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Roteiro para Planejamento e Organização do Trabalho
 a ser seguido por todos os Candidatos à Realização de Atividades de TCC, Mestrado ou Doutorado no âmbito do Grupo Cyclops

Prezado Candidato,

o objetivo deste roteiro é encaminharmos o arcabouço formal e organizacional de seu TCC/Mestrado/Doutorado desde o início. Para isso você vai aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na disciplina INE5427 - Planejamento e Gestão de Projetos (se você estudou na UFSC) ou na disciplina equivalente de seu curso de graduação de origem.

Todos no Grupo Cyclops organizam seu processo de TCC ou Tese como um Projeto segundo o Modelo de Processo de Software adotado pelo grupo (http://wiki.telemedicina.ufsc.br/wiki/Guia_de_Processo).

A Wiki do Grupo Cyclops é parte de nossa Intranet e você tem de ter uma conta de VPN na Telemedicina. Solicite ao Administrador de Rede (Hoje: Douglas Macedo <douglas@telemedicina.ufsc.br>). Os templates de todos os documentos do Processo de Sofware do Cyclops que você vai precisar estão em http://wiki.telemedicina.ufsc.br/wiki/Melhoria_de_Processo . O desenho abaixo é uma representação esquemática resumida (bem a alto nível) do processo adotado.



Abaixo vão linhas mestras.

ETAPA 1: Assim, seu TCC ou Tese é tratado como Projeto no Cyclops. Você inicia abrindo um DAP - Documento de Abertura de Projetos (http://wiki.telemedicina.ufsc.br/wiki/TDAP). Preenchido este documento ele deve ser encaminhado ao seu supervisor imediato (após aceite no Cyclops você receberá um) para registro de projeto e aprovação.

ETAPA 2: Feito isto você tem de fazer um planejamento com cronograma detalhado de seu projeto. Você deve identificar os membros mais próximos a você em seu grupo  de trabalho e discutir o assunto com eles em uma reunião marcada específicamente para isto. Neste planejamento você vai definir atividades em um plano de projeto com WBS (work breakdown structure) e organizar isto temporalmente em um Diagrama de Gantt, o qual pode ser feito com Microsoft Project, OpenProj (http://www.openproj.org/openproj), OpenWorkbench (Linux-Only http://www.openworkbench.org/) ou diretamente no dotProject (esta última opção é ruim e não quero). Salve este plano em MPP e me envie. O Plano de Projeto é de agora até o fim de Projetos II/defesa de sua Tese incluindo uma fase de implantação e outra de testes e validação de seu software. As atividades detalhadas da implantação e dos testes e validação já devem constar do Plano. Observe que no Cyclops todo projeto é sempre implantado e validado, você não vai defender Projetos II/sua tese sem que o seu trabalho esteja implantado e funcionando e tenha sida avaliado pelos usuários.



Importante: alguns cursos de Ciências da Computação não passam noções de PERT e de Gerência de Projetos. Nesse caso você deve adquirir esses conhecimentos por sua conta.

A seguir passe o Plano de Projeto ao formato TPP do Cyclops http://wiki.telemedicina.ufsc.br/wiki/TPP e envie a mim e ao seu supervisor o resultado. Por favor discuta todas as suas dúvidas com seu supervisor.

ETAPA 3: Feito isto vamos marcar uma reunião, nos sentar e discutir o seu Plano de Projeto. Quero que você me envie os odcumentos DAP, TPP e Gantt em MPP, após discussão dos mesmos com seu tutor imediato.

Isto pode parecer muito, mas é simples de fazer e EXTREMAMENTE NECESSÁRIO para organizar e direcionar o seu trabalho no futuro. Em hipótese alguma desenvolva um plano de projeto com passos genéricos do tipo: Análise, Modelagem, Implementação. Você deve desenvolver um plano específico para o problema que você vai atacar e com detalhamento inspirado pelo problema. Por favor não deixe de fazer. Se precisar de uma cópia de OpenOffice ou outro software fale com o Administrador de Rede.  Um toque: se você não conseguir planejar e detalhar o que você vai fazer, é porque você não sabe o que quer ou então não tem idéia de como iniciar e conduzir o seu trabalho e isso significa que você terá grandes dificuldades adiante. Fale conosco para resolver estes problemas antes de inicar suas atividades de pesquisa.

ETAPA 4: As etapas anteriores dizem respeito ao planejamento de seu projeto, o que é necessário para que ele esteja de acordo com o processo de software por nós estabelecido. Evidentemente, dependendo do nível de seu trabalho (ICC, estágio, TCC, mestrado ou doutorado) o trabalho também estará associado a um documento padrão que também deve ser confeccionado, como uma monografia ou tese.

No caso de TCC, nos cursos de Informática da UFSC, dependendo do curso, você terá de preparar 2 ou 3 documentos me forma de monografia (o Cursos de CCO ainda possui a disciplina Introdução a Projetos, chamada "Projeto 0"). Os links para os modelos para estes documentos estão em  http://projetos.inf.ufsc.br/#column-one Ali, em particular, é importante o Padrão default para elaboração de Proposta e de Relatório de TCC.

No roteiro colocado no "Padrão Default para Elaboração de Proposta"  existem vários pontos muito importantes que devem ser seguidos à risca mesmo para opreparo do documento para
Introdução a Projetos. Um deles é uma seção chamada "Sistema Ideal". Esta seção é equivalente ao "Cenário de Aplicação" que sempre exigimos e deve constar já do Projeto 0.  O Cenário de Aplicação é onde você vai descrever em 250 a 500 palavras a principal situação de uso da tecnologia que você vai desenvolver em termos de descrição de cenário mesmo: "Um diretor de programação de uma pequena emissora de televisão vai realizar a definição da programação dessa emissora para as próximas 12 horas. Para isso ele acessa via web um sistema para definição da programação ...." Se necessário complete com um desenho.

Exemplo de um cenário de 250 palavras usado na proposta de projeto original da Rede Catarinense de Telemedicina em 1999:

"Cenário 3: Agilização dos Serviços de Pequenos Hospitais: Um radiologista atende vários pequenos hospitais de cidades do interior. Para isso ele viaja entre estas cidades. O tempo necessário para prover um laudo de um exame muitas vezes era de uma semana. Isto porque as chapas levam algumas horas para serem processadas e o radiologista só recebe as chapas impressas de um exame que ele realizou em um dia em um determinado hospital na semana seguinte, quando ele retorna a este mesmo hospital. Agora este hospital implantou um pequeno servidor DICOM em um PC Linux ou Windows/NT ligado à Internet. A partir de agora o radiologista pode prover o laudo através de um cliente DICOM ainda no mesmo dia à noite, usando o PC da sua casa, ou no dia seguinte, utilizando um cliente DICOM em outro hospital onde ele está neste dia. Dessa forma há uma melhoria da qualidade do atendimento médico e ao mesmo tempo são reduzidos custos terapêuticos antes resultantes de seqüelas causadas por algumas patologias em função de demoras desnecessárias no tratamento. O cenário 3 pode ser aplicado também em casos onde a distância geográfica não é um entrave tão grande: um radiologista que trabalha em vários lugares em uma mesma cidade pode prover,à tarde, a partir de seu consultório, o laudo de exames realizados de manhã em outra clínica ou hospital."

O uso de cenários em computação é talvez a melhor forma de sistematizar o início de uma Análise de Requisitos: nele se descrevem situações estereotipadas de uso ou user stories que objetivam deixar claro o que se espera que este sistema faça depois que estiver todo pronto e funcionando. Isto desambigua situações que, quando se usa apenas casos de uso para modelagem de interação com usuário, não ficam muito claras, já que o usuário no caso de uso é representado por uma figurinha sem muita semântica e seus objetivos ao interagir com um pedaço de software não ficam muito claros.

O pessoal da área de
Design vai muito mais além do simples cenário desestruturado que usamos na Computação e começa mais embaixo: eles iniciam o processo de design definindo Personas, que são usuários estereotipados. Nem sempre isso será necessário para o seu trabalho, mas em muitas situações pode-se imaginar que a definição a priori de uma série de personas ajujde a definir e delinear melhor os seus cenários. A decisão aqui é sua e você tem de ser capaz de determinar se esta necessidade existe ou não.

Material adicional sobre personas há aqui:

O Levantamento do Estado da Arte/Revisão Sistemática da Literatura

Uma parte extremamente importante de seu trabalho, não importa se ele for um TCC, uma Dissertação ou uma Tese, é a delimitação de escopo do que você vai fazer contra o Estado da Arte. Para isso você, independentemente de qual seja o tipo de seu trabalho, vai ter de fazer uma
Revisão Sistemática da Literatura.

A
Revisão Sistemática da Literatura é um procedimento científico que segue uma metodologia muito clara, a qual difere bastante de simplesmente fazer "uma busca no Google". Na verdade o Google é uma ferramenta com viés comercial, cujos resultados são influenciados pelos interesses comerciais do provedor e de seus stakeholders, e que deveria ser utilizada somente em última instância, pois oferece resultados filtrados e ordenados por critérios aos quais você não tem acesso. Para se fazer uma revisão de acordo com uma metodologia científica correta, você deve usar portais tais como IEEEXplore, the ACM Digital Library, Compendex EI, the ISI (Institute for Scientific Information) Web of Science, ScienceDirect e WILEY Interscience database. Artigos completos nesses portais não são acessíveis sem assinatura, mas isso não é problema, pois a UFSC os assina via Portal CAPES e a partir de um IP da UFSC você pode acessar a maioria dos artigos com texto completo.

Para você entender como se faz um levantamento sistemático da literatura na área da TI, colocamos aqui um Manual, desenvolvido pela pesquisadora Barbara Kitchenham, da Universidade de Keele, além de um exemplo da documentação de um levantamento desses, que é parte de um artigo nosso e foi publicado como anexo on-line na IEEE Software.

Observe que existem uma série de critérios de inclusão e exclusão que você tem definir para limitar o escopo de sua busca e depois o escopo dos artigos que você de fato vai analisar. Isso deverá ser realizado com base nos objetivos de seu trabalho e varia de trabalho para trabalho. Leia muito atentamente o artigo de
Barbara Kitchenham e depois dê uma olhada em nosso exemplo (observe que o exemplo só contém a parte metodológica e não so resumos dos artigos escolhidos, o que terá de acontecer em seu trabalho).  Monte uma tabela com crtitérios de escolha e, para cada artigo que você escolher, se após a leitura do abstract você ainda o considerar relevante, faça um resumo de 500 a 1.000 palavras, fazendo ao final do capítulo uma análise crítica das implicações do Estado da Arte para o seu trabalho.

A
Revisão Sistemática da Literatura você deverá ter concluído até o final do segundo mês de Projetos I e me apresentar para avaliação e discussão. Se você é mestrando ou doutorando, é o seu Cronograma que vai determinar quando você deve me entregar para leitura.

Contato:

 Tel.: +55-48-3721 9516-R17
 FAX: +55-48-3721-9516-R16
Última atualização: 04/07/2009