7 ANEXOS
ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO PARA OS EGRESSOS QUE
ESTÃO EXERCENDO A ATIVIDADE DE CONTADOR
I - DADOS SOBRE A
ORGANIZAÇÃO EM QUE TRABALHA
01. Qual a natureza da organização em que
você trabalha atualmente? (assinale a alternativa que melhor se adapta a sua
situação).
A. Empresa
Privada
B. Órgão
Público
(1)
Indústria (09) Federal
(2)
Comércio (10) Estadual
(3)
Prestadora de Serviços (11)
Municipal
(4)
Indústria e comércio
(5)
Indústria e Prestação de Serviço
(6)
Comércio e Prestação de Serviço
(7)
Indústria Comércio e Prestação de Serviço
(8)
Agropecuária (setor primário)
02. Número de empregados, aproximadamente.
(1) 01
a 10
(2) 10
a 19
(3) 20
a 99
(4) 100
a 499
(5) mais de
500
II - OPINIÃO SOBRE AS
NECESSIDADES DO MERCADO
03. Indique com um (X) o grau de intensidade com que os
conhecimentos abaixo são hoje necessários para o desempenho competente do
formado (Contador) em cursos de Ciências Contábeis, e a qualidade do Curso de
Ciências Contábeis da UFSM em cada área, em termos de conteúdos e carga
horária, considerando as necessidades de sua atividade profissional e a
formação obtida no Curso de Ciências Contábeis da UFSM (se tiver
dúvidas sobre o conteúdo de cada área de conhecimento, veja o anexo A).
Nos espaços em branco cite outros que não estão especificados e que julga
necessário. (usar o seguinte critério):
|
1 |
- Absolutamente Desnecessário |
|
1 |
- Muito Inadequado |
|||
Grau de |
2 |
- Desnecessário |
|
|
2 |
- Inadequado |
||
Necessidade (1) |
3 |
- Regular |
|
|
Adequação (2) |
3 |
- Regular |
|
|
4 |
- Necessário |
|
|
4 |
- Adequado |
|
|
|
5 |
- Muito Necessário |
|
|
5 |
- Muito Adequado |
||
Entende-se por:
“Grau de Necessidade”(1): Importância do conhecimento em questão para o trabalho do
Contador.
“Qualidade”(2): Qualidade do Curso de Ciências Contábeis da Universidade
Federal de Santa Maria na transmissão do conhecimento em questão.
Área de Conhecimento |
1 |
|
2 |
||||||||||
Grau de Necessidade |
Qualidade |
||||||||||||
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||
01 |
Psicologia
Aplicada * |
|
|
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02 |
Contabilidade
Geral |
|
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|
03 |
Direito
do Trabalho. |
|
|
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|
|
|
04 |
Processamento
de Dados * |
|
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|
|
05 |
Matemática
Aplicada (Não a financeira) |
|
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|
06 |
Organização
e Métodos * |
|
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|
07 |
Tópicos
de Análise de Projetos * |
|
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08 |
Estatística
Aplicada |
|
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09 |
Matemática
Financeira |
|
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|
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|
10 |
Economia
|
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|
|
11 |
Sociologia |
|
|
|
|
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|
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|
|
12 |
Administração
Mercadológica (Marketing) * |
|
|
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|
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|
|
|
13 |
Administração
de Produção * |
|
|
|
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|
|
14 |
Planejamento/Orçamento
|
|
|
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|
|
15 |
Processo
Decisório * |
|
|
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|
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|
16 |
Finanças
Empresariais |
|
|
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|
17 |
Legislação
Tributária Estadual (ICMS) |
|
|
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|
18 |
Legislação
Tributária Federal (I. Renda) |
|
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|
19 |
Trabalho
de Graduação * |
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
|
20 |
Estágio
Supervisionado * |
|
|
|
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|
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|
|
|
21 |
Noções
de Direito Público e Privado |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
22 |
Direito
Comercial |
|
|
|
|
|
|
|
|
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|
|
23 |
Análise
de Sistemas Contábeis * |
|
|
|
|
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|
|
|
|
|
|
|
24 |
Comércio
Exterior |
|
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
25 |
Auditoria
Contábil |
|
|
|
|
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|
|
|
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|
|
|
26 |
Perícia
Contábil * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
27 |
Ética
e Legislação Profissional Contábil |
|
|
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
28 |
Contabilidade
Rural |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
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|
|
29 |
Contabilidade
Imobiliária |
|
|
|
|
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|
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|
30 |
Estrutura
e Análise de Balanços |
|
|
|
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|
|
|
|
|
|
|
31 |
Contabilidade
Pública |
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
|
32 |
Contabilidade
Informatizada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
33 |
Contabilidade
Financeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
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|
|
|
34 |
Contabilidade
de Custos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
35 |
Análise
de Custos |
|
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
36 |
Português
Instrumental |
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
|
|
37 |
Metodologia
da Pesquisa * |
|
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
|
38 |
Inglês
Instrumental |
|
|
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|
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|
|
|
|
|
|
|
39 |
Espanhol |
|
|
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
40 |
Contabilidade
Tributária * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
41 |
Contabilidade
Social * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
42 |
Constituição
e Legalização de Empresas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
43 |
Geografia
Econômica * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
44 |
Instituições
Financeiras * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
45 |
Contabilidade
Gerencial * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
46 |
Teoria
da Contabilidade * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
47 |
Introdução
à Ciência da Administração |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
48 |
Política
de Negócios * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
49 |
Contabilidade
Avançada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
50 |
Comportamento
Organizacional * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
51 |
Tópicos
de Contabilidade Internacional * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
52 |
Contabilometria
* |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
53 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(*) = Área de
conhecimento constante do anexo (E).
04. Fatores que influenciaram
a escolha da profissão de Contador.
1) Nenhuma Influência
2)
Pouca Influência
3)
Muita Influência
Fatores |
1 |
2 |
3 |
01.
Vocação |
|
|
|
02.
Orientação dos Pais/parentes/amigos |
|
|
|
03.
Negócios da família |
|
|
|
04.
Amplo mercado de trabalho |
|
|
|
05.
Perspectiva profissional |
|
|
|
06. Necessidade de
diploma para progredir na área que trabalha |
|
|
|
07.
Vestibular menos concorrido |
|
|
|
08.
Curso complementar a algum outro realizado |
|
|
|
09.
Curso menos complexo que os tradicionais |
|
|
|
10. Dar
continuidade a um planejamento acadêmico pré-estabelecido |
|
|
|
11. Curso em
evidência na época da escolha |
|
|
|
05. Fatores que influenciaram a escolha do Curso de
Ciências Contábeis da UFSM
1) Nenhuma Influência
2)
Pouca Influência
3)
Muita Influência
Fatores |
1 |
2 |
3 |
1. Prestigio da UFSM |
|
|
|
2. Por ser gratuito |
|
|
|
3. Localização |
|
|
|
4. Qualidade do Corpo docente |
|
|
|
5. Experiência profissional dos docentes |
|
|
|
6. Imagem dos formandos pelo Curso de
Ciências Contábeis/UFSM. |
|
|
|
7. Influência de outras pessoas |
|
|
|
8. Ambiente/amigos que estão cursando o
Curso de Ciências Contábeis |
|
|
|
9. UFSM possui boa infra-estrutura |
|
|
|
10.
Curso de Ciências Contábeis possui boa infra-estrutura |
|
|
|
06- Para cada afirmação dos fatores abaixo, diga se concorda
ou discorda, conforme relação abaixo:
1) Discorda Plenamente
2)
Discorda
3)
Neutro
4)
Concorda
5)
Concorda Plenamente
Fatores |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
01. Os professores
da Ciências Contábeis da UFSM são bem preparados |
|
|
|
|
|
02.
A didática dos professores é adequada |
|
|
|
|
|
03.
As instalações do prédio são adequadas |
|
|
|
|
|
04.
A biblioteca atende as necessidades |
|
|
|
|
|
05.
Existe um entrosamento perfeito entre as disciplinas |
|
|
|
|
|
06. Para cada
disciplina lecionada, percebo claramente seu papel no contexto do curso |
|
|
|
|
|
07.
O currículo atende as necessidades |
|
|
|
|
|
08. A medida em que
se avança no Curso se tem uma imagem mais positiva do Curso |
|
|
|
|
|
09. Os
conhecimentos adquiridos no Curso de Ciências Contábeis da UFSM dão-me
segurança em relação ao futuro profissional |
|
|
|
|
|
10.
Os sistemas de avaliação utilizados são satisfatórios |
|
|
|
|
|
11.
Orgulho-me de estudar no Curso de Ciências Contábeis da UFSM |
|
|
|
|
|
12.
O tamanho das turmas é o ideal |
|
|
|
|
|
13. Antevejo amplas
possibilidades de uso dos conhecimentos adquiridos no Curso Ciências
Contábeis. |
|
|
|
|
|
14. A bibliografia
disponível para pesquisa – estudo – e trabalho é eficaz |
|
|
|
|
|
07. Para cada item da infra-estrutura do Curso de Ciências
Contábeis da UFSM, forneça sua avaliação, conforme relação de abaixo:
1) Péssimo
2) Ruim
3)
Regular
4)
Bom
5) Ótimo
Fatores |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
||||||
01.
Biblioteca |
|
|
|
|
|
|
||||||
02.
Xerox |
|
|
|
|
|
|
||||||
03.
Laboratório de Contabilidade |
|
|
|
|
|
|
||||||
04.
Centro ou Diretório Acadêmico |
|
|
|
|
|
|
||||||
05.
Lanchonete |
|
|
|
|
|
|
||||||
06.
Dep. de livros e Publicações |
|
|
|
|
|
|
||||||
07.
Livraria (Cesma) |
|
|
|
|
|
|
||||||
08.
Sala de Aula |
|
|
|
|
|
|
||||||
09.
Estabelecimento |
|
|
|
|
|
|
||||||
|
10. Recursos audiovisuais |
|
|
|
|
|
||||||
|
11. Limpeza do prédio |
|
|
|
|
|
||||||
|
12. Banheiros |
|
|
|
|
|
||||||
|
13. Como avalia o sistema de
matrícula |
|
|
|
|
|
||||||
|
14. Como avalia o quadro de
funcionários |
|
|
|
|
|
||||||
|
15. Satisfação com o Curso num
sentido geral |
|
|
|
|
|
||||||
|
16. Tempo de Integralização
Curricular (10 Semestres) |
|
|
|
|
|
||||||
ANEXO 2 - QUESTIONÁRIO PARA OS DIRIGENTES
DE EMPRESAS DE SANTA MARIA-RS.
I - DADOS SOBRE A
ORGANIZAÇÃO EM QUE TRABALHA
01. Qual a natureza da organização em que
você trabalha atualmente? (assinale a alternativa que melhor se adapta a sua
situação).
A. Empresa Privada B. Órgão Público
(1)
Indústria (09) Federal
(2)
Comércio (10) Estadual
(3)
Prestadora de Serviços (11)
Municipal
(4)
Indústria e comércio
(5)
Indústria e Prestação de Serviço
(6)
Comércio e Prestação de Serviço
(7)
Indústria Comércio e Prestação de Serviço
(8)
Agropecuária (setor primário)
02. Número de empregados, aproximadamente.
(1) 01
a 09
(2) 10
a 19
(3) 20
a 99
(4)
100 a 499
(5)
mais de 500
03. A contabilidade de sua organização é
feita de qual forma:
(1)
Por contador funcionário da organização
(2)
Serviço Terceirizado
II - OPINIÃO SOBRE AS
NECESSIDADES DO MERCADO
04. Indique com um (X) o grau de intensidade com que os
conhecimentos abaixo são hoje necessários para o desempenho competente do
formado (Contador) em cursos de Ciências Contábeis (se tiver
dúvidas sobre o conteúdo de cada área de conhecimento, veja anexo A). Nos espaços em branco cite outros que não estão
especificados e que julga necessário. Usar o seguinte critério:
1)
Absolutamente Desnecessário
2)
Desnecessário
3)
Regular
4)
Necessário
5)
Muito Necessário
Conhecimentos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
01 |
Psicologia
Aplicada * |
|
|
|
|
|
02 |
Contabilidade
Geral |
|
|
|
|
|
03 |
Direito
do Trabalho |
|
|
|
|
|
04 |
Processamento
de Dados * |
|
|
|
|
|
05 |
Matemática
Aplicada (Não a financeira) |
|
|
|
|
|
06 |
Sistemas
e Métodos * |
|
|
|
|
|
07 |
Tópicos
de Análise de Projetos * |
|
|
|
|
|
08 |
Estatística
Aplicada |
|
|
|
|
|
09 |
Matemática
Financeira |
|
|
|
|
|
10 |
Economia
|
|
|
|
|
|
11 |
Sociologia |
|
|
|
|
|
12 |
Administração
Mercadológica (Marketing) * |
|
|
|
|
|
13 |
Administração
de Produção * |
|
|
|
|
|
14 |
Planejamento/Orçamento
|
|
|
|
|
|
15 |
Processo
Decisório * |
|
|
|
|
|
16 |
Finanças
Empresariais |
|
|
|
|
|
17 |
Legislação
Tributária Estadual (ICMS) |
|
|
|
|
|
18 |
Legislação
Tributária Federal (I. Renda) |
|
|
|
|
|
19 |
Trabalho
de Graduação * |
|
|
|
|
|
20 |
Estágio
Supervisionado * |
|
|
|
|
|
21 |
Noções
de Direito Público e Privado |
|
|
|
|
|
22 |
Direito
Comercial |
|
|
|
|
|
23 |
Análise
de Sistemas Contábeis * |
|
|
|
|
|
24 |
Comércio
Exterior |
|
|
|
|
|
25 |
Auditoria
Contábil |
|
|
|
|
|
26 |
Perícia
Contábil * |
|
|
|
|
|
27 |
Ética
e Legislação Profissional Contábil |
|
|
|
|
|
28 |
Contabilidade
Rural |
|
|
|
|
|
29 |
Contabilidade
Imobiliária |
|
|
|
|
|
30 |
Estrutura
e Análise de Balanços |
|
|
|
|
|
31 |
Contabilidade
Pública |
|
|
|
|
|
32 |
Contabilidade
Informatizada * |
|
|
|
|
|
33 |
Contabilidade
Financeira |
|
|
|
|
|
34 |
Contabilidade
de Custos |
|
|
|
|
|
35 |
Análise
de Custos |
|
|
|
|
|
36 |
Português
Instrumental |
|
|
|
|
|
37 |
Metodologia
da Pesquisa * |
|
|
|
|
|
38 |
Inglês
Instrumental |
|
|
|
|
|
39 |
Espanhol |
|
|
|
|
|
40 |
Contabilidade
Tributária * |
|
|
|
|
|
41 |
Contabilidade
Social * |
|
|
|
|
|
42 |
Constituição
e Legalização de Empresas |
|
|
|
|
|
43 |
Geografia
Econômica * |
|
|
|
|
|
44 |
Instituições
Financeiras * |
|
|
|
|
|
45 |
Contabilidade
Gerencial |
|
|
|
|
|
46 |
Teoria
da Contabilidade * |
|
|
|
|
|
47 |
Introdução
à Ciência da Administração |
|
|
|
|
|
48 |
Política
de Negócios * |
|
|
|
|
|
49 |
Contabilidade
Avançada * |
|
|
|
|
|
50 |
Comportamento
Organizacional * |
|
|
|
|
|
51 |
Tópicos
de Contabilidade Internacional * |
|
|
|
|
|
52 |
Contabilometria
* |
|
|
|
|
|
53 |
|
|
|
|
|
|
(*) = Área de conhecimento constante do anexo (E).
III - OPINIÃO SOBRE A ADEQUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS
CONTÁBEIS DA UFSM COM O MERCADO
05. Que impressão você tem do Curso de Ciências
Contábeis da Universidade Federal de
Santa Maria ?
(1)
Forma Contadores preparados para exercer a profissão;
(2)
Forma Contadores para coordenar grupos de trabalhos e delegar funções;
(3)
Forma Contadores com cunho essencialmente generalista;
(4) Forma Contadores com
habilitação suficiente para atender as demandas do mercado.
(5) Forma contadores com
habilitação insuficiente para atender as exigências de mercado.
(6)
Outras.
Especifique:
_____________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
ANEXO 3 - QUESTIONÁRIO PARA OS FORMANDOS DO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE DEZEMBRO DE 2000.
I - OPINIÃO SOBRE AS
NECESSIDADES DO MERCADO
01. Indique com um (X) o grau de intensidade com que os
conhecimentos abaixo são hoje necessários para o desempenho competente do
formado (Contador) em cursos de Ciências Contábeis, e a qualidade do Curso de
Ciências Contábeis da UFSM em cada área, em termos de conteúdos e carga
horária, considerando as necessidades de sua atividade profissional e a
formação obtida no Curso de Ciências Contábeis da UFSM (se tiver
dúvidas sobre o conteúdo de cada área de conhecimento, veja o anexo A).
Nos espaços em branco cite outros que não estão especificados e que julga
necessário. (usar o seguinte critério):
|
1 |
- Absolutamente Desnecessário |
|
1 |
- Muito Inadequado |
|||
Grau de |
2 |
- Desnecessário |
|
|
2 |
- Inadequado |
||
Necessidade (1) |
3 |
- Regular |
|
|
Adequação (2) |
3 |
- Regular |
|
|
4 |
- Necessário |
|
|
4 |
- Adequado |
|
|
|
5 |
- Muito Necessário |
|
|
5 |
- Muito Adequado |
||
Entende-se por:
“Grau de Necessidade”(1): Importância do conhecimento em questão para o trabalho do
contador.
“Adequação”(2): Qualidade do Curso de Ciências Contábeis da Universidade
Federal de Santa Maria na transmissão do conhecimento em questão.
Área de Conhecimento |
1 |
|
2 |
||||||||||
Grau de Necessidade |
Qualidade |
||||||||||||
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||
01 |
Psicologia
Aplicada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
02 |
Contabilidade
Geral |
|
|
|
|
|
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|
|
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|
|
|
03 |
Direito
do Trabalho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
04 |
Processamento
de Dados * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
05 |
Matemática
Aplicada (Não a Financeira) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
06 |
Organização
e Métodos * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
07 |
Tópicos
de Análise de Projetos * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
08 |
Estatística
Aplicada |
|
|
|
|
|
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|
|
|
|
|
|
09 |
Matemática
Financeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10 |
Economia
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
11 |
Sociologia |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
12 |
Administração
Mercadológica (Marketing) * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
13 |
Administração
de Produção * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
14 |
Planejamento/Orçamento
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15 |
Processo
Decisório * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
16 |
Finanças
Empresariais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
17 |
Legislação
Tributária Estadual (ICMS) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18 |
Legislação
Tributária Federal (I. Renda) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
19 |
Trabalho
de Graduação * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
20 |
Estágio
Supervisionado * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
21 |
Noções
de Direito Público e Privado |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
22 |
Direito
Comercial |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
23 |
Análise
de Sistemas Contábeis * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
24 |
Comércio
Exterior |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
25 |
Auditoria
Contábil |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
26 |
Perícia
Contábil * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
27 |
Ética
e Legislação Profissional Contábil |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
28 |
Contabilidade
Rural |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
29 |
Contabilidade
Imobiliária |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
30 |
Estrutura
e Análise de Balanços |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
31 |
Contabilidade
Pública |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
32 |
Contabilidade
Informatizada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
33 |
Contabilidade
Financeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
34 |
Contabilidade
de Custos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
35 |
Análise
de Custos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
36 |
Português
Instrumental |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
37 |
Metodologia
da Pesquisa * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
38 |
Inglês
Instrumental |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
39 |
Espanhol |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
40 |
Contabilidade
Tributária * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
41 |
Contabilidade
Social * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
42 |
Constituição
e Legalização de Empresas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
43 |
Geografia
Econômica * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
44 |
Instituições
Financeiras * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
45 |
Contabilidade
Gerencial * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
46 |
Teoria
da Contabilidade * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
47 |
Introdução
à Ciência da Administração |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
48 |
Política
de Negócios * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
49 |
Contabilidade
Avançada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
50 |
Comportamento
Organizacional * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
51 |
Tópicos
de Contabilidade Internacional * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
52 |
Contabilometria
* |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
53 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(*) = Área de conhecimento
constante do Anexo (E).
II - AVALIAÇÃO DO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFSM
02. Fatores que influenciaram
a escolha da profissão de Contador.
1) Nenhuma Influência
2)
Pouca Influência
3)
Muita Influência
Fatores |
1 |
2 |
3 |
01.
Vocação |
|
|
|
02.
Orientação dos pais/parentes/amigos |
|
|
|
03.
Negócios da família |
|
|
|
04.
Amplo mercado de trabalho |
|
|
|
05.
Perspectiva profissional |
|
|
|
06. Necessidade de
diploma para progredir na área que trabalha |
|
|
|
07.
Vestibular menos concorrido |
|
|
|
08.
Curso complementar a algum outro realizado |
|
|
|
09.
Curso menos complexo que os tradicionais |
|
|
|
10. Dar continuidade
a um planejamento acadêmico pré-estabelecido |
|
|
|
11. Curso em
evidência na época da escolha |
|
|
|
03. Fatores que influenciaram a escolha do Curso de
Ciências Contábeis da UFSM
1) Nenhuma Influência
2)
Pouca Influência
3)
Muita Influência
Fatores |
1 |
2 |
3 |
01. Prestígio da UFSM |
|
|
|
02. Por ser gratuito |
|
|
|
03. Localização |
|
|
|
04. Qualidade do Corpo Docente |
|
|
|
05. Experiência profissional dos Docentes |
|
|
|
06. Imagem dos formandos pelo Curso de
Ciências Contábeis/UFSM. |
|
|
|
07. Influência de outras pessoas |
|
|
|
08. Ambiente/amigos que estão cursando o
Curso de Ciências Contábeis |
|
|
|
09. UFSM possui boa infra-estrutura |
|
|
|
10. O Curso de Ciências Contábeis possui boa
infra-estrutura |
|
|
|
04. Para cada afirmação abaixo, diga se concorda ou discorda,
conforme relação abaixo:
1) Discorda
Plenamente 2) Discorda
3) Neutro 4)
Concorda
5) Concorda Plenamente
Fatores |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
01. Os professores
de Ciências Contábeis da UFSM são bem preparados |
|
|
|
|
|
02.
A didática dos professores é adequada |
|
|
|
|
|
03.
As instalações do prédio são adequadas |
|
|
|
|
|
04.
A biblioteca atende as necessidades |
|
|
|
|
|
05.
Existe um entrosamento perfeito entre as disciplinas |
|
|
|
|
|
06. Para cada
disciplina lecionada, percebo claramente seu papel no contexto do curso |
|
|
|
|
|
07.
O currículo atende as necessidades |
|
|
|
|
|
08. A medida em que
se avança no Curso se tem uma imagem mais positiva do Curso |
|
|
|
|
|
09. Os
conhecimentos adquiridos no Curso de Ciências Contábeis da UFSM dão-me
segurança em relação ao futuro profissional |
|
|
|
|
|
10.
Os sistemas de avaliação utilizados são satisfatórios |
|
|
|
|
|
11.
O tamanho das turmas é o ideal |
|
|
|
|
|
12.
Antevejo amplas possibilidades de uso dos conhecimentos adquiridos no Curso. |
|
|
|
|
|
13.
Orgulho-me de estudar no Curso de Ciências Contábeis/UFSM |
|
|
|
|
|
05. Para cada item da infra-estrutura do Curso de Ciências
Contábeis da UFSM, forneça sua avaliação, conforme relação abaixo:
1) Péssimo 2) Ruim
3) Regular 4) Bom 5) Ótimo
Fatores |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
01.
Biblioteca |
|
|
|
|
|
02.
Xerox |
|
|
|
|
|
03.
Laboratório |
|
|
|
|
|
04.
Centro ou Diretório Acadêmico |
|
|
|
|
|
05.
Lanchonete |
|
|
|
|
|
06.
Dep. de Livros e Publicações |
|
|
|
|
|
07.
Livraria (Cesma) |
|
|
|
|
|
08.
Salas de Aula |
|
|
|
|
|
09.
Estabelecimento |
|
|
|
|
|
10.
Recursos audiovisuais |
|
|
|
|
|
11.
Limpeza do prédio |
|
|
|
|
|
12.
Banheiros |
|
|
|
|
|
ANEXO 4 - QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES
DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
I - OPINIÃO SOBRE AS
NECESSIDADES DO MERCADO
01. Indique com um (X) o grau de intensidade com que os
conhecimentos abaixo são hoje necessários para o desempenho competente do
formado (Contador) em cursos de Ciências Contábeis, e a qualidade do Curso de
Ciências Contábeis da UFSM em cada área, em termos de conteúdos e carga
horária, considerando as necessidades de sua atividade profissional e a
formação obtida no Curso de Ciências Contábeis da UFSM (se tiver
dúvidas sobre o conteúdo de cada área de conhecimento, veja o anexo A).
Nos espaços em branco cite outros que não estão especificados e que julga
necessário. (usar o seguinte critério):
|
1 |
- Absolutamente Desnecessário |
|
1 |
- Muito Inadequado |
|||
Grau de |
2 |
- Desnecessário |
|
|
2 |
- Inadequado |
||
Necessidade (1) |
3 |
- Regular |
|
|
Adequação (2) |
3 |
- Regular |
|
|
4 |
- Necessário |
|
|
4 |
- Adequado |
|
|
|
5 |
- Muito Necessário |
|
|
5 |
- Muito Adequado |
||
Entende-se por:
“Grau de Necessidade”(1): Importância do conhecimento em questão para o trabalho do
Contador.
“Adequação”(2): Qualidade do Curso de Ciências Contábeis da Universidade
Federal de Santa Maria na transmissão do conhecimento em questão.
Área de Conhecimento |
1 |
|
2 |
||||||||||
Grau de Necessidade |
Qualidade |
||||||||||||
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||
01 |
Psicologia
Aplicada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
02 |
Contabilidade
Geral |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
03 |
Direito
do Trabalho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
04 |
Processamento
de Dados * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
05 |
Matemática
Aplicada (Não a Financeira) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
06 |
Organização
e Métodos * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
07 |
Tópicos
de Análise de Projetos * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
08 |
Estatística
Aplicada |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
09 |
Matemática
Financeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10 |
Economia
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
11 |
Sociologia |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
12 |
Administração
Mercadológica (Marketing) * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
13 |
Administração
de Produção * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
14 |
Planejamento/Orçamento
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15 |
Processo
Decisório * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
16 |
Finanças
Empresariais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
17 |
Legislação
Tributária Estadual (ICMS) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18 |
Legislação
Tributária Federal (I. Renda) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
19 |
Trabalho
de Graduação * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
20 |
Estágio
Supervisionado * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
21 |
Noções
de Direito Público e Privado |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
22 |
Direito
Comercial |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
23 |
Análise
de Sistemas Contábeis * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
24 |
Comércio
Exterior |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
25 |
Auditoria
Contábil |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
26 |
Perícia
Contábil * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
27 |
Ética
e Legislação Profissional Contábil |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
28 |
Contabilidade
Rural |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
29 |
Contabilidade
Imobiliária |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
30 |
Estrutura
e Análise de Balanços |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
31 |
Contabilidade
Pública |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
32 |
Contabilidade
Informatizada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
33 |
Contabilidade
Financeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
34 |
Contabilidade
de Custos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
35 |
Análise
de Custos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
36 |
Português
Instrumental |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
37 |
Metodologia
da Pesquisa * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
38 |
Inglês
Instrumental |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
39 |
Espanhol |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
40 |
Contabilidade
Tributária * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
41 |
Contabilidade
Social * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
42 |
Constituição
e Legalização de Empresas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
43 |
Geografia
Econômica * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
44 |
Instituições
Financeiras * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
45 |
Contabilidade
Gerencial * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
46 |
Teoria
da Contabilidade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
47 |
Introdução
à Ciência da Administração |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
48 |
Política
de Negócios * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
49 |
Contabilidade
Avançada * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
50 |
Comportamento
Organizacional * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
51 |
Tópicos
de Contabilidade Internacional * |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
52 |
Contabilometria
* |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
53 |
|
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II - AVALIAÇÃO DO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFSM
02. Fatores que influenciaram
a escolha da profissão de Contador.
1) Nenhuma Influência
2)
Pouca Influência
3)
Muita Influência
Fatores |
1 |
2 |
3 |
01.
Vocação |
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02.
Orientação dos Pais/parentes/amigos |
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03.
Negócios da família |
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04.
Amplo mercado de trabalho |
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05.
Perspectiva profissional |
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06. Necessidade de
diploma para progredir na área que trabalha |
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07.
Vestibular menos concorrido |
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08.
Curso complementar a algum outro realizado |
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09.
Curso menos complexo que os tradicionais |
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10. Dar
continuidade a um planejamento acadêmico pré-estabelecido |
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11. Curso em
evidência na época da escolha |
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03. Fatores que influenciaram a escolha do Curso de
Ciências Contábeis da UFSM
1) Nenhuma Influência
2)
Pouca Influência
3)
Muita Influência
Fatores |
1 |
2 |
3 |
01.
Prestígio da UFSM |
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02.
Por ser gratuito |
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03.
Localização |
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04.
Qualidade do Corpo Docente |
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05.
Experiência profissional dos Docentes |
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06.
Imagem dos formandos pelo Curso de C. Contábeis/UFSM. |
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07.
Influência de outras pessoas |
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08.
Ambiente/amigo que estão cursando o Curso de C. Contábeis |
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09.
UFSM possui boa infra-estrutura |
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10.
O Curso de Ciências Contábeis possui boa infra-estrutura |
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04. Para cada afirmação abaixo, diga se concorda ou discorda,
conforme relação abaixo:
1) Discorda Plenamente
2)
Discorda
3)
Neutro
4)
Concorda
5)
Concorda Plenamente
Fatores |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
01. Os professores
de Ciências Contábeis da UFSM são bem preparados |
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02.
A didática dos professores é adequada |
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03.
As instalações do prédio são adequadas |
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04.
A biblioteca atende as necessidades |
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05.
Existe um entrosamento perfeito entre as disciplinas |
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06. Para cada
disciplina lecionada, percebo claramente seu papel no contexto do curso |
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07.
O currículo atende as necessidades |
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08. A medida em que
se avança no Curso se tem uma imagem mais positiva do Curso |
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09. Os
conhecimentos adquiridos no Curso de Ciências Contábeis da UFSM dão-me
segurança em relação ao futuro profissional |
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10.
Os sistemas de avaliação utilizados são satisfatórios |
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11.
O tamanho das turmas é o ideal |
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12. Antevejo amplas
possibilidades de uso dos conhecimentos adquiridos no Curso C. Cont |
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13. A bibliografia
disponível para pesquisa – estudo -
trabalho é eficaz |
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05.
Para cada item da infra-estrutura do Curso de Ciências
Contábeis da UFSM, forneça sua avaliação, conforme relação abaixo:
1) Péssimo
2) Ruim
3) Regular
4) Bom
5) Ótimo
Fatores |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
01.
Biblioteca |
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02.
Xerox |
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03.
Laboratório |
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04.
Centro ou Diretório Acadêmico |
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05.
Lanchonete |
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06.
Dep. de livros e Publicações |
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07.
Livraria (Cesma) |
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08.
Salas de Aula |
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09.
Estabelecimento |
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10.
Recursos audiovisuais |
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11.
Limpeza do prédio |
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12.
Banheiros |
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13.
Como avalia o sistema de matrícula |
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14.
Como avalia o quadro de funcionários |
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15.
Satisfação com o curso num sentido geral |
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ANEXO 5 - OBJETIVOS PROGRAMÁTICOS DAS DISCIPLINAS
PSICOLOGIA APLICADA:
OBJETIVOS: Conhecer dados significativos da teoria comportamental com vistas ao
desenvolvimento de suas percepções e
habilidades no trato com as pessoas. Dominar o conhecimento e o uso de técnicas
que possibilitem interpretar as relações comportamentais, adequando-as às
situações de trabalho. Desenvolver a percepção da importância, aplicabilidade,
oportunidade e influência da psicologia no comportamento humano, direcionando-a
a todas as áreas da organização.
PROCESSAMENTO DE DADOS:
OBJETIVOS: Descrever a organização funcional de computador.
Identificar as principais formas de utilização e aplicação de computadores.
Utilizar programas aplicativos dos tipos processadores de texto, planilhas
eletrônicas e banco de dados.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS:
OBJETIVOS: Conhecer o funcionamento das estruturas organizacionais,
visando ao alcance de maior produtividade e racionalização das atividades da
entidade. Conceitos básicos de
organização e métodos. Técnicas de levantamento de informações. Seleção de
informações. Análise de informações. Técnicas de elaboração de formulários.
Técnicas de preparação de normas e manuais. Práticas de organização e métodos.
TÓPICOS DE ANÁLISE DE PROJETOS:
OBJETIVOS: Consiste em possibilitar ao gestor de recursos (Não
necessariamente da área financeira) de uma organização, dominar conceitos que
permitam elaborar, analisar e acompanhar a implementação de um projeto de sua
responsabilidade.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA:
OBJETIVOS: Conhecer a realidade mercadológica das empresas. Planejar e
avaliar estratégias mercadológicas. Administração de Marketing. O mercado
qualitativo e quantitativo. Produto e Serviço. Embalagem e Marca. Preço.
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO:
OBJETIVOS: Comando do Processo Produtivo: planejamento, programação e
controle da produção. Medidas de produtividade. Manutenção. Controle de
qualidade.
PROCESSO DECISÓRIO:
OBJETIVOS: Visualizar globalmente e compreender a estrutura e a
administração dos sistemas de informações gerenciais. Otimizar o processo
decisório nas empresas através dos sistemas de informações gerenciais.
TRABALHO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS:
OBJETIVOS: Elaborar uma proposta de trabalho na área de atuação
profissional do contador. Desenvolver e apresentar o trabalho proposto.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
OBJETIVOS: Desenvolver habilidades e diagnosticar procedimentos contábeis.
Analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional, atenuando o
impacto da passagem da vida acadêmica para a vida profissional, completando o
processo de ensino-aprendizagem através da atividade de estágio.
ANÁLISE DE SISTEMAS CONTÁBEIS:
OBJETIVOS: Permitir a compreensão do estado da arte dos sistemas de
informações econômico-financeiras dentro de uma visão atual de controladoria,
considerando a sua influência estratégica para as organizações.
PERÍCIA CONTABIL:
OBJETIVOS: Transmitir, inicialmente, ao aluno todos os conceitos relacionados a atividade contábil: o exercício
da profissão, o Código do Processo Civil, as técnicas os quesitos e a
fundamentação da prova, Na segunda etapa da disciplina, serão transmitidos
todos os conceitos de investigação contábil, entre eles: os crimes financeiros,
as técnicas de investigação, o Código Processual Penal e criminologia.
CONTABILIDADE INFORMATIZADA:
OBJETIVOS: Utilizar o processamento da informática para a operação de
um sistema de contabilidade que visa a servir como ferramenta de controle
patrimonial na gestão empresarial.
METODOLOGIA DA PESQUISA:
OBJETIVOS: Utilizar a metodologia apropriada, através de princípios
métodos e técnicas especificas, usando o raciocínio lógico no desenvolvimento
da pesquisa científica.
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA:
OBJETIVOS: Conhecer os dispositivos técnicos-legais que determinam a
disciplina, a incidência, o cálculo, o
recolhimento e o controle dos tributos devidos pelo contribuinte para a sua
devida aplicação.
CONTABILIDADE SOCIAL:
OBJETIVOS: Apresentar ao aluno conceitos de microeconomia e
macroeconomia, visando familiarizá-lo com o instrumento analítico básico dessas
áreas. Conhecer
as contas nacionais, elaborar tabela de insumo-produto e de quadros de fluxos
financeiros. Conhecer a moeda e ativos financeiros - Contas Monetárias -
Balanço de Pagamento - Orçamento Público e Monetário.
GEOGRAFIA ECONÔMICA:
OBJETIVOS: Reconhecer a importância da mão de obra na atividade
econômica. Identificar as fontes, formas e fatores de produção de energia.
Compreender o mecanismo do comércio e dos sistemas de circulação. Analisar os
diferentes processos de industrialização, os fatores de localização das
indústrias, bem como, as conseqüências da industrialização
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:
OBJETIVOS: Apresentar as características gerais da estrutura do
Sistema Financeiro Nacional (SFN), com enfoque nas Instituições Financeiras
(lF). Apresentar as características
gerais dos ativos financeiros negociados no país e as técnicas de análise do
ponto de vista do investidor.
CONTABILIDADE GERENCIAL:
OBJETIVOS: Extrair e utilizar dados dos demonstrativos contábeis, dos
controles de custos, dos orçamentos e
demais relatórios visando a gerar informações úteis para a tomada de decisões.
POLÍTICA DE NEGÓCIOS:
OBJETIVOS: Proporcionar uma visão das macrotendências do ambiente
internacional. A empresa do futuro. Competindo pelo futuro. Competências
essenciais. Instrumentos estratégicos. Ciclo de vida. Meios industriais genéricos.
CONTABILIDADE AVANÇADA:
OBJETIVOS: Utilização de técnicas de elaboração de demonstrações
contábeis em moeda constante e consolidadas. (Correção Integral e conversão
para moeda estrangeira.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
OBJETIVOS: Compreender as relações que se estabelecem no interior das
organizações entre indivíduos e grupo/organização e conhecer os fatores de
terminantes do como as referidas relações acontecem na dinâmica organizacional.
(conflitos intra e inter-grupais - liderança - poder - clima e cultura
organizacional).
TÓPICOS DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL:
OBJETIVOS: Conduzir os alunos a reflexões sobre o escopo
internacional da contabilidade das diferenças e similaridades do pensamento
contábil, princípios, normas vigentes nos diversos países e as tentativas de
das práticas contábeis. A
Internacionalização dos negócios, a globalização da economia e a integração dos
mercados. As necessidades de informações decorrentes dessa nova realidade.
A relevância da Contabilidade Internacional no atual estágio
de desenvolvimento economia brasileira. Uma visão dos assuntos mais relevantes
em Contabilidade Internacional e diferentes perspectivas. Princípios e
procedimentos Contábeis Internacionais. A profissão contábil nos diferentes
países.
CONTABILOMETRIA:
OBJETIVOS: Aplicação de instrumental quantitativo que melhore a
qualidade ou torne possível a elaboração de informações de caráter contábil,
necessárias aos processos de planejamento e controle econômico-financeira.
ANÁLISE DE LIQUIDEZ:
OBJETIVOS: Propiciar aos participantes a compreensão e habilitação
técnica na análise financeira dos recursos e fontes de financiamentos das
empresas. Enfatizar a visão sistêmica e holística da organização de negócios,
na manutenção da liquidez e rentabilidade das atividades, visando à criação de
valor como agente econômico, no atual ambiente de veloz segmentação e
globalização com alta competitividade. Discutir os fundamentos teóricos
contábeis-financeiros e simular a aplicação da teoria em modelos de avaliação
de decisões de investimentos em Capital de Giro para manutenção da liquidez,
observando a rentabilidade da empresa.
ANEXO 6 - CARTA
DE APRESENTAÇÃO AOS RESPONDENTES
Santa Maria, 20 de abril de 2000
Prezado colega, professor,
dirigente e formando:
Solicito sua
colaboração no sentido de responder ao presente questionário.
As informações
obtidas serão utilizadas em estudo que estou realizando no Mestrado em
Administração na Universidade Federal de Santa Maria em convênio com a
Universidade Federal de Santa Catarina, que tem como foco especial
"Formação de Contadores e Mercado de Trabalho um Estudo da Realidade de
Santa Maria. RS".
A sinceridade
de suas respostas é fundamental. Quanto à presteza na devolução do questionário,
é condição "sine qua non" para o êxito do trabalho, cujo relatório
final deverá ser entregue em fins de setembro.
Antecipadamente
agradeço o tempo que você vai investir no preenchimento deste
questionário, o cuidado e atenção que
dispensar à tarefa.
Atenciosamente.
Prof. Cleber Augusto
Biazus
PS
- Qualquer dúvida sobre e preenchimento do questionário favor entrar em contato com o Prof.
Cleber pelos telefones:
Telefone
UFSM 222-34-44 Ramal 300 (Fax)
Celular
- 9973-6622
Residência
- 221-5706 (Fax)
ANEXO 7 - CARTA DE APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
PELO COORDENADOR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
SANTA MARIA
Santa Maria, RS, 20 de abril de
2000.
Da : Coordenadora do Curso
Ciências Contábeis
Ao : Ex-Alunos do Curso de
Ciências Contábeis/UFSM
Assunto: Comunicação (faz)
É com alegria
que voltamos à presença de V. Sa. dando continuidade ao nosso esforço de
aproximação entre os Ex-Alunos e o Curso.
Muitos de
nossos Ex-Alunos devem ter conhecimento de que esta Coordenação vem se
preocupando com o contínuo aperfeiçoamento do Curso de Ciências Contábeis de
nossa Universidade. Algumas iniciativas neste sentido foram realizadas,
destacando-se os encontros na Semana do Contador,- amplo estudo de diagnóstico da
situação de todas as disciplinas do Curso; reuniões com professores; seminários
com alunos, etc.
Dando apoio a
esta linha de trabalho, contamos, agora, com a pesquisa, a nível de mestrado,
do Prof. Cleber Augusto Biazus., que objetiva identificar a formação do
contador e o mercado de trabalho do egresso do Curso de Ciências Contábeis da
UFSM, a fim de dimensionar algumas questões controvertidas sobre Currículo para
formação de Contadores. Este trabalho, que está sendo realizado com a sua
colaboração, servirá de base para reestudo do Currículo do Curso, visando a
garantir maior adequação às necessidades do mercado de trabalho.
Contando com
seu total apoio a esta pesquisa, que é de real importância para o Curso e para
os Contadores, aguardamos confirmação de seu endereço atual, bem como a breve
devolução dos questionários que lhe serão enviados.
Cordialmente,
Prof. Tania de Moura
Silva
Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis
ANEXO 8 - ESCLARECIMENTO PARA O
PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO PARA OS EGRESSOS
Estamos
encaminhando, junto ao questionário o anexo (5) com o objetivo sumarizado das
disciplinas para esclarecer as dúvidas sobre o conteúdo de cada área de
conhecimento, a ser respondido por ex-aluno que está exercendo atividade de
Contador, ou dedica-se exclusivamente ao magistério de disciplinas de
Contabilidade.
Ao responder a pergunta de número (1), considere apenas a sua principal atividade
profissional, se possuir mais de uma.
Na pergunta (3) os espaços em branco devem
ser preenchidos por disciplinas que não constam da lista, mas que você
considera indispensável à formação do Contador.
Para as
perguntas (4)-(5)-(6) e (7) você poderá completar com algum outro fator que não
esteja relacionado na lista, mas que é de relevância.
Contamos com a
indispensável participação do colega neste esforço para aperfeiçoar o nosso
Curso, respondendo pronta e fidedignamente o questionário e remetendo-nos o
mais breve possível, não ultrapassando o prazo limite de 20 dias, através do
envelope já subrescritado e selado que o acompanha.
Somente com a participação de cada um, e colaboração com as
diferentes áreas de atuação, é que somaremos esforços para dar à nossa
profissão o devido reconhecimento, principalmente nesta área controvertida. Aguardando
o seu pronunciamento, subscrevo-me
Atenciosamente.
Prof. Cleber Augusto Biazus
Contador - CRC/RS - 29.190
ANEXO 9 - ESCLARECIMENTO PARA O
PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO PARA OS FORMANDOS DE DEZ/2000
Estamos
encaminhando, junto ao questionário, o anexo (5) com o objetivo sumarizado das
disciplinas para esclarecer as dúvidas sobre o conteúdo de cada área de
conhecimento, a ser respondido pelo aluno formando do Curso de Ciências
Contábeis da Universidade Federal de
Santa Maria.
Na pergunta (1) os espaços em branco devem
ser preenchidos por disciplinas que não constam da lista, mas que você
considera indispensável a formação do Contador.
Para as
perguntas (2)-(3)-(4) e (5) você poderá completar com algum outro fator que não
esteja relacionado na lista, mas que é de relevância.
Contamos com a
indispensável participação do aluno formando neste esforço para aperfeiçoar o
nosso Curso, respondendo pronta e fidedignamente o questionário e remetendo-nos
o mais breve possível, não ultrapassando o prazo limite de 10 dias.
Somente com a participação de cada um, e colaboração com as
diferentes áreas de atuação, é que somaremos esforços para dar à nossa
profissão o devido reconhecimento, principalmente nesta área controvertida. Aguardando
o seu pronunciamento, subscrevo-me
Atenciosamente.
Prof. Cleber Augusto Biazus
Contador - CRC/RS - 29.190
ANEXO 10 - ESCLARECIMENTO PARA O
PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO PARA OS
DIRIGENTES EMPRESARIAIS
Estamos
encaminhando, junto ao questionário o anexo (5) com o objetivo sumarizado das
disciplinas para esclarecer as dúvidas sobre o conteúdo de cada área de
conhecimento, a ser respondido pelo dirigente de empresa.
Na pergunta (4) os espaços em branco devem
ser preenchidos por disciplinas que não constam da lista, mas que você
considera indispensável a formação do Contador.
Para a
pergunta (5) você poderá completar com algum outro fator que não esteja
relacionado na lista, mas que é de relevância.
Contamos com a
indispensável participação do senhor dirigente neste esforço para aperfeiçoar o
nosso Curso, respondendo pronta e fidedignamente o questionário e remetendo-nos
o mais breve possível, não ultrapassando o prazo limite de 10 dias, através do
envelope já subrescritado e selado que o acompanha.
Somente com a participação de cada um, e colaboração com as
diferentes áreas de atuação, é que somaremos esforços para dar à nossa
profissão o devido reconhecimento, principalmente nesta área controvertida. Aguardando
o seu pronunciamento, subscrevo-me
Atenciosamente.
Prof. Cleber Augusto Biazus
Contador - CRC/RS - 29.190
ANEXO 11 - ESCLARECIMENTO PARA O
PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE
CONTABILIDADE
Estamos
encaminhando, junto ao questionário o anexo (5) com o objetivo sumarizado das
disciplinas para esclarecer as dúvidas sobre o conteúdo de cada área de
conhecimento, a ser respondido pelo colega que está exercendo atividade de
Contador, ou dedica-se exclusivamente ao magistério de disciplinas de
Contabilidade.
Na pergunta (1) os espaços em branco devem
ser preenchidos por disciplinas que não constam da lista, mas que você
considera indispensável a formação do Contador.
Para as
perguntas (2)-(3)-(4) e (5) você poderá completar com algum outro fator que não
esteja relacionado na lista, mas que é de relevância.
Contamos com a
indispensável participação do colega professor neste esforço para aperfeiçoar o
nosso Curso, respondendo pronta e fidedignamente o questionário e remetendo-nos
o mais breve possível, não ultrapassando o prazo limite de 20 dias, através do
envelope já subrescritado.
Somente com a participação de cada um, e colaboração com as
diferentes áreas de atuação, é que somaremos esforços para dar à nossa
profissão o devido reconhecimento, principalmente nesta área controvertida.
Aguardando o seu pronunciamento, subscrevo-me
Atenciosamente.
Prof. Cleber Augusto Biazus
Contador - CRC/RS - 29.190