Livro: Inteligência Artificial no Limiar do Século XXI
Jorge M. Barreto - 3a Ed. - 2001

O presente livro se divide em duas partes, a primeira com fundamentos da IA e a Segunda com aplicações. Procurou-se mostrar que IA penetra em vários campos de aplicação estando longe a época em que suas aplicações se resumiam a programas astuciosos de jogar xadrez. Para redução de custos ao leitor, é vendido diretamente pelo autor. 

Enviar e-mail a: soquintella@gmail.com 

A terceira edição está quase esgotada (2000 exemplares!). Agradeço o interesse de todos. Em 11/10/2006..

Contra capa:

Após vários anos dentro de laboratórios de pesquisa, e com a ajuda do impacto psicológico do projeto lançado no Japão dos computadores de quinta geração no inicio dos anos oitenta, aplicações da Inteligência Artificial (IA) atingiram uso corrente. A aplicação mais conhecida consiste em sistemas especialistas (SE) indicando sistemas cujo comportamento se assemelha ao de um especialista humano em certo domínio.

Pouco mais tarde, uma outra abordagem da inteligência artificial, está tentando reproduzir diretamente os circuitos cerebrais, voltou a interessar a comunidade de inteligência artificial dando uma esperança nova as técnicas inspiradas na Natureza - as Redes Neurais Artificiais, (RNA) abrindo caminho para inspiração na evolução natural ou Sistemas Evolucionários (SE) na resolução de problemas. Estes assuntos e a lógica nebulosa fazem parte do que se costuma chamar de Inteligência Computacional ou seja a extensão da inteligência artificial onde cálculos numéricos são envolvidos.

Este texto foi preparado para dar ao leitor uma formação básica em inteligência artificial apresentando, de modo integrado, assuntos cuja importância tem crescido neste final de século: RNAs e Sistemas Especialistas Simbólicos (SES).

O Professor Barreto se formou em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Rio de Janeiro, (1960). Mestrado na Escola Superior de Aeronáutica, Paris em 1964 e Doutorado pela Universidade Livre de Bruxelas em 1970, onde trabalhou no projeto CHANCE (Calculadores Híbridos Analógicos e Numéricos no Controle Eletrônico) defendendo tese em aspectos teóricos de computação aplicáveis ao projeto.

Desde seu curso de engenharia se interessou por computadores tendo sido aluno de um dos pioneiros da computação, o Professor Schreyer de origem alemã. Foi professor do IME onde exerceu várias funções tais como a de primeiro chefe da Matemática e Informática onde iniciou a pós-graduação em Informática e em Pesquisa Operacional, totalizando oito anos de chefia em dois períodos. Foi também da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde como primeiro Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (1965), onde estabeleceu regimento cujos traços ainda se vêm hoje. 

Saiu do Brasil em 1980, indo para a Bélgica onde começou uma segunda carreira acadêmica como pesquisador até chegar a Professor, posição que deixou dois anos depois para retornar ao Brasil como bolsista do CNPq. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Informática e de Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina e dirige o Laboratório de Conexionismo e Ciências Cognitivas (L3C). Tem pouco mais de 300 publicações algumas no Brasil, a grande maioria no estrangeiro.

Adora sua profissão e costuma dizer: "O pesquisador que não ensina é um egoísta: guarda o que sabe para sí próprio". Gosta de ver seus alunos crescerem intelectualmente até conseguirem discordar dele: passa então a vê-los como seus filhos intelectuais.

Conteúdo:
O livro tem duas partes, cujos títulos de capítulos se seguem:
 

PARTE 1: Fundamentos da Inteligência Artificial
1.Origens 
2.IA na Resolução de problemas
3.Redes Neurais Artificiais 
4.Conhecimento 
5.Raciocínio 
6.Conexionismo na Resolução de Problemas 
7.Inteligência Artificial Evolutiva
8.Inteligência Artificial Distribuída 
9.Inteligência Artificial Híbrida

PARTE 2:
Aplicações da Inteligência Artificial
10.Sistemas Especialistas 
11.Prova Automática de Teoremas 
12.Tratamento de Linguagens Naturais 
13.Jogos 
14.Reconhecimento de Padrões 
15.Ensino com Computador 
16.Robótica 
17.Sistemas de Informação Inteligentes 
18.Epílogo

Anexos

Cada capítulo termina com alguns exercícios, e uma leitura recomendada para aprofundar o assunto. Ao final são referenciados 428  títulos, muitos de teses defendidas na UFSC.

Voltar