Famílias de Circuitos Integrados (CI)


É indispensável a leitura dos tópicos do livro texto:

Neste curso será tratado apenas a família de circuitos integrados TTL cuja leitura é obrigatória. Para que você possa usar este site com bom aproveitamento, pegue seu primeiro ítem, isto é, o CI 74x00. Lá você verá a figura abaixo reproduzida e levemente alterada para incluir os números dos pinos e outras informações ilustrativas, ainda que repetitivas (clique na imagem para ver a imagem original):

Também você encontrará os circuitos integrados equivalentes ao mesmo. Não somente do CI 74x00 mas de grande parte da família TTL.

Você poderia perguntar a razão de juntar-se várias portas NAND em um único chip. Considere o seguinte argumento. Como já visto, você pode representar qualquer função lógica como uma soma padrão de produtos (mintermos). Você, também, já sabe como implementar tal função lógica com portas lógicas AND e OR. Considere a figura abaixo, que é uma típica implementação de uma soma soma padrão de produtos (mintermos).

Note que, após fazer-se uso dos teoremas da Álgebra de Boole, conseguiu-se obter a mesma implementação com apenas um único tipo de porta (antes: AND e OR; depois: NAND). Com isto, é possível implementar esta função lógica com o CI 74LS00 mostrado acima.

Veja outros sites interessantes sobre os circuitos integrados TTL


Anterior: Mapa de Karnaugh Próxima: Lógica Mista. Circuitos Combinacionais

Retornar ao índice de assuntos

Você pode falar comigo pelo e-mail: jbosco@inf.ufsc.br