MySQL® Versão 4.0.20
Instalação Linux

Leia a seguinte documentação antes de instalar o MySQL a partir do CD.

Você já examinou o Acordo de licença do MySQL?


Requisitos de sistema

Este CD inclui o instalador do MySQL e requer o seguinte...

Cuidado: Problemas estranhos foram observados com o Linux 2.2.14 e MySQL em sistemas SMP. Também temos relatórios de alguns usuários de MySQL que encontraram problemas sérios de instabilidade ao utilizar MySQL com kernel 2.2.14. Se estiver utilizando este kernel, você deve atualizar para 2.2.19 (ou versão mais recente) ou para um kernel 2.4. Se tiver uma máquina com múltiplas CPUs, você deve considerar seriamente a utilização da versão 2.4 porque ela fornecerá um aumento significativo de velocidade. Seu sistema também será mais estável.

Instruções de instalação

Você deve ter a versão mais recente (5.0.x) do Java™ 2 SDK da Sun (disponível neste CD) instalada, antes de instalar este software.

Para a completa documentação do MySQL, consulte o MySQL Reference Manual disponível on-line.

Esta seção cobre a instalação de distribuições binárias do MySQL que são oferecidas para várias plataformas na forma de arquivos tar compactados (arquivos com uma extensão .tar.gz). Veja a seção 2.1.2.5 MySQL Binaries Compiled by MySQL AB do MySQL Reference Manual online, para obter uma lista detalhada.

O instalador do MySQL está localizado no diretório software\MySQL\ no nível da raiz deste CD.

As distribuições binárias do arquivo tar do MySQL têm nomes na forma de `mysql-VERSION-OS.tar.gz', onde VERSION é um número (por exemplo, 4.0.17), e OS indica o tipo de sistema operacional para o qual a distribuição é projetada (por exemplo, pc-linux-gnu-i586).

Além desses pacotes genéricos, também oferecemos binários em formatos de pacote específicos de plataforma para plataformas selecionadas. Veja a seção 2.2 Standard MySQL Installation Using a Binary Distribution do MySQL Reference Manual online, para obter mais informações sobre como instalá-los.

Você precisa das seguintes ferramentas para instalar uma distribuição binária do arquivo tar:

Se você encontrar problemas, utilize sempre mysqlbug ao postar perguntas em uma lista de mala-direta do MySQL. Mesmo se o problema não for um bug, mysqlbug reúne as informações de sistema que ajudarão outras pessoas a resolver seu problema. Não utilizar mysqlbug diminui a probabilidade de obter uma solução para o seu problema. Você encontrará mysqlbug no diretório `bin' depois de descompactar a distribuição. Veja a seção 1.7.1.3 How to Report Bugs or Problems do MySQL Reference Manual online.

Os comandos básicos que devem ser executados para instalar e utilizar uma distribuição binária MySQL são:

shell> groupadd mysql
shell> useradd -g mysql mysql
shell> cd /usr/local
shell> gunzip < /path/to/mysql-VERSION-OS.tar.gz | tar xvf -
shell> ln -s full-path-to-mysql-VERSION-OS mysql
shell> cd mysql
shell> scripts/mysql_install_db --user=mysql
shell> chown -R root  .
shell> chown -R mysql data
shell> chgrp -R mysql .
shell> bin/mysqld_safe --user=mysql &


Para versões do MySQL mais antigas do que a 4.0, use bin/safe_mysqld em vez de bin/mysqld_safe no comando final.

Nota: Este procedimento não configura nenhuma senha para as contas MySQL. Depois do procedimento a seguir, avance para a seção 2.4 Post-Installation Setup and Testing, do MySQL Reference Manual online, para configuração e teste de pós-instalação.

Uma versão mais detalhada da descrição anterior para instalar uma distribuição binária é mostrada a seguir:

  1. Adicione um usuário e grupo de login ao mysqld para executar como:
    shell> groupadd mysql
    shell> useradd -g mysql mysql
    
    
    Estes comandos adicionam o grupo mysql e o usuário mysql. A sintaxe para useradd e groupadd pode ser ligeiramente diferente nas versões anteriores do Unix. Elas podem ser chamadas adduser e addgroup. Você pode querer chamar o usuário e o grupo de algo diferente de mysql. Se quiser, substitua o nome apropriado nos passos a seguir.
  2. Selecione o diretório sob o qual que você quer descompactar a distribuição, e mude a localização dentro dele. No exemplo a seguir, descompactamos a distribuição em `/usr/local' (As instruções, portanto, pressupõem que você tem permissão para criar arquivos e diretórios em `/usr/local'. Se esse diretório estiver protegido, você precisará executar a instalação como root.)
    shell> cd /usr/local
    
  3. Obtenha um arquivo de distribuição de um dos sites listados na seção 2.1.3 How to Get MySQL do MySQL Reference Manual online. Para uma determinada versão, as distribuições binárias para todas as plataformas são incorporadas a partir da mesma distribuição de origem do MySQL.
  4. Descompacte a distribuição que irá criar o diretório de instalação. Então crie o link simbólico para esse diretório:
    shell> gunzip < /path/to/mysql-VERSION-OS.tar.gz | tar xvf -
    shell> ln -s full-path-to-mysql-VERSION-OS mysql
    
    O comando tar cria um diretório chamado `mysql-VERSION-OS'. O comando ln faz um link simbólico para esse diretório. Isso permite referir-se mais facilmente ao diretório de instalação como `/usr/local/mysql'. Com o tar do GNU, nenhuma invocação separada de gunzip é necessária. Você pode substituir a primeira linha pelo comando alternativo a seguir para descompactar e extrair a distribuição:
    shell> tar zxvf /path/to/mysql-VERSION-OS.tar.gz
    
  5. Altere a localização no diretório de instalação:
    shell> cd mysql
    
    Você encontrará vários arquivos e subdiretórios no diretório mysql. O mais importante para os propósitos de instalação são os subdiretórios `bin' e `scripts'.
    `bin'
    Este diretório contém programas clientes e servidor. Você deve adicionar o nome de caminho completo deste diretório à sua variável de ambiente PATH para que seu shell localize os programas MySQL adequadamente. Veja a seção E Environment Variables do MySQL Reference Manual online.
    `scripts'
    O diretório contém o script mysql_install_db usado para inicializar o banco de dados mysql que contém as tabelas de concessão que armazenam as permissões de acesso do servidor.
  6. Se não tiver instalado o MySQL antes, você deve criar as tabelas de concessão MySQL:
    shell> scripts/mysql_install_db --user=mysql
    
    Se você executar o comando como root, você deve utilizar a opção --user como mostrado. O valor da opção deve ser o nome da conta de login que você criou no primeiro passo usado para executar o servidor. Se executar o comando conectato como esse usuário, você pode omitir a opção --user. Note que as versões MySQL mais antigas que a 3.22.10, mysql_install_db deixavam o servidor executando depois de criar as tabelas de concessão. Isso não acontece mais; você precisará iniciar o servidor depois de realizar os passos restantes neste procedimento.
  7. Mude a posse dos binários do programa para root e a posse do diretório de dados para o usuário com o qual você executa mysqld. Pressupondo que você esteja localizado no diretório de instalação (`/usr/local/mysql'), os comandos são semelhantes a:
    shell> chown -R root  .
    shell> chown -R mysql data
    shell> chgrp -R mysql .
    
    
    O primeiro comando muda o atributo de proprietário dos arquivos para o usuário root. O segundo muda o atributo de proprietário do diretório de dados para o usuário mysql. O terceiro muda o atributo de grupo para o grupo mysql.
  8. Se quiser que o MySQL inicie automaticamente durante a inicialização da máquina, você pode copiar <support-files/mysql.server para o local em que seu sistema tem seus arquivos de inicialização. Informações adicionais podem ser encontradas no próprio script support-files/mysql.server e na seção 2.4.2.2 Starting and Stopping MySQL Automatically do MySQL Reference Manual online.
  9. Você pode configurar novas contas utilizando o script bin/mysql_setpermission se instalar os módulos de Perl DBI e DBD::mysql. Para instruções, veja a seção 2.7 Perl Installation Notes do MySQL Reference Manual online.
  10. Se quiser utilizar mysqlaccess e colocar a distribuição MySQL em algum lugar não-padrão, você deve alterar a localização em que mysqlaccess espera localizar o cliente mysql. Edite o script `bin/mysqlaccess' aproximadamente na linha 18. Procure uma linha parecida com isto:
    $MYSQL     = '/usr/local/bin/mysql';    # path to mysql executable
    
    Altere o caminho para refletir a localização em que mysql realmente está armazenado no sistema. Se não fizer isso, você obterá um erro Broken pipe ao executar mysqlaccess.

Depois que tudo tiver sido descompactado e instalado, você deve testar a distribuição.

Você pode iniciar o servidor MySQL com o seguinte comando:

shell> bin/mysqld_safe --user=mysql &

Para versões do MySQL mais antigas do que a 4.0, coloque bin/safe_mysqld no lugar de bin/mysqld_safe no comando final.

Informações adicionais sobre mysqld_safe são fornecidas na seção 5.1.3 The mysqld_safe Server Startup Script do MySQL Reference Manual online.

Nota: As contas que são listadas nas tabelas de concessão MySQL não têm, inicialmente, nenhuma senha. Depois de iniciar o servidor, você deve configurar suas senhas usando as instruções na seção 2.4 Post-Installation Setup and Testing do MySQL Reference Manual online.


Localização do arquivo instalador

Instalar MySQL a partir do CD.

Como mencionado anteriormente, também é possível instalar o software diretamente do CD. O instalador mysql-standard-4.0.20-pc-linux-i686.tar.gz está localizado no diretório software\MySQL\ no nível da raiz deste CD.


Informações adicionais

Para obter as últimas informações sobre o MySQL, visite...
http://www.mysql.com
Manual de referência do MySQL.
http://www.mysql.com/doc/en/index.html
Documentação do MySQL...
http://www.mysql.com/documentation/index.html
Arquivos de lista de mala-direta do MySQL...
http://lists.mysql.com

Voltar para...
Instalação do software | Editores & IDEs Java™