5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

 

Esse capítulo encerra o presente trabalho e tem como finalidade apresentar as conclusões obtidas, baseadas nas respostas segundo visão e a opinião dos respondentes. Tem como referência os objetivos e resultados do estudo, além de algumas recomendações necessárias para futuros estudos sobre o tema.

Esse estudo foi realizado com o objetivo de discutir a adequação do ensino em nível de graduação proporcionado pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, às necessidades do mercado de trabalho.

As conclusões da pesquisa estão embasadas na análise das respostas obtidas considerando-se:

·        Os quatro grupos de respondentes (Egressos, Formandos do Curso de Ciências Contábeis, Professores do Departamento de Contabilidade da UFSM e Dirigentes Empresarias de Santa Maria-RS.);

·        Avaliação das disciplinas constantes do questionário, quanto à necessidade do mercado e qualidade do ensino;

·        fatores que influenciaram a escolha do Curso, no caso dos egressos e formandos do mesmo;

·        Avaliação dos aspectos didático-pedagógicos e da infra-estrutura do Curso.

 

5.1 CONCLUSÕES

 

Ao analisar as necessidades do mercado de Santa Maria-RS, em termos de formação acadêmico-profissional para o exercício da profissão do contador, as visões dos respondentes foram:

a)     na visão e opinião dos Dirigentes Empresariais de Santa Maria-RS., pode-se classificar como os usuários do produto do Curso, e cuja atividade preponderante destes é o comércio. Em suas visões pode-se dizer que a grade curricular do Curso é adequada às necessidade do mercado, embora  sugerindo um maior aprofundamento nas disciplinas de legislação que dizem respeito à tributação e ao planejamento financeiros;

b)     na visão dos Egressos,  que atuam em sua maior parte em organizações do setor de prestação de serviços, encontrou-se quase a mesma idéia, mas existe uma preocupação com as disciplinas de Auditoria Contábil e Perícia Contábil. Isso leva a crer que existe a preocupação com a credibilidade e a confiabilidade das informações para as organizações;

c)      na visão dos Formandos, repete-se o mesmo feito, porém é dada maior ênfase para as disciplinas: Finanças Empresariais e Contabilidade Financeira, o restante iguala-se às opiniões e visões dos segmentos anteriores;

d)     para os Professores do Departamento de Contabilidade, a visão é voltada inicialmente para os aspectos técnicos e doutrinários que consideram a pedra angular da formação do Contador. Segue-se uma percepção crítica das disciplinas que dizem mais respeito à confiabilidade dos registros e à tomada de decisão dentro das organizações. São destacadas as disciplinas de Auditoria Contábil e Contabilidade Gerencial.

Portanto, em uma análise global das necessidades das disciplinas ao mercado de trabalho, pode-se dizer que as percepções dos respondentes estão bastante próximas, com apenas uma pequena divergência por parte dos professores.

Como pontos fracos, houve unanimidade dos respondentes com relação às disciplinas consideradas desnecessárias (inadequadas), pertencentes a área mais de formação humanística, constante da grade curricular.

No que diz respeito às disciplinas de formação técnica, os dirigentes empresariais reclamam da Contabilidade Pública e da Contabilidade Imobiliária. Cabe, porém, observar que as disciplinas citadas, embora aparentemente desinteressam a esta classe, devem obrigatoriamente, integrar o currículo mínimo.

Analisando-se a adequação dos ensinamentos teóricos e doutrinários das disciplinas do Curso de Ciências Contábeis às necessidades do mercado, na visão dos respondentes conclui-se que os dirigentes empresariais e egressos do Curso, estão prejudicados para opinar, devido ao fato de não possuírem subsídios para tal. Os formandos e professores possuem opiniões e visões idênticas quanto às disciplinas mais qualificadas e divergem quanto às disciplinas consideradas menos qualificadas, havendo diferença nas visões e opiniões.

Na análise dos fatores que influenciaram positivamente na escolha do Curso de Ciências Contábeis da UFSM, na visão dos respondentes (Egressos e Formandos) foram: gratuidade e localização; entre os fatores que não influenciaram, encontrou-se o ambiente/amigos, ambos indicados quase por unanimidade  e divergência de opinião quanto à experiência profissional dos professores e à influência de outras pessoas.

Cabe salientar que, na lista dos fatores elencados no questionário em número de dez, encontra-se um fator que merece destaque e que, na opinião dos respondentes, dentro da escala utilizada de pontuação, não obteve percentual superior a 50%: é o item qualidade do corpo docente. Deve ser evidenciado que, hoje, o desempenho e a qualificação do professor é essencial para a transmissão do saber e o corpo docente deve ser o elemento de vanguarda para a formação do contador.

Na avaliação didático-pedagógica realizada pelos egressos, formandos do Curso  e Professores do Departamento de Contabilidade, os egressos e formandos, concordam em suas visões e opiniões, enquanto os professores discordam. Deve-se levar em consideração que a análise feita pelos respondentes (egressos e formandos), em suas opiniões com relação aos 12 itens elencados do questionário, não se detiveram em três itens importantíssimos, e que dão toda a sustentação à formação do Contador, que são: Biblioteca, Didática dos Professores e entrosamento das disciplinas. Dos três itens em destaque deve ser dada uma grande ênfase para a fonte do saber (biblioteca); se esta atende às necessidade do ensino, pode vir a ser a maior mola propulsora da aprendizagem e pela qual se adquire o conhecimento.

Entende-se que este item deveria ser o primeiro a ser considerado, mas surpreendemente não foi. Isso dá a entender que os egressos e formandos estão mais preocupados em assimilar apenas o conteúdo apresentado em sala de aula, sem maiores preocupações com a auto-aprendizagem e aprofundamento dos conteúdos abordados pelos professores. Estabelece-se como corolário da afirmativa anterior que o hábito de freqüentar a Biblioteca contribuiria decisivamente para que o aluno soubesse avaliar a real importância de uma boa didática e o orientaria sobre o necessário entrosamento entre as disciplinas.

Na análise da  infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis, realizada pelos Egressos, Formandos do Curso e Professores do Departamento de Contabilidade, constata-se que existe uma relação acentuada em suas respostas no que diz respeito à maioria dos itens elencados. Porém, existe uma preocupação muito significativa no que se refere aos recursos audiovisuais que, se supõe insuficientes, o que prejudica a transmissão do conhecimento. Também devem ser examinados com muita cautela, por parte dos órgãos competentes, os baixos conceitos atribuídos pelos respondentes para a Biblioteca, que deveria ser a base fundamental da verdadeira aprendizagem.

Para concluir, recorda-se que a pesquisa abrangeu quatro segmentos:

·        Os dirigentes empresariais: usuários da informação contábil e do produto do curso, os egressos.

·        Os egressos: profissionais que trabalham e interpretam as informações contábeis requeridas ou utilizadas pelos dirigentes empresariais.

·        Os formandos: alunos em final de curso, e que, em alguns casos, já conhecem o mercado de trabalho.

·        Os professores: a quem cabe a transmissão do conhecimento, e uma grande parcela na adequação dos egressos às exigências do mercado, representados, nesta pesquisa, pelos dirigentes empresariais.

O propósito do estudo foi conhecer a realidade existente entre o ensino da contabilidade do Curso de Ciências Contábeis e as necessidades do mercado de trabalho de Santa Maria-RS.

Espera-se que os resultados desse trabalho possam despertar a atenção de todos os envolvidos no processo de formação do Contador, e que as recomendações sugeridas sejam amplamente discutidas e implementadas.

A cidade de Santa Maria-RS., que serviu de base para a pesquisa, é uma região carente de indùstrias de transformação, e caracterizada por empresas de pequeno e médio porte comerciais.

Deve ficar evidenciado que embora prevaleça o ramo comercial, não pode e não deve ser esquecido que a formação do egresso deve ser dirigida de maneira que ele também tenha a visão e a competência do Contador voltada para uma empresa de grande porte.

Também merecem atenção as respostas em relação às disciplinas necessárias às necessidades do mercado. Na visão e opinião do usuário da contabilidade que está ligado ao ramo comercial, não pode ficar esquecido que a ênfase do ensino não deve ser dado somente à empresa privada, pois como a pesquisa demonstrou, um segmento menor, mas de tamanho relevante dos egressos está atuando em empresas e entidades governamentais.

Face aos novos desafios que se apresentam devido às mudanças previstas no milênio que inicia, e pela opinião dos respondentes sobre as disciplinas necessárias às necessidades do mercado de Santa Maria-RS., fica evidente que o Curso de Ciências Contábeis da UFSM poderá utilizar os dados da presente pesquisa como subsídios para a futura análise curricular. Isso oportunizará a viabilidade de modificações que deverão exigir a participação do corpo docente e discente, coordenação e, Colegiado do Curso e, principalmente, o envolvimento da própria Instituição, bem como, a representação da Classe Contábil e da sociedade.

O presente trabalho vem alertar e contribuir com  os órgãos competentes, para que revejam os objetivos do Curso, como também os objetivos e ementas das disciplinas que foram consideradas como desnecessárias para o curso, na qual muitas dessas são consideradas obrigatórias para o currículo mínimo. As possíveis causas dessa ocorrência poderão ser atribuídas ao conteúdo que não estão dentro das necessidades do mercado, ou que o seu conteúdo programático esteja longe da realidade ou não se adapte à formação do Contador.

 

Sugere-se ao Coordenador do Curso e a Chefia do Departamento de Contabilidade:

 

·        Promover maiores investimentos na área de formação pedagógica para os seus docentes;

·        promover a integração e a discussão permanente no Curso das questões com relação ao ensino entre o corpo docente da Contabilidade e da Educação;

·        promover discussões periódicas com o corpo discente, afim de avaliar se os objetivos do Curso e das disciplinas estão sendo transmitidos a contento;

·        Promover gestões junto à Instituição e órgãos financiadores, visando no aumento do acervo bibliográfico de títulos na área da contabilidade;

·        Dotar o Curso de Ciências Contábeis da UFSM e o Departamento de Contabilidade, de equipamentos audio-visuais de última geração que possibilite ao corpo docente e discente, acesso a tecnologias modernas disponíveis no mercado, visando à melhoria da qualidade da pesquisa e do ensino.

 

Para os professores sugere-se:

 

·        Realizar trabalhos de pesquisa no campo contábil;

·        Participar mais ativamente em Congressos, Seminários e Cursos, na busca de novos conhecimentos em suas respectivas áreas, na área de pedagogia, bem como, na área de conhecimentos gerais com vista a formação humana e não só técnica, visando estimular à produção científica;

·        Estimular o corpo discente a participar no desenvolvimentos de trabalhos de cunho científico.

 

Sugere-se aos alunos do Curso de Ciências Contábeis da UFSM, que:

 

·        Exijam a boa qualidade do ensino e professores mais comprometidos com a transmissão do saber;

·        Que a sala de aula seja o fórum permanente para refletir e questionar aquilo que está sendo transmitido;

·        Participem ativamente em eventos da classe, tanto na qualidade de ouvinte ou como apresentador de trabalhos.

 

À classe contábil, principalmente ao Conselho Regional de Contabilidade do RS., que:

 

·        O exame de suficiência deverá ser o marco, o termômetro, fazendo com que seja iniciado uma cobrança mais acentuada entre o corpo discente, docente, Instituição e o mercado de trabalho;

 

Aos dirigentes empresarias de Santa Maria-RS., sugere-se que:

 

·        Participem mais ativamente  e que opinem a respeito do "produto" que irão usufruir, haja visto terem uma parcela no custeamento do ensino e na formação do Contador.

 

Ao Ministério da Educação e do Desporto (MED), sugere-se:

 

·        Obrigar as Instituições que busquem a qualificação do seu quadro docente, para a melhoria do ensino;

·        Aplicar maiores verbas para capacitação de professores, por meio de bolsas de estudo.

 

5.2. RECOMENDAÇÕES

 

Em linha gerais  são as recomendações que podem ser feitas e apontadas pelas informações obtidas neste trabalho. São subsídios que tiveram origem na realidade dos respondentes de Santa Maria-RS., que hoje espelham essa realidade, com certeza e com o transcorrer dos dias e com os avanços que surgem, outras sugestões e recomendações poderão serem evidenciadas com a continuidade do tema ora apresentado.

Ao finalizar este estudo, leva-se em consideração que os currículos dos Curso de Ciências Contábeis devem acompanhar os mais recentes estudos e pesquisa que vêm sendo desenvolvidos no campo do conhecimento técnico e científico, como sendo uma forte base cultural e humanística. Esse procedimento visa a colocar no mercado de trabalho profissionais com capacidade de adaptar-se às mudanças constantes que ocorrem, propiciando exercitar o raciocínio lógico e analítico, para que o futuro contador possa exercer suas funções com segurança no mercado de trabalho.

Para isso, recomenda-se que:

·        este tipo de trabalho deva ser realizado em outras Instituições públicas ou privadas que possuam Curso de Ciências Contábeis, para ver se existe homogeneidade de opiniões e visões;

·        Explorar a problemática do trabalho do Contador em pequenas empresa (Contador Autônomo) e grande empresas;

·        Realizar a cada dois anos trabalhos deste tipo pelo Curso de Ciências Contábeis, afim de concentrar esforços na formação de alunos com qualificação às reais e efetivas necessidades de mercado.