Java™ 2 Standard Edition Development Kit (JDK),
Versão 5.0
Instalação Windows

Leia a seguinte documentação antes de instalar o J2SE JDK a partir do CD.

Você já examinou o Acordo de licença do J2SE JDK?

Nota: O JDK tem dois números de versão; o número 5.0 da versão externa e o 1.5.0, da interna. A documentação pode referir-se a qualquer versão; elas são a mesma para ambas.

Requisitos de sistema | Instruções de instalação | Documentação do Java | Solução de problemas


Requisitos de sistema

O J2SE Development Kit 5.0 (JDK 5.0) é suportado pelo Microsoft Windows que executa processadores 100% compatíveis com Intel IA32 e AMD Opteron 32.

A RAM física mínima é um requisito para a execução de aplicativos gráficos. Recomenda-se mais RAM para applets que executam dentro de um navegador com o Java Plug-in. Executar com menos memória pode causar swap para disco, o que tem um efeito grave no desempenho. Programas muito grandes podem exigir mais RAM para desempenho adequado. Estas informações são listadas na tabela "Requisitos de ambiente do software", que encontra-se na página "Software principal". Se você não examinou estas informações, faça isso agora.

O Java 2 SDK pode ser instalado nas seguintes versões do Windows:

Nota: Tentar instalar o JDK numa versão não-suportada do Microsoft Windows ou em uma máquina que não tenha um Service Pack suficientemente atualizado fará com que o instalador gere este aviso:
"Recomendamos não instalar esta plataforma Java pelas seguintes razões: Esta plataforma Java não suporta o sistema operacional nem o service pack do sistema operacional nesta máquina."

Instruções de instalação

O procedimento de instalação tem os seguintes passos:

  1. Comentários sobre a pré-instalação
  2. Desinstalar qualquer versão anterior do Java 2 SDK
  3. Executar o instalador do Java 2 SDK
  4. Utilizar o Java Plug-in com o Netscape 7.x/Mozilla 1.x
  5. Atualizar a variável PATH
  6. Iniciar utilizando o Java 2 SDK!

Se alguma vez precisar desinstalar o Java 2 SDK, as instruções estão aqui.

Comentários sobre a pré-instalação

Para obter as últimas informações sobre o J2SE Development Kit (JDK), você pode querer examinar o ReadMe e as ReleaseNotes. Estes arquivos também são instalados com o software e encontram-se no diretório em que o software foi instalado (A localização padrão é C:\Arquivos de programas\Java\jdk<versão>).

Nesse procedimento, você executará a auto-instalação executável para desempacotar e instalar o lote de software JDK a partir deste CD. Como parte do JDK, esta instalação inclui o Java Plug-in e o Java Web Start, bem como uma opção para incluir o Java 2 Runtime Environment público. (O JDK também contém um JRE privado utilizado apenas por suas ferramentas.)

Java Update - Instalar o JRE público instala automaticamente o recurso Java Update. O propósito do Java Update é fornecer a última atualização do Java para seu computador de uma maneira flexível por meio das opções que você seleciona. O Java Update executa o agendador (jusched.exe) como um processo em background. Depois de reiniciar seu computador, como descrito abaixo, você o verá executando na guia Processos do Gerenciador de tarefas do Windows. Opções de atualização podem ser configuradas via a Java Plug-in Control Panel Update tab, incluindo a operação de desativar o recurso de auto-atualização. Se, por alguma razão, você não quiser que o agendador execute, você pode eliminá-lo efetuando um End Task no Gerenciador de tarefas do Manager. Para mais informações sobre o Java Update, veja Enhancements and Changes. Para obter todas as informações sobre como configurar as opções Java Update, veja a Java Plug-in Control Panel Update tab.

Imprima ou faça bookmark destas instruções - Depois que o software JDK foi instalado, você pode ser solicitado a reinicializar o sistema. Para continuar usando essas instruções depois da reinicialização, imprima esta página agora, faça um bookmark dela agora ou use a função de histórico do navegador da Web para voltar para esta página.

Solucionando problemas - Se tiver alguma dificuldade, veja a seção Solucionando problemas no final deste documento ou envie um relatório do bug sobre o seu problema de instalação.


Nota: Para qualquer texto nessa página que contenha a seguinte notação, você deve substituir essa notação pelo número de versão de atualização adequado.

<versão>

Por exemplo, se estiver fazendo download do instalador para atualizar 1.5.0_01, o seguinte nome de arquivo:

jdk-1_5_0_<versão>-windows-i586.exe

se tornaria:

jdk-1_5_0_01-windows-i586.exe

2. Se 5.0 Beta 1, Beta 2 ou RC estiver instalada, desinstele-a.

Utilize o utilitário Adicionar ou remover Programas do Microsoft Windows, acessível a partir do Painel de controle (Iniciar-> Configurações-> Painel de controle).

3. Executar o instalador JDK


Notas:

  1. Você deve ter permissões administrativas para instalar o JDK no Microsoft Windows 2000 e XP.
  2. Para usuários fazendo esta instalação em máquinas de 32 bits não-ocidentais, selecione "Custom" como Setup Type. Em seguida, em Custom Setup sob o recurso 2 ("Support for Additional Languages"), selecione "Este recursos será instalado no disco rígido".
  3. Tentar instalar o JDK em uma versão não-suportada do Microsoft Windows ou em uma máquina que não tenha um Service Pack suficientemente atualizado fará com que o instalador gere este aviso: "Recomendamos não instalar esta plataforma Java pelas seguintes razões: Esta plataforma Java não suporta o sistema operacional nem o service pack do sistema operacional nesta máquina." Veja os requisitos de sistema acima para obter informações sobre configurações suportadas do Microsoft Windows.


Para começar a instalação de dentro do navegador, depois de ler todas as instruções nesta página, clique aqui. Quando o navegador apresentar um prompt escolha 'Run this program from its current location', clique em OK e siga as instruções quando elas aparecerem na tela.

NOTA: Também aparece um link para o instalador na parte inferior desta página.

Se preferir instalar diretamente do CD, do nível da raiz navegue até a seguinte localização: software\windows\sun. Então, dê um clique duplo no arquivo jdk-1_5_0-windows-i586.exe.

Árvore do diretório instalado

O JDK tem a estrutura de diretório mostrada abaixo.

                  jdk1.5.0_<versão>
  ____________________|___________________
 |    |    |    |    |   |     |      |   |
 |    |    |    |   bin lib    |    demo  |
 |    |    | LICENSE |   |     |         jre
 |    | COPYRIGHT              |        __|__
 |  README.txt              include    |     |
readme.html                           bin   lib

Além disso, o Java Plug-in e o Java Web Start serão automaticamente instalados. Procure o ícone Java Web Start na sua área de trabalho. Haverá também uma entrada para o Java Web Start no menu Iniciar -> Programas.


Java Web Start
  • Compatibilidade: A versão do Java Web Start que vem com este JDK/JRE pode ser executada no JDK/JRE 1.2.2 ou superior. Ela não funcionará com o JDK/JRE 1.1.x ou versão anterior.
  • Fazendo upgrade da versão anterior: Se tiver a versão anterior do Java Web Start, não desinstale-a. Desinstalá-la fará com que o cache de download seja eliminado, e todo o aplicativo Java Web Start instalado anteriormente terá de ser descarregado outra vez. Esta nova versão irá sobrescrever as instalações anteriores e, automaticamente, atualizará navegadores para utilizar esta nova versão. Os arquivos de configuração e pastas de arquivos deprogramas usados pelo Java Web Start mudaram, mas todas as configurações permanecerão intactas depois do upgrade, pois o Java Web Start traduzirá suas configurações para a nova forma.
  • Desinstalando o JDK/JRE 5.0: (1) A única maneira de desinstalar o Java Web Start 1.5.0 é desinstalando o JDK/JRE 5.0. Mas note que fazer isso removerá o cache do 1.5.0 Java Web Start , que armazena os dados de aplicativo Java Web Start. Entretanto, desinstalar o JDK/JRE não irá remover o cache das versões anteriores do Java Web Start (1.0.1 e 1.2). As versões anteriores têm desinstaladores separados para o Java Web Start. (2) Você pode ver uma mensagem enganosa se fizer o seguinte : primeiro fizer o download e o cache de um aplicativo Java Web Start (JNLP) com o JDK/JRE 5.x; então, remover o JDK/JRE 5.x usando "Adicionar ou remover Programas" a partir do Painel de controle do Windows; e, em seguida, tentar remover o aplicativo Java Web Start utilizando o "Adicionar ou remover programas". Essa mensagem enganosa pode ocorrer da seguinte maneira : ao selecionar remover o aplicativo, você verá um diálogo "Erro do desinstalador" informando "Ocorreu um erro ao tentar remover a aplicação Java: <nome do aplicativo>. Talvez ele já tenha sido desinstalado. Deseja remover o aplicativo: <nome do aplicativo> da lista de programas de Adicionar ou remover programas?" Se você concordar com essa mensagem, então verá outro diálogo"Erro do desinstalador" dizendo "Você não tem acesso suficiente para remover a aplicativo Java: <nome do aplicativo> da lista de Adicionar ou remover programas?" Entre em contato com seu administrador de sistema." Esta é a mensagem enganosa . Ela implica que o problema é devido aos privilégios. E não é. O problema é que você já removeu o aplicativo o Java Web Start ao remover o JDK JRE 5.x, mas isso não é refletido no diálogo "Adicionar ou remover programas" até que ele seja atualizado pressionando F5 ou fechado e reaberto. Para evitar essa mensagem enganosa, pressione F5 ou feche e reabra o diálogo. Qualquer aplicativo Java Web Start que foi descarregado e armazenado em cache com o JDK JRE 5.x não vai mais aparecer na lista de programas instalados atualmente.
  • Utilizando o Java Web Start com o Netscape 6.x/7.x: Para usuários do Netscape 6.x/7.x, configure o tipo MIME do Java Web Start (JNLP) na seção Edit->Preferences->Navigator->Helper Applications. A extensão de arquivo é jnlp; o tipo MIME é application/x-java-jnlp-file. Ele deve ser tratado pelo arquivo executável javaws no seu diretório Java Web Start. Note também que, devido a um problema com o JavaScript no Netscape 6.x/7.x, você deve utilizar a versão não-JavaScript da página de demos

4. Utilizar o Java Plug-in com o Netscape 7.x/Mozilla 1.x

O Java Plug-in estende as funcionalidades de um navegador Web, permitindo que applets ou Java Beans sejam executados no ambiente de tempo de execução do Java 2 (Java 2 runtime environment – JRE) da Sun em vez de executar no ambiente de tempo de execução que vem o navegador da Web. O Java Plug-in faz parte do JRE da Sun e é instalado com ele quando o JRE é instalado no computador. Ele funciona tanto com o Netscape como com o Internet Explorer.

Se quiser executar o Netscape 7.x/Mozilla 1.x com o Java Plug-in, faça isso:

5. Atualizar a variável PATH (Opcional)

Você pode executar o JDK sem configurar a variável PATH ou, opcionalmente, pode configurá-la por conveniência.

Devo configurar a variável PATH?

Configure a variável de PATH se quiser executar convenientemente os executáveis de JDK(javac.exe, java.exe, javadoc.exe etc.) a partir de qualquer diretório sem ter de digitar o caminho completo do comando. Se não configurar a variável PATH, você precisará especificar o caminho completo para o executável toda vez que executá-lo, como:

C:> "\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_<versão>\bin\javac" MyClass.java

É útil configurar o PATH permanentemente para que ele persista depois da reinicialização.

Como configurar o PATH permanentemente?

Para configurar o PATH permanentemente, adicione o caminho completo do diretório jdk1.5.0_<versão>\bin à variável PATH. Normalmente, esse caminho completo é parecido com C:\Arquivos de  programas\Java\jdk1.5.0_<versão>\bin. Configure o PATH como mostrado a seguir, em conformidade com o seu ambiente, seja ele Microsoft Windows NT ou 98/2000/ME.

Microsoft Windows NT, 2000, and XP - Para configurar o PATH permanentemente:

  1. Escolha Iniciar, Configurações, Painel de controle e dê um clique duplo em Sistema. No Microsoft Windows NT, selecione a guia Ambiente; no Microsoft Windows 2000 selecione a guia Avançado e, então em Variáveis de ambiente. Procure "Path" nas Variáveis de usuário e Variáveis de sistema. Se não estiver certo do local ao qual adicional o caminho, adicione-o na extremidade direita do "Path" nas Variáveis de usuário. Um valor típico para PATH é:

    C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_<versão>\bin

    O uso de maiúsculas e minúsculas não tem importância. Clique em "Configurar", "OK" ou "Aplicar".

    O PATH pode ser uma série de diretórios separados por pontos-e-vírgulas (;). O Microsoft Windows procura programas nos diretórios PATH da esquerda para a direita. Você só dever ter um diretório bin por vez para um JDK no caminho (os que seguem o primeiro são ignorados), então se um já estiver presente, você pode atualizá-lo para jdk1.5.0_<versão>\bin.

  2. O novo caminho entra em vigor a cada nova janela Prompt de comando que você abre depois de configurar a variável PATH.

Microsoft Windows 98 - Para configurar PATH permanentemente, abra o arquivo AUTOEXEC.BAT e adicione ou altere a instrução PATH como mostrado a seguir:

  1. Inicie o editor de sistema. Escolha "Iniciar", "Executar" e insira sysedit, então clique em OK. O editor de sistema inicia com a exibição de várias janelas. Vá para a janela que está exibindo AUTOEXEC.BAT
  2. Procure a instrução PATH . (Se não tiver uma, adicione-a.) Se não estiver certo do local ao qual adicionar o caminho, adicione-o na extremidade direita do "Path" em Variáveis de usuário. Por exemplo, na instrução PATH a seguir, adicionamos o diretório bin na extremidade direita:

    PATH C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\COMMAND;"C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\JAVA\JDK1.5.0_<versão>\BIN"

    O uso de maiúsculas e minúsculas não tem importância. O PATH pode ser uma série de diretórios separados por pontos-e-vírgulas (;). O Microsoft Windows procura programas nos diretórios PATH da esquerda para a direita. Você só dever ter um diretório bin por vez para um JDK no caminho (os que se seguem ao primeiro são ignorados), então se um já estiver presente, você pode atualizá-lo para jdk1.5.0_<versão>.

  3. Para fazer o caminho entrar em vigor na janela Prompt de comando, execute o seguinte:

    C:> c:\autoexec.bat

    Para descobrir o valor atual de seu PATH, ver se ele entrou em vigor, digite no prompt de comando:

    C:> path

Microsoft Windows ME - Para configurar o PATH permanentemente:

A partir do menu Iniciar, escolha Programas, Acessórios, Ferramentas de sistema e Informações de sistema. Isso abre a janela intitulada "Ajuda e Suporte da Microsoft". Daí, escolha Menu ferramentas, então selecione o utilitário de configuração do sistema. Clique na guia Ambiente, selecione PATH e pressione o botão Editar. Agora adicione o JDK a seu caminho como descrito no passo b acima. Depois de adicionar a localização do JDK ao PATH, salve as alterações e reinicialize sua máquina quando solicitado.

6. Iniciar usando o JDK!

Seu sistema de computador deve estar agora pronto para utilizar o JDK. Neste passo, você executará alguns comandos simples para certificar-se de que ele está funcionando adequadamente.

Se você for novo no desenvolvimento e execução de programas na linguagem de programação Java, veja o The Java Tutorial on-line para obter algumas orientações. Note, especialmente, as avaliações de tutoriais sob o título Trails Covering the Basics.

Você também pode fazer o download da documentação JDK a partir da pagina de download do JDK.

Desinstalando o JDK

Se, em algum momento, você quiser desinstalar o JDK, use o utilitário "Adicionar/remover programas" no Painel de controles do Microsoft Windows . Como um método alternativo, se você ainda tiver o programa de instalação original que utilizou para instalar o JDK, pode dar um clique duplo nele para carregar um programa de desinstalação


Localização dos arquivos de biblioteca da VM (jvm.dll)

Se utiliza a Invocation API para carregar uma aplicação diretamente, em vez de utilizar o carregador de aplicativo Java, não deixe de utilizar os caminhos corretos para invocar a Java HotSpot Client Virtual Machine (VM) ou a Java HotSpot Server VM, como desejar. O caminho dentro do JDK para o Java HotSpot Client VM é:

jre/bin/client/jvm.dll (no x86)

O caminho para o Java HotSpot Server VM é:

jre/bin/server/jvm.dll (no x86)
re/bin/server/jvm.dll (no IA64)

As localizações correspondentes no J2SE Runtime Environment começam com o jre1.5.0 em vez de jre. A Exact VM e a Classic VM não fazem mais parte do JDK, e o código existente que utiliza a Invocation API para carregar um aplicativo baseado nos caminhos antigos para a Exact ou a Classic VMs não funcionará.


Documentação do Java

A biblioteca de classes Java contém milhares de classes e interfaces predefinidas que os programadores podem utilizar para escrever seus próprios aplicativos. Isso é abrangido no Apêndice G Utilizando a documentação da Java API. Essas classes são agrupadas em pacotes com base nas suas funcionalidades. A documentação da Java API lista os membros public e protected de cada classe e os membros public de cada interface na biblioteca de classes Java. A documentação apresenta uma visão geral de todas as classes e interfaces, resume seus membros (isto é, os campos, construtores e métodos das classes e os campos e métodos das interfaces) e fornece descrições detalhadas sobre cada membro. A maioria dos programadores Java conta com essa documentação ao escrever programas. Normalmente, os programadores pesquisariam a API para encontrar o seguinte:

  1. O pacote que contém uma classe ou interface particular.
  2. Os relacionamentos entre uma classe ou interface particular e outras classes e interfaces.
  3. Constantes de classe ou interface — normalmente declaradas como campos finais public static.
  4. Construtores para determinar como um objeto da classe pode ser inicializado.
  5. Os métodos de uma classe para determinar se eles são static or não-static, os números e tipos dos argumentos que você precisa passar, os tipos de retorno e quaisquer exceções que poderiam ser lançadas do método.

O download da documentação da Java API pode ser feito no disco rígido local ou visualizado online (http://java.sun.com/docs/index.html).

Para fazer o download da documentação da Java API, vá para http://java.sun.com/j2se/5.0/download.jsp e localize o link DOWNLOAD na seção "J2SE 5.0 Documentation". Você será solicitado a aceitar um contrato de licenciamento. Para fazer isso, clique em Accept e então clique em Continue. Clique no link "J2SE(TM) Development Kit Documentation 5.0, English" para iniciar o download. Você deve ter aproximadamente 165 MB de espaço em disco disponível antes de instalar a documentação.

Depois de fazer o download do arquivo, você pode utilizar um programa ZIP de extração de arquivos, como o WinZip (www.winzip.com), para extrair os arquivos. Se estiver utilizando o Windows, extraia o conteúdo para seu diretório jdk1.5.0 ou para o diretório onde instalou o Java. Para visualizar a documentação da API no seu disco rígido local no Microsoft Windows, abra a página C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0\docs\api\index.html no seu navegador.


Solucionando problemas da instalação

Abaixo seguem algumas dicas para contornar problemas que às vezes são vistos durante ou depois de uma instalação. Para informações adicionais sobre como solucionar problemas, veja a Java FAQ.


Localização do arquivo do instalador

Instalar o Java™ 2 SDK a partir do CD

IMPORTANTE: Quando o navegador apresentar um prompt escolha 'Executar este programa de sua localização atual', clique em OK e siga as instruções quando aparecerem na tela.

Como mencionado anteriormente, também é possível instalar o software diretamente do CD. O instalador (jdk-1_5_0-windows-i586.exe) está localizado no diretório software\Sun\ no nível da raiz deste CD.


Informações adicionais

Para obter as últimas informações sobre o Java™ 2 SDK, visite...
http://java.sun.com/j2se/

Para ler a documentação on-line do Java 2 SDK, visite...
http://java.sun.com/docs/

O "New to Java Center" é encontrado aqui...
http://java.sun.com/learning/new2java/index.html
Para solucionar problemas do Java, visite os "Java Technology Forums" que são encontrados aqui...
http://forum.java.sun.com/

Voltar à instalação do software