PREFÁCIO

 

            O presente texto é dirigido ao ensino da Estatística, especialmente para estudantes de Engenharia e Informática. Os métodos são apresentados de forma simples e intuitiva, com exemplos de motivação, aplicações e exercícios típicos da área de estudo do aluno.

            Nossa experiência de vários anos ministrando disciplinas de Estatística, para diferentes cursos, sugere a conveniência de um texto de Estatística voltado à área em que o aluno está cursando, pois isso motiva e melhora o aprendizado. Além disso, permite que o aluno aplique mais facilmente os novos conceitos e técnicas em problemas reais de sua área. Muitas aplicações e exemplos deste livro foram extraídos de dissertações e teses desenvolvidas em programas de pós-graduações de Engenharia e Ciência da Computação, enfatizando a utilização da Estatística em pesquisas nessas áreas.

            O conteúdo do livro pode ser desenvolvido em um ou dois semestres. Nos cursos com a matéria de Estatística ministrada em dois semestres, recomendamos a realização de trabalhos práticos e o uso de um pacote computacional de estatística, ou mesmo uma planilha eletrônica. Optamos por não trabalhar um pacote específico, mas apresentamos várias saídas computacionais (que são mais ou menos padronizadas nos programas). Essas saídas são comentadas e interpretadas de acordo com o desenvolvimento dos conceitos. Também descrevemos alguns conceitos que facilitam o trabalho do aluno com apoio do computador.

            O livro desenvolve a matéria de Estatística que é usualmente ministrada em cursos de Engenharia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. O Capítulo 1 mostra como a Estatística é importante na vida do Engenheiro ou do profissional de informática, além de apresentar alguns conceitos básicos. O Capítulo 2 oferece uma visão geral do planejamento de uma pesquisa científica. O Capítulo 3 enfoca a análise exploratória de dados. Os capítulos 4 a 6 descrevem uma introdução à probabilidade e os principais modelos probabilísticos. Os capítulos 7 e 8 apresentam os princípios da inferência estatística. A matéria de aplicação mais interessante é tratada nos capítulos 9 a 11, os quais tratam de análises estatísticas, como a comparação entre tratamentos e a análise de correlação e regressão.

            Não muito comum em outros textos básicos de Estatística, mas que consideramos muito importante, é o planejamento da pesquisa, seja esta um levantamento por amostragem ou um estudo experimental. Este texto desenvolve o assunto de forma específica no Capítulo 2. Além disso, apresenta comentários sobre o planejamento da pesquisa ao longo dos demais capítulos.

            Os leitores podem entrar em contato conosco por meio de nossos endereços eletrônicos: barbetta@inf.ufsc.br, cezar@eps.ufsc.br e marcelo@inf.ufsc.br.