UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO
SÓCIO-ECONÔMICO
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ÁREA DE
CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS E GESTÃO INSTITUCIONAL
TURMA ESPECIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
FORMAÇÃO DE CONTADORES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DA REALIDADE DE
SANTA MARIA-RS
2000
FORMAÇÃO DE CONTADORES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DA REALIDADE DE
SANTA MARIA-RS
Universidade Federal de Santa
Catarina
como requisito parcial
para obtenção
do Título de Mestre
em Administração.
Orientador: Prof. Antonio Cezar Bornia, Dr.
FORMAÇÃO DE CONTADORES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DA REALIDADE DE
SANTA MARIA-RS
Esta dissertação foi julgada adequada para obtenção do título
de Mestre em Administração (área de concentração em Políticas e Gestão
Institucional) e aprovada, na sua forma final, pelo Curso de Pós-Graduação em
Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
_____________________________
Prof. Nelson Colossi, Dr.
Apresentada à Comissão
Examinadora integrada pelos professores:
___________________________________
Prof. Antonio Cezar Bornia, Dr.
Orientador
___________________________________
Profª. Angelise Valladares Monteiro,
Drª.
Membro
____________________________________
Profª. Silvia Modesto Nassar,
Drª.
Membro
" Os
caminhos que o homem
percorre têm uma
característica
comum: a superação."
" The path that men
follow have a
common characteristic:
to reach tothe skies."
(Osvaldo Moreira Donat)
À
minha esposa Iolanda e aos nossos
filhos
Caroline e Giulliano, pelas horas furtadas a sua companhia.
AGRADECIMENTOS
Este é o final
de uma grande etapa em minha vida: não a teria vencido se não fosse o carinho,
a parceria, a amizade, a compreensão, a sensibilidade e a contribuição de
muitas pessoas. Às pessoas que me compreenderam, que confiaram em mim, que
colaboraram com o meu trabalho, que me incentivaram em momentos de desânimo e
desilusão e, que em muitos instantes, partilharam da minha alegria e da minha
felicidade, a minha mais profunda e eterna gratidão.
De uma forma
muito especial quero deixar registrado o meu muito obrigado:
·
à Deus , por ter me concedido o direito de viver;
·
"In Memoriam" aos meus pais: Cleonte e Malvina, que
partiram tão cedo, mas que durante a sua vida lutaram para que eu tivesse
melhores condições de crescer, minha eterna gratidão;
·
ao Professor Doutor Antonio Cezar Bornia, orientador deste trabalho, pela paciência,
pela confiança, pelo apoio, compreensão e a grande parcela de novas orientações
as quais contribuíram para aumentar os meus conhecimentos;
·
ao Professor Doutor Nelson Colossi, Coordenador do
CPGA/UFSC, sempre disposto a ajudar e aconselhar a todos os alunos, pela
amizade que conquistamos durante o mestrado, pela sensibilidade e pelo auxílio,
minha gratidão, meu respeito e admiração pelo seu profissionalismo e incentivo
ao longo do curso;
·
à Profª. Doutora Silvia Modesto Nassar, pela amizade,
atenção e disposição em auxiliar na orientação da análise estatística dos
dados;
·
à Profª. Doutora Angelise Valladares Monteiro, pela grande
amizade e incentivo, bem como pela contribuição inicial para definir o caminho
a seguir no desenvolvimento desta pesquisa, meu reconhecimento, estima e
consideração;
·
ao Professor Antonio Reske Filho, colega e companheiro, com
quem tive a honra de conviver desde do início desta grande caminhada, agradeço
os momentos inesquecíveis que vivemos e pelas constantes trocas de idéias que
tivemos, as quais engrandeceram a realização deste trabalho;
·
ao colega de mestrado Prof. Guerino Antonio Tonin, pelo
apoio e incentivo ao longo da caminhada do mestrado;
·
ao Prof. João Manoel E. Rossés, pelas orientações e atenção,
meu reconhecimento e gratidão;
·
aos colegas professores Ivan Henrique Vey, Ronaldo Morales e
Sérgio Madruga, pelo reconhecimento, amizade e irmandade da convivência, pelos
momentos de alegria e descontração nesta ilha da magia e pelo constante e
incondicional apoio e auxílio nas etapas finais do trabalho;
·
ao colega e estimado Prof. Carlos Antonio De Rocchi, pelo
incentivo, pela amizade, pelas opiniões e sugestões que muito contribuíram para
o enriquecimento deste trabalho, meu reconhecimento e minha gratidão;
·
ao Prof. Donaldo Becker, pelo apoio dado à chefia do
Departamento de Contabilidade quando de nossa ausência, muito obrigado;
·
aos funcionários do CPGA/UFSC, Graziela, Marciane, Silvia,
Fernanda, Shandi, Luciana e Ivo pelo carinho, pela disposição e atenção que nos
dispensaram durante o nosso estágio de orientação;
·
aos colegas egressos
do Curso de Ciências Contábeis e formandos de Dezembro/2000,
professores do Departamento de
Contabilidade e Dirigentes de empresas de Santa Maria, pela colaboração e
paciência em responder os questionários e enviá-los no prazo solicitado, porque
sem a colaboração destes, nosso trabalho se tornaria inviável;
·
aos alunos estagiários Carlo Giovani Bortoluzzi e Juliano
Augusto Mello pela colaboração no trabalho, meu muito obrigado;
·
aos demais amigos que fiz durante o mestrado, pelo
aprendizado de vida;
·
aos colegas do Departamento de Contabilidade do CCSH/UFSM
pela compreensão e apoio durante os períodos de afastamento de minhas
atividades da chefia e da docência;
·
ao Prof. Dr. Milton Wittmann, pela amizade, apoio e
incentivo demonstrados durante o mestrado, meu reconhecimento;
·
à Profª. Alba Miriam Ribeiro, pelos conselhos, amizade e o
carinho dispensado durante nossa permanência em Florianópolis;
·
à Profª. Elva Bastianello Porto, pela sua paciência na
revisão do trabalho;
·
agradeço ainda a meus familiares, obrigados a conviver com
as tensões, incertezas, angústias, momentos de frustrações e de desânimo,
sucedendo-se ao longo destes 18 meses de estudo e, por certo, afetando-os de
algum modo. À Iolanda, Giulliano e Caroline divido e dedico a minha alegria por
chegar ao fim desta longa caminhada.
·
a todos estes e a todos aqueles que, por falha nossa, não
foram mencionados, o meu muito obrigado.
|
|
SUMÁRIO |
|
|
|
|
|
|
|
|
AGRADECIMENTOS |
|
|
LISTA DE FIGURAS |
|
|
LISTA DE TABELAS |
|
|
LISTA DE ABREVIATURAS |
|
|
RESUMO |
|
|
ABSTRACT |
|
|
|
1 |
|
|
|
1.1 |
Tema e problema de pesquisa |
|
1.2 |
Objetivos |
|
1.3 |
Justificativa |
|
|
|
2 |
|
|
|
2.1 |
A
ORIGEM DA CONTABILIDADE |
|
2.1.1 |
A Contabilidade na pré-história e no Mundo Antigo |
|
2.1.2 |
A Contabilidade na Idade Média |
|
2.1.3 |
A Contabilidade no Período Moderno |
|
2.2 |
O
ENSINO DA CONTABILIDADE NO BRASIL |
|
2.2.1 |
A Contabilidade no século XVI a XX |
|
2.2.2 |
A Contabilidade no século XX |
|
2.3 |
O
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
|
2.4 |
A
CONTABILIDADE |
|
2.5 |
O
MERCADO DE TRABALHO DO CONTADOR |
|
2.5.1 |
O ensino contábil na formação profissional |
|
|
|
3 |
|
|
|
3.1 |
CARACTERIZAÇÃO
DA PESQUISA |
|
3.2 |
PERGUNTAS
DE PESQUISA |
|
3.3 |
DEFINIÇÃO
DE TERMOS |
|
3.4 |
POPULAÇÃO
DO ESTUDO |
|
3.5 |
COLETA
E ANÁLISE DE DADOS |
|
3.5.1 |
Tipos de dados |
|
3.5.2 |
Instrumento de coleta de dados |
|
3.5.3 |
Procedimentos para a coleta |
|
3.5.4 |
Técnicas de análise e interpretação de dados |
|
3.5.5 |
Análise fatorial de correspondência |
|
3.6 |
LIMITAÇÕES
DA PESQUISA |
|
|
|
4 |
|
|
|
4.1 |
CARACTERÍSTICAS
DAS POPULAÇÕES ENVOLVIDAS |
|
4.1.1 |
O município de Santa Maria |
|
4.1.2 |
A Universidade Federal de Santa Maria |
|
4.1.3 |
Histórico do Curso de Ciências Contábeis/ UFSM |
|
4.2 |
NECESSIDADES
DO MERCADO |
|
4.2.1 |
Visão dos Egressos |
|
4.2.2 |
Visão dos Dirigentes Empresariais |
|
4.2.3 |
Visão dos Formandos |
|
4.2.4 |
Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade |
|
4.2.5 |
Análise Comparativa |
|
4.3 |
ADEQUAÇÃO
DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM |
|
4.3.1 |
Visão dos Egressos |
|
4.3.2 |
Visão dos Formandos |
|
4.3.3 |
Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade |
|
4.3.4 |
Análise Comparativa |
|
4.4 |
FATORES
QUE INFLUENCIARAM A ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM |
|
4.4.1 |
Visão dos Egressos |
|
4.4.2 |
Visão dos Formandos |
|
4.4.3 |
Análise Comparativa |
|
4.5 |
AVALIAÇÃO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM |
|
4.5.1 |
Visão dos Egressos |
|
4.5.2 |
Visão dos Formandos |
|
4.5.3 |
Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade |
|
4.5.4 |
Análise Comparativa |
|
4.6 |
AVALIAÇÃO
DA INFRA-ESTRUTURA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/UFSM |
|
4.6.1 |
Visão dos Egressos |
|
4.6.2 |
Visão dos Formandos |
|
4.6.3 |
Visão dos Professores do Departamento de Contabilidade |
|
4.6.4 |
Análise Comparativa |
|
|
|
5 |
|
|
|
5.1 |
CONCLUSÕES |
|
5.2 |
RECOMENDAÇÕES |
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
Anexo 1 - Questionário remetido aos egressos do Curso de
Ciências Contábeis |
|
|
Anexo 2 - Questionário remetido aos dirigentes empresariais
de Santa Maria-RS |
|
|
Anexo 3 - Questionário entregue aos formandos do Curso
Dez/2000 |
|
|
Anexo 4 - Questionário entregue aos professores do
Departamento de Contabilidade |
|
|
Anexo 5 - Objetivos programáticos das disciplinas |
|
|
Anexo 6 - Carta de apresentação aos respondentes |
|
|
Anexo 7 - Carta de apresentação pelo Coordenador do Curso
de Ciências Contábeis |
|
|
Anexo 8 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos
para os Egressos |
|
|
Anexo 9 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos
para Formandos Dez/2000 |
|
|
Anexo 10 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos
para os Dirigentes Empresariais de Santa Maria-RS |
|
|
Anexo 11 - Esclarecimentos para preenchimento dos anexos
para os professores do Departamento de Contabilidade |
|
LISTA
DE FIGURAS |
Figura 1 |
Número de
questionários enviados aos Respondentes |
Figura 2 |
Percentual
de respostas dos egressos do Curso de Ciências Contábeis |
Figura 3 |
Percentual
de respostas dos dirigentes empresariais de Santa Maria-RS |
Figura 4 |
Percentual
de respostas dos professores do Depto. De Contabilidade |
Figura 5 |
Percentual
de respostas dos formandos formandos do Curso de Ciências Contábeis Dez/2000 |
Figura 6 |
Redução
da escala Likert para às necessidade do mercado |
Figura 7 |
Redução
da escala Likert para a qualidade e
adequação do mercado |
Figura 8 |
Natureza
da organização dos egressos do Curso de ciências Contábeis. Santa Maria-RS.
Maio/2000 |
Figura 9 |
Número
de empregados da organização em que os egressos atuam. Santa Maria-RS.
Maio/2000 |
Figura 10 |
Natureza
da organização dos dirigentes empresariais. Santa Maria-RS. Maio/2000 |
Figura 11 |
Número
de empregados da organização em que os dirigentes empresarias atuam. Santa
Maria-RS. Maio/2000 |
Figura 12 |
A
forma que é confeccionada a contabilidade na organização dos dirigentes
empresariais. Santa Maria-RS. Maio/2000 |
Figura 13 |
Opinião
dos dirigentes empresariais sobre adequação do Curso de Ciências Contábeis da
UFSM. Santa Maria-RS. Maio/2000 |
Figura 14 |
Plano
Fatorial. Visão dos Egressos. Das disciplinas necessárias à formação
acadêmico-profissional |
Figura 15 |
Plano
Fatorial. Visão dos Dirigentes Empresariais. Das disciplinas necessárias à
formação acadêmico-profissiona |
Figura 16 |
Plano
Fatorial. Visão formandos de dezembro/2000.
Das disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional |
Figura 17 |
Plano
Fatorial. Visão dos professores do Departamento de Contabilidade. Das
disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional |
Figura 18 |
Visão
dos Respondentes. Análise comparativa (SPAD-N)
das disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional |
Figura 19 |
Plano
Fatorial. Visão dos egressos. Das disciplinas necessárias qualidade e
adequação às necessidade do mercado |
Figura 20 |
Plano
Fatorial. Visão dos formandos dezembro/2000. Das disciplinas necessárias
qualidade e adequação às necessidade do mercado |
Figura 21 |
Plano
Fatorial. Visão dos Professores do
Departamento de Contabilidade. Das disciplinas necessárias à qualidade e
adequação às necessidade do mercado |
Figura 22 |
Análise
comparativa (SPAD-N), da
qualidade e adequação das disiplinas necessárias à formação
acadêmico-profissional na visão dos formandos dez/2000 e professores do
Departamento de Contabilidade |
Figura 23 |
Análise
comparativa (SPAD-N) das
disciplinas necessárias e desnecessária à formação acadêmico-profissional na
visão dos respondentes |
|
LISTA
DE TABELAS |
|
|
Tabela 1 |
Visão
dos Egressos. Conceito atribuído às necessidade das disciplinas envolvidas
com à formação acadêmico-profissional |
Tabela 2 |
Visão
dos Dirigentes Empresariais. Conceito atribuído às necessidade das
disciplinas envolvidas com à formação acadêmico-profissional |
Tabela 3 |
Visão
dos Formandos. Conceito atribuído às necessidade das disciplinas envolvidas
com à formação acadêmico-profissional. |
Tabela 4 |
Visão
dos Professores do Departamento de Contabilidade. Conceito atribuído às
necessidade das disciplinas envolvidas com à formação acadêmico-profissional. |
Tabela 5 |
Visão
dos Respondentes. Média dos conceitos atribuídos às disciplinas envolvidas
com a formação acadêmico-profissional. |
Tabela 6 |
Visão
dos Egressos. Conceito atribuído à qualidade e adequação das disciplinas, às
necessidades do mercado |
Tabela 7 |
Visão
dos Formandos. Conceito atribuído à qualidade e adequação das disciplinas, às
necessidades do mercado |
Tabela 8 |
Visão
dos Professores do Departamento de Contabilidade. Conceito atribuído à
qualidade e adequação das disciplinas, às necessidades do mercado |
Tabela 9 |
Visão
dos Respondentes. Média atribuída sobre a qualidade e adequação das
disciplinas, às necessidade do mercado. |
Tabela
10 |
Visão
dos Egressos. Grau de influência de diversos fatores na escolha do Curso de
Ciências Contábeis. |
Tabela
11 |
Visão
dos Formandos. Grau de influência de diversos fatores na escolha do Curso de
Ciências Contábeis. |
Tabela
12 |
Visão
dos Respondentes. Média dos conceitos atribuídos aos fatores que
influenciaram na escolha do Curso de Ciências Contábeis. |
Tabela
13 |
Visão
dos Egressos. Avaliação didático-pedagógica do Curso de Ciências Contábeis. |
Tabela
14 |
Visão
dos Formandos. Avaliação didático-pedagógica do Curso de Ciências Contábeis. |
Tabela
15 |
Visão
dos Professores do Departamento de Contabilidade. Avaliação
didático-pedagógica do Curso de Ciências Contábeis. |
Tabela
16 |
Visão
dos Respondentes. Média dos conceitos atribuídas da avaliação didático-pedagógica. |
Tabela
17 |
Visão
dos Egressos. Avaliação da infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis. |
Tabela
18 |
Visão
dos Formandos. Avaliação da infra-estrutura Curso de Ciências Contábeis. |
Tabela
19 |
Visão
dos Professores do Departamento de Contabilidade. Avaliação da
infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis. |
Tabela
20 |
Visão
dos Respondentes. Média dos conceitos atribuída a avaliação da
infra-estrutura do Curso de Ciências Contábeis |
LISTA DE
ABREVIATURAS
AP |
|
Administração de Produção |
ADM |
|
Administração Mercadológica |
AC |
|
Análise de Custos |
ASC |
|
Análise de Sistemas Contábeis |
AUD |
|
Auditoria Contábil |
CEX |
|
Comércio Exterior |
COR |
|
Comportamento Organizacional |
CLE |
|
Constituição e Legalização de Empresas |
CA |
|
Contabilidade Avançada |
CC |
|
Contabilidade de Custos |
CF |
|
Contabilidade Financeira |
CG |
|
Contabilidade Geral |
CGE |
|
Contabilidade Gerencial |
CIM |
|
Contabilidade Imobiliária |
CIN |
|
Contabilidade Informatizada |
CPU |
|
Contabilidade Pública |
CR |
|
Contabilidade Rural |
CS |
|
Contabilidade Social |
CT |
|
Contabilidade Tributária |
COM |
|
Contabilometria |
DC |
|
Direito Comercial |
DT |
|
Direito do Trabalho |
ECO |
|
Economia |
ESP |
|
Espanhol |
SEU |
|
Estágio Supervisionado |
EST |
|
Estatística Aplicada |
EAB |
|
Estrutura e Análise de Balanços |
ELP |
|
Ética e Legislação Profissional Contábil |
FE |
|
Finanças Empresariais |
GE |
|
Geografia Econômica |
ING |
|
Inglês Instrumental |
IF |
|
Instituições Financeiras |
ICA |
|
Introdução à Ciência da Administração |
LTE |
|
Legislação Tributária Estadual |
LTF |
|
Legislação Tributária Federal |
MAT |
|
Matemática Aplicada |
MF |
|
Matemática Financeira |
MP |
|
Metodologia da Pesquisa |
NDP |
|
Noções de Direito Público e Privado |
OM |
|
Organização e Métodos |
PC |
|
Perícia Contábil |
PO |
|
Planejamento/Orçamento |
PN |
|
Política de Negócios |
POR |
|
Português Instrumental |
PD |
|
Processamento de Dados |
PDE |
|
Processo Decisório |
PSI |
|
Psicologia Aplicada |
SOC |
|
Sociologia |
TC |
|
Teoria da Contabilidade |
TAP |
|
Tópicos de Análise de Projetos |
TCI |
|
Tópicos de Contabilidade Internacional |
TGC |
|
Trabalho de Graduação |
PROPLAN |
|
Pró-Reitoria
de Planejamento |
COPERVES |
|
Comissão Permanente do Vestibular/UFSM |
CACISM |
|
Câmara do Comércio e Industria de Santa Maria |
ASCON/SM |
|
Associação dos Construtores de Santa Maria |
SINDUSCON |
|
Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa
Maria. |
|
|
|
|
|
|
RESUMO
Este trabalho objetivou
o desenvolvimento de uma pesquisa sobre:
Formação de contadores e mercado de trabalho: uma realidade de Santa
Maria.RS. Como objetivos específicos procurou-se analisar necessidades do
mercado de trabalho de Santa Maria-RS, em termos de formação acadêmico-profissional
para o exercício da profissão de contador; conhecer a qualidade e adequação do
Curso de Ciências Contábeis às necessidades do mercado; conhecer os fatores que
influenciaram a escolha do Curso; conhecer a avaliação didático-pedagógica e a
infra-estrutura do Curso. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se uma
pesquisa descritiva do tipo exploratória, tomando-se por base quatro populações
envolvidas (Egressos e Formandos do Curso de Ciências Contábeis/UFSM,
Professores do Departamento de Contabilidade/UFSM e Dirigentes Empresariais, da
cidade de Santa Maria-RS). Para tanto, o estudo ocorreu em três fases. Na
primeira fase foram envolvidas as quatro populações, restritas à cidade de
Santa Maria, sendo realizada a coleta de dados por meio de questionários
enviados pelo correio aos respondentes. A segunda fase foi a montagem do banco
de dados coletados através das respostas dos questionários. Na terceira e
última fase, foi feita a análise dos dados coletados, através de tabulação
simples, utilizando-se relação percentual e análise multivariada. Como
resultado da coleta de dados, identificou-se que existe um elevado grau de
homogeneidade nas respostas frente às dimensões analisadas. A análise global
demonstrou significativas divergências e até mesmo incongruências na opinião
dos professores em relação à opinião dos demais respondentes. De modo geral,
foi possível perceber que a opinião dos respondentes concentra-se nas
disciplinas necessárias à formação acadêmico-profissional e diverge significativamente
em relação à opinião dos formandos e professores no que se refere à qualidade e
adequação das disciplinas às exigências do mercado de trabalho.
ABSTRACT
This work objective was developing a research about Formation
of accountants and work market: a reality of Santa Maria/RS. As specific
objectives there are: to analyse Santa Maria/RS's work market necessities in
terms of academic-professional formation, for the exercise of the profession of
accountant; to know Accounting Sciences' Course quality and adequacy to market
necessities; to know the factors that had influenced the course's choice; to
know the course's didactic-pedagogical appraisal and infrastructure. To reach
the considered objectives, a descriptive research became, of exploratory type,
being based on four involved populations (egresses and Accounting Sciences
Course/UFSM concluding, Accounting Department/UFSM Professors and enterprise
Managers, of the city of Santa Maria/RS). For such, the study occurred in three
phases. In the first phase the four populations had been involved, restricted
to the Santa Maria/RS City, being carried through the data collection by
questionnaires sent by the post office to the respondents. The second phase was
the database collected through questionnaires responses assembly. In the third
and last phase, was made the collected data analysis, through simple
tabulation, using percentile relation and multivaried analysis. As data
collection results, it was identified that there is a high degree of
homogeneity in the responses based on the analysed dimensions. The global
analysis demonstrated significant divergences and incongruously in professors
opinion related with another respondents opinion. In general, it was possible to
perceive that the respondents opinion is concentrated for the necessary
academic-professional formation disciplines and are significantly different in
relation to the concluding and professors opinion about discipline quality and
adequacy to the requirements of work market.