ciências Contábeis, quanto aos fatores que influenciaram na escolha do Curso, os fatores didáticos-pedagógicos e os fatores sobre a infra-estrutura do Curso.
Junto aos questionários foi enviado um anexo, apresentado no anexo (5), no qual constavam os objetivos de 23 disciplinas, para esclarecimento em caso de dúvida em responder sobre o conteúdo programático de cada área de conhecimento.
3.5.3
Procedimentos para a Coleta de dados
Os dois primeiros questionários foram enviados pelo correio aos egressos do Curso de Ciências Contábeis da UFSM e dirigentes de empresas de Santa Maria. RS., acompanhados de uma carta com os necessários esclarecimentos para o preenchimento com telefone para contato e endereço do pesquisador para esclarecimentos de dúvidas. Solicitou-se que os questionários fossem devolvidos devidamente preenchidos, com a utilização do envelope já subrescritado e selado que os acompanhava.
Os dois outros questionários, que foram respondidos pelos professores do Departamento de Contabilidade e pelos alunos formandos de dezembro de 2000, devido à pequena população e à facilidade de se obter a coleta de dados, foram
entregues em mãos pelo pesquisador e recolhidos num prazo não mais de 15 dias pelo mesmo, no período de abril a maio de 2000.
Juntamente com os questionários remetidos pelo correio ou entregues pessoalmente pelo pesquisador, foi remetida e entregue uma carta de apresentação da pesquisa, solicitando a colaboração do egresso, dirigente de empresa, professores e alunos formandos para os objetivos da pesquisa.
Esta carta foi assinada pelo Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, juntamente com o mestrando.
No que diz respeito à devolução dos questionários, foi estabelecido um prazo limite de acordo com o previsto no cronograma do projeto inicial. Devido ao baixo índice de retorno, optou-se em prorrogar o prazo por mais 30 dias para a entrega dos questionários, sendo que neste período, procurou-se fazer contatos telefônicos e visitas pessoalmente junto aos respondentes com a expectativa de se atingir um maior número de devoluções dos mesmos. Foram enviados o total de 626 questionários.
Para os egressos do Curso de Ciências Contábeis foram remetidos 359 questionários e as respostas foram de 106, nos quais 20 não foram localizados por troca de endereço e 233 deixaram de responder como mostra a figura 2. O percentual de retorno de resposta é de 30%, dos que deixaram de responder 64% e dos respondentes não localizados ou trocaram de endereço, 6%.
Figura
1 – Número de questionários enviados aos respondentes
Para os dirigentes de empresas da Santa Maria-RS, foram remetidos 185 questionários. O retorno das respostas foi de 45, dos quais 28 respondentes não foram localizados ou trocaram de endereço e 112 deixaram de responder conforme mostra a figura 3. O percentual de retorno de resposta é de 24%; os que deixaram de responder 61% e dos respondentes não localizados ou trocaram de endereço 15%, conforme verifica-se na tabela 3.
Figura 2 – Percentual de respostas dos
Egressos do Curso de Ciências
Contábeis
Figura
3 – Percentual de respostas dos Dirigentes de empresas de Santa Maria-RS.
Para os professores do Departamento de Contabilidade foram entregues 16 questionários, tendo o retorno de 100%, conforme figura 4.
Figura
4 - Percentual de respostas dos professores do Departamento de Contabilidade
Para os formandos do Curso de Ciências Contábeis de Dez/2000, foram entregues 66 questionários, o retorno foi de 46 respostas e 20 formandos deixaram de responder. O retorno de respostas é de 70% e os formandos que deixaram de responder atingem 30%, conforme mostra a figura 5.
Figura
5 - Percentual de respostas dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis
Dez/2000
3.5.4
Técnicas de análise e interpretação de
dados
A análise de dados foi efetuada através da tabulação simples, utilizando relação percentuais e análise multivariada.
As perguntas abertas foram categorizadas e deverão contribuir significativamente para interpretações qualitativas, uma vez que os respondentes expressaram suas opiniões.
Em algumas perguntas do questionário será empregada a escala do tipo Likert, na qual as pessoas são solicitadas a se posicionar num contínuo que varia de concordo pernamente a discordo plenamente, em termos de suas atitudes em relação a uma questão específica.
O autor Gil (1994, p. 166), ao referir-se à análise e interpretação dos dados coletados, cita que:
Estes dois
processos, apesar de conceitualmente distintos, aparecem sempre estreitamente
relacionados. A análise tem como objetivo organizar e sumariar os dados de tal
forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para a
investigação. Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais
amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros acontecimentos
anteriormente obtidos.
Os seguintes instrumentos serão utilizados para a análise de dados coletados dos questionários:
· Tabulação eletrônica dos dados;
· Tabelas de freqüência;
· Gráficos e histogramas;
· Análise da variância;
· Análise fatorial de correspondência.
Os instrumentos acima citados utilizaram o software: Excel, Statistica e Spad-N, para a realização da análise.
Na interpretação dos dados não existem padrões pré-definidos a serem seguidos, mas sim recomendações sobre os cuidados que devem ser tomados.
Para as
figuras 14,15,16,17,19,20 e 21 que representam os diagramas de dispersões a
análise foi feita da seguinte forma: no eixo 1 (fator1) as disciplinas situadas
à direita da figura e com escore positivo, apontam ser as disciplinas mais
necessárias, e as situadas neste mesmo eixo, porém situadas à esquerda com
escore negativo, são as disciplinas menos necessárias que serão denominadas
desnecessárias.
Dessa forma ao olhar as figuras busca-se identificar grupos de disciplinas que estão associadas e posicionadas numa região, à esquerda seria as disciplinas desnecessárias , as disciplinas situadas no centro seriam as necessárias e as disciplinas à direita seriam as mais necessárias, na opinião e na visão dos respondentes.
Nesta perspectiva, procurou-se analisar inicialmente a adequação do ensino de Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis da UFSM e posteriormente, as expectativas dos egressos do Curso de Ciências Contábeis, dos dirigentes de empresas de Santa Maria. RS , professores do Departamento de Contabilidade e formandos e alunos formandos dezembro de 2000, do Curso de Ciências Contábeis.
3.5.5 Análise fatorial de correspondência
Para o levantamento das opiniões dos respondentes no que toca as necessidades de mercado e adequação, foi utilizada uma escala Likert, cuja escala situava-se de absolutamente desnecessário = 1, desnecessário = 2, regular = 3, necessária = 4 e muito necessária = 5, sendo que, para a segunda parte da análise que correspondem as tabelas 6,7, e 8, refere-se a adequação e a qualidade das disciplinas do Currículo do Curso às necessidades do mercado, usou-se também a escala tipo Likert, cuja escala varia de muito inadequado = 1, inadequado = 2, regular = 3, adequado = 4 e muito adequado =5.
Na aplicação da análise fatorial de correspondência, esta escala foi reduzida, conforme as figuras 6 e 7, porque concluiu-se que esta seria uma representação mais conveniente das diferenças de opiniões dos respondentes
Muito Inadequado |
Inadequado |
Regular |
Adequado |
Muito
Adequado |
|
|
|
||
Inadequado |
Regular |
Adequado |
Figura 6 - Redução da escala Likert,
para as necessidades de mercado
Absolutamente Desnecessário |
Desnecessário |
Regular |
Necessário |
Muito
Necessário |
|
|
|
||
Desnecessário |
Regular |
Necessário |
Figura 7 - Redução da escala Likert,
para a qualidade e adequação do mercado
3.6 LIMITAÇÕES DA PESQUISA
As conclusões da presente pesquisa são válidas somente para a região de Santa Maria. RS., e principalmente para o Curso de Ciências Contábeis da UFSM. Trata-se de um estudo de caso, não generalizado.
Os dirigentes envolvidos serão os que atuam em empresas privadas com dez (10) empregados de acordo com listagem fornecida pela Câmara do Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM). Não serão enfocados os demais tipos de organizações, tais como: públicas e de economia mista e micro e pequenas empresas. Tais organizações poderão ser objeto de estudos posteriores. Nem todos responderam.